30/11/2009
Simone Alencastre Glória Maria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
• Desenvolver a capacidade de reconhecer os diferentes textos, sobre o mesmo assunto, com apresentação gráfica distinta.
• Identificar o propósito desses textos em suportes e gêneros diversos;
• Interpretar um texto com auxílio dos quadrinhos;
Conhecer as características do texto “ Fábula”
Entregue o 1º texto, contendo imagens, referentes à Fábula “ A formiga e a Pomba” e peça que eles observem e identifiquem as ações que se sucedem.
1º texto:
Anote no quadro o entendimento coletivo para cada ilustração.
Depois entregue o 2ª texto, com a história impressa e faça uma leitura para turma:
2ª texto:
Problematize os textos. Relacionamos uma sequência de perguntas que acho adequadas para facilitar e encaminhar o debate em sala:
• Há algum relação entre o 1º texto e o 2º texto?
• .Qual as semelhanças entre as histórias e quais as diferenças?
• Qual foi de mais fácil entendimento?
• Houve uma ampliação de sentido, após as duas leituras?
• A compreensão da turma sobre o texto com imagens foi consonante com o texto sem imagens.?
No quadro negro, onde já está registrada a interpretação da turma sobre o texto 1, deve-se acrescentar um quadro de registro sobre semelhanças e diferenças entre os textos, para proporcionar elementos ao professor para as considerações finais sobre a atividade.
O papel do professor é de provocar a reflexão, levando-os a compreender de que , ambos os textos, contam a mesma fábula, porém se utilizando de linguagens diferentes,de formas gráfica distintas, porque há várias formas de expressão, públicos com caracteristicas e necessidades diferentes e para cada uma dessas linguagens há um suporte específico.
Encerre a atividade, solicitando que eles produzam um 3º texto, acrescentando legendas para o texto 1 e ilustração para o texto 2. Afixe o resultado do trabalho no mural da sala.
Endereço para aquisição da fábula, no formato indicado no item " estratégias e recursos de aula".
A avaliação deverá ser feita do decorrer do processo , observando como e quais alunos estão avançado na compreensão dos diversos gêneros e suportes, assim como a interpretação textual.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!