01/12/2009
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Os professores organizaram três atividades para auxiliar os/as alunos/as a identificar, interpretar e analisar os aspectos ontológicos e constitutivos da Copa do Mundo, respeitando a forma de materialização conforme a faixa etária e anos de ensino das crianças: utilização da escrita para registro dos/as alunos/as.
Durante a fase classificatória da Copa do Mundo, além de assistir aos jogos e jogar a Copinha da Escola, os/as alunos/as devem responder o questionário entregue na estratégia de ensino “Copa do Mundo na Escola: Vamos realizar a Copinha da Escola?”.
Aula 1
1ª Atividade:
Organize o Quadro Representativo, explicitando o que os/as alunos/as devem conhecer e saber sobre o tema Copa do Mundo. Sugere-se o modelo abaixo:
QUADRO REPRESENTATIVO DA COPA DO MUNDO
VALORES ASSOCIADOS À COPA DO MUNDO |
|||
POSITIVOS |
NEGATIVOS |
||
ITENS |
ORGANI-ZADORES |
PAIS / CIDADE SEDE |
EMPRESAS / MÍDIA |
ATLETA / TÉCNICO / ÁRBITRO |
PÚBLICO |
CIÊNCIA DO ESPORTE |
RELIGIÃO |
POLÍTICOS |
OBJETIVOS |
||||||||
IDEOLOGIA |
ESTRUTURA ORGANIZATIVA |
||||
INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS |
ASPECTOS FINANCEIROS |
VEICULAÇÃO NA MÍDIA |
ORGANIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO |
|
A COMPETIÇÃO COPA DO MUNOO |
A MODALIDADE FUTEBOL |
|||
Conhecimentos necessários para a ampliação e confrontação com o conhecimento diagnosticado junto aos/às alunos/as:
Aula 2 e 3
2ª Atividade:
Receba os questionários respondidos pelos/as alunos/as.
Socialize, reflita criticamente com os/as alunos/as as respostas, conforme as categorias de análises presentes no Quadro Representativo da Copa do Mundo (1ª Atividade).
Aula 4, 5 e 6
3ª Atividade:
Construa o Quadro Representativo da Copa do Mundo, sintetizando as respostas dos/as alunos/as conforme as categorias de análises organizadas pelos/as professores/as. Para cada nível de ensino deverá construir sua síntese em forma de Quadro.
Após essa construção do Quadro Representativo para cada nível de ensino, os/as professores/as deverão sintetizá-los, incorporando o resultado de todos os níveis num mesmo quadro. Dessa maneira, teremos um Quadro de cada turma e um Quadro geral com as sínteses de todos os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Organize a exposição dos Quadros Representativos da Copa do Mundo, tanto construídos pelos/as alunos/as de cada turma/nível de ensino, quanto do quadro que tem a síntese de todos os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Nas aulas de Educação Física o/a professor/a deverá utilizar o Quadro Representativo sistematizado pelos alunos, em seu nível de ensino, como objeto de observação, análise crítica e debate quando confrontados com os demais Quadros expostos.Observe se os/as alunos/as participaram da organização e socialização do Quadro Representativo identificando, interpretando e analisando criticamente os aspectos ontológicos e constitutivos da Copa do Mundo;
Verifique e avalie se, durante sua participação no processo de construção e socialização do Quadro Representativo, os/as alunos/as conseguiram ampliar seu conhecimento diagnosticado inicialmente.
Avalie se ocorreu o resgate, junto aos/as alunos/as, do sentido e significado da Copa do Mundo, transformando esse evento em um espaço pedagógico de pesquisa, com caráter crítico-reflexivo, propiciando um melhor entendimento sobre sua manifestação no contexto social, político, econômico e cultural.Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/06/2010
Quatro estrelasa aula foi otima eu aprodi muita coisaboa e assuntos que eu estou aprendedo...