Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Copa do Mundo na Escola: Ah! Isso eu não sabia?

 

01/12/2009

Autor y Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Participar da organização e socialização dos aspectos ontológicos e constitutivos da Copa do Mundo tanto nos espaços coletivos, quanto na aula de Educação Física;
  • Identificar, interpretar e analisar criticamente os aspectos ontológicos e as partes constitutivas da Copa do Mundo;
  • Confrontar e ampliar seu conhecimento diagnosticado inicialmente.
Duração das atividades
Seis aulas de 50min / Total 300 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Vivencia da Estratégia de Ensino para as séries iniciais do Ensino Fundamental Inicial “Copa do Mundo na Escola: Eu sei que a Copa do Mundo é...” – aula publicada no portal do professor.

Vivencia da Estratégia de Ensino para as séries iniciais do Ensino Fundamental Inicial “Copa do Mundo na Escola: Vamos jogar uma Copinha?” – aula publicada no portal do professor.
Estratégias e recursos da aula

Os professores organizaram três atividades para auxiliar os/as alunos/as a identificar, interpretar e analisar os aspectos ontológicos e constitutivos da Copa do Mundo, respeitando a forma de materialização conforme a faixa etária e anos de ensino das crianças: utilização da escrita para registro dos/as alunos/as.

Durante a fase classificatória da Copa do Mundo, além de assistir aos jogos e jogar a Copinha da Escola, os/as alunos/as devem responder o questionário entregue na estratégia de ensino “Copa do Mundo na Escola: Vamos realizar a Copinha da Escola?”.

Aula 1

1ª Atividade:

Organize o Quadro Representativo, explicitando o que os/as alunos/as devem conhecer e saber sobre o tema Copa do Mundo. Sugere-se o modelo abaixo:

QUADRO REPRESENTATIVO DA COPA DO MUNDO

VALORES ASSOCIADOS À COPA DO MUNDO

POSITIVOS

NEGATIVOS

ITENS

ORGANI-ZADORES

PAIS / CIDADE SEDE

EMPRESAS / MÍDIA

ATLETA /

TÉCNICO / ÁRBITRO

PÚBLICO

CIÊNCIA

DO

ESPORTE

RELIGIÃO

POLÍTICOS

OBJETIVOS

IDEOLOGIA

ESTRUTURA ORGANIZATIVA

INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS

ASPECTOS FINANCEIROS

VEICULAÇÃO NA MÍDIA

ORGANIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO

A COMPETIÇÃO

COPA DO MUNOO

A MODALIDADE FUTEBOL

Conhecimentos necessários para a ampliação e confrontação com o conhecimento diagnosticado junto aos/às alunos/as:

  • Quais são os valores que estão associados a Copa do Mundo?
    1. Existe algum símbolo na Copa do Mundo? Qual é o seu significado?
    2. Quem, quando, como se criou tal evento?
    3. O que significa e porque esse evento é importante para os seres humanos/ sociedade?
    4. Identifique valores ou virtudes humanas que devem ser ou que são promovidos durante a realização da Copa do Mundo.
  • Ideologia presente neste evento:
    1. Quais os valores negativos e positivos estão presentes neste evento?
  • Objetivos da Copa do Mundo:
    1. Quais são os objetivos para os patrocinadores; os atletas, juízes e técnicos; o público.
  • Sua estrutura organizativa:
    1. Quais são as instituições esportivas responsáveis por organizar a Copa do Mundo e como estas sobrevivem economicamente?
    2. Qual o caminho institucional que o atleta, o árbitro e os dirigentes precisam seguir para participar da Copa do Mundo?
  • A competição em si:
    1. Qual é a forma de disputa utilizada?
    2. Como ocorre a distribuição das chaves?
    3. Como são distribuídas as vagas para participação na Copa do Mundo
  • A modalidade de futebol:
    1. Regras (regras, gestos de arbitragem, penalidades);
    2. Seus gestos técnicos;
    3. Sua tática de jogo;
    4. Quais habilidades são necessárias para a prática do futebol;
    5. Quem são seus Ídolos;

Aula 2 e 3

2ª Atividade:

Receba os questionários respondidos pelos/as alunos/as.

Socialize, reflita criticamente com os/as alunos/as as respostas, conforme as categorias de análises presentes no Quadro Representativo da Copa do Mundo (1ª Atividade).

Aula 4, 5 e 6

3ª Atividade:

Construa o Quadro Representativo da Copa do Mundo, sintetizando as respostas dos/as alunos/as conforme as categorias de análises organizadas pelos/as professores/as. Para cada nível de ensino deverá construir sua síntese em forma de Quadro.

Após essa construção do Quadro Representativo para cada nível de ensino, os/as professores/as deverão sintetizá-los, incorporando o resultado de todos os níveis num mesmo quadro. Dessa maneira, teremos um Quadro de cada turma e um Quadro geral com as sínteses de todos os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Organize a exposição dos Quadros Representativos da Copa do Mundo, tanto construídos pelos/as alunos/as de cada turma/nível de ensino, quanto do quadro que tem a síntese de todos os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Nas aulas de Educação Física o/a professor/a deverá utilizar o Quadro Representativo sistematizado pelos alunos, em seu nível de ensino, como objeto de observação, análise crítica e debate quando confrontados com os demais Quadros expostos.
Avaliação

Observe se os/as alunos/as participaram da organização e socialização do Quadro Representativo identificando, interpretando e analisando criticamente os aspectos ontológicos e constitutivos da Copa do Mundo;

Verifique e avalie se, durante sua participação no processo de construção e socialização do Quadro Representativo, os/as alunos/as conseguiram ampliar seu conhecimento diagnosticado inicialmente.

Avalie se ocorreu o resgate, junto aos/as alunos/as, do sentido e significado da Copa do Mundo, transformando esse evento em um espaço pedagógico de pesquisa, com caráter crítico-reflexivo, propiciando um melhor entendimento sobre sua manifestação no contexto social, político, econômico e cultural.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.