Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 1)

 

11/12/2009

Autor y Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as etapas do planejamento elaborado pelo professor;

Mapear áreas próximas à escola para a prática de atividade física;

Compreender a importância das atividades de lazer na sociedade contemporânea e sua relevância para a integração da comunidade escolar.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Dominar o conceito de lazer e atividade física.

Na disciplina matemática o professor deverá ter trabalhado: 1) noções espaciais; 2) construção de croquis ou gráficos.

Estratégias e recursos da aula

O estímulo à prática de atividades físicas, de forma saudável nos momentos de lazer, é um dos objetivos das aulas de educação física. Apresento as etapas de construção de um projeto que objetiva: 1) mapear o entorno da escola para a seleção de espaços adequados para a prática de atividade física, 2) selecionar, após o mapeamento, a atividade física que será realizada; 3) organizar um evento esportivo ou recreativo com toda a comunidade escolar.


Caro professor, a primeira atividade da aula consiste na explanação dos objetivos desse planejamento (ver parágrafo acima). Essa exposição poderá ser feita na sala de computadores, com auxílio de programas adequados (por exemplo, Power Point) ou utilizando o quadro negro. É importante que os alunos compreendam as três etapas que compõem esse planejamento:

1) Mapear as áreas ao redor da escola e observar a possibilidade de praticas físicas diversificadas;

2) Selecionar uma atividade física para ser realizada por toda a comunidade escolar em um final de semana festivo;

3) Organizar o evento, mobilizando toda a comunidade escolar para a prática de atividades físicas nos momentos de lazer.

Terminado esse primeiro momento, o professor deverá dividir a turma em pequenos grupos, com cinco ou seis alunos, e iniciar uma investigação dos espaços próximos à escola. Essa exploração dos espaços pode durar uma aula ou mais, dependendo do interesse da turma e das possibilidades de mapeamento. É importante que os alunos tenham pranchetas com papel ou outros implementos que permitam descrever os espaços observados. Ao longo da caminhada, o professor deverá estimular os alunos a pensarem em atividades físicas que eles conhecem, e que poderiam ser realizadas nos espaços observados. Lembre-se de ampliar os conteúdos (atividades) possíveis para além das praticas esportivas tradicionais – o conhecido quadrado mágico futebol, voleibol, basquetebol e handebol.

Nesse primeiro momento, o professor deverá estimular os alunos a pensarem em diversas possibilidades de práticas corporais, sem restringir as idéias e opiniões. Futuramente, na próxima aula, todas as idéias e espaços mapeados serão analisados para uma definição.

Ao final da exploração, o professor reunirá os respectivos grupos, que deverão realizar um breve relato dos locais observados. A descrição deverá ser detalhada, incluindo:

1) uma estimativa de tamanho do local observado (metros quadrados);

2) o tipo de solo observado (cimento, terra, gramado, etc);

3) a presença de obstáculos ou outros objetos que possam apresentar perigo para os futuros praticantes.

Dica: Indico a importância do trabalho interdisciplinar nesse plano de unidade. Destaco a possibilidade de trabalho com os setores de matemática (por exemplo, no mapeamento - cálculo das dimensões - dos espaços no entorno da escola), biologia (por exemplo, no debate sobre sustentabilidade e ecologia) ou ainda história e geografia (por exemplo, no debate sobre a conservação dos espaços públicos - praças, parques etc; debate sobre o público e o privado na sociedade brasileira).


É importante que os grupos, ao longo da caminhada ao redor da escola, observem espaços diferenciados para que a futura seleção fique mais rica.


Dica: Além do mapeamento o professor deverá chamar a atenção dos alunos para o estado de conservação e limpeza dos espaços ao redor da escola. Por que as praças estão abandonadas, com brinquedos quebrados? Por que há tanto lixo no terreno gramado ao lado da escola? Como podemos nos organizar para melhorar o espaço ao redor? De quem é a responsabilidade pela conservação dos espaços públicos?

Recursos Complementares
Não há recursos complementares nesse plano de aula.
Avaliação

Ao longo da aula, o professor deverá analisar a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e definir tarefas específicas, visando à concretização dos objetivos propostos.

Ao final da aula, o professor deverá indagar os alunos sobre as três etapas do planejamento apresentado e avaliar a seleção dos locais feita pelos alunos. Outra possibilidade é a avaliação da ficha preenchida pelos alunos com os locais para a prática de atividade física.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.