01/12/2009
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Conhecer aspectos históricos da cidade.
Adquirir noção de tempo e transformação.
Pesquisar e selecionar informações.
O(A) professor(a) conversa com seus alunos sobre a cidade onde eles moram, questiona:
Após essa conversa, o(a) professor(a) solicita o desenho do lugar que os alunos mais gostam na cidade. Depois as crianças apresentam os seus desenhos e justificam o motivo de sua escolha por um determinado lugar que pode ser: parque, praça, monumentos históricos, prais, o próprio bairro, etc.
Sugerimos fazer um levantamento com o grupo de curiosidades, dúvidas que gostariam de conhecer sobre sua cidade. Como atividade de casa sugerimos que envie um aviso solicitando informações sobre a cidade em que moram. Segue um exemplo de possiveis questionamentos dos alunos.
QUEM MORAVA AQUI ANTIGAMENTE? ÍNDIOS?
EM NATAL TINHA DINOSSAUROS?
POR QUE TEM ESSE NOME DE NATAL?
ONDE PODEMOS PASSEAR EM NOSSA CIDADE?
É VERDADE QUE OS AMERICAMOS COLOCARAM O NOME DAS RUAS?
QUEM MANDOU CONSTRUIR O FORTE DOS REIS MAGOS?
Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. Turma 5. NEI-CAp/UFRN, 2004.
Para dar continuidade da aula anterior o (a) professor(a) propõe a leitura das informações pesquisadas em casa. Organize as crianças em duplas. Oriente-as a lerem as informações e escreverem o que consideram importante para elas, ou seja, a informação que achou interessante, não conhecia. Distribua cartolina, lápis grafite, borracha, hidrocor, cola, tesoura, para cada dupla. Oriente as crianças colarem as imagens e as informações organizando um cartaz.
Após a realização do trabalho, sente-se em roda com os alunos para cada dupla apresentar o seu cartaz, trocarem informações sobre o tema em estudo.
Observar se o aluno é capaz de:
Selecionar informações sobre o tema em estudo.
Produzir pequenos textos sobre as informações pesquisadas.
Relatar oralmente aspectos históricos da cidade.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasmuito boa a aula.