Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Parlendas que guardo na memória!

 

30/11/2009

Autor y Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Letícia Lima Guedes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Pesquisar parlendas conhecidas pelos colegas de turma e funcionários da escola.
- Anotar informações importantes para a apresentação da pesquisa, como por exemplo: nome do entrevistado, sua ocupação, data da pesquisa, e a parlenda dita pelo entrevistado,...
- Entrevistar pessoas da escola de maneira cordial e atenciosa.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conhecer o conceito de parlenda , como de uma brincadeira cantada.

 Exemplificando:
         “O/A (nome da criança) roubou pão na casa do João.
          Assaltou a geladeira e levou tudo na mão.
          Quem eu? Tu sim!
          Eu não! Então quem foi?”


- Preparar os alunos para entrevista, de forma que abordem as pessoas com jeito, explicando a proposta da atividade

Estratégias e recursos da aula

- prancheta com lápis e papel
- folha de papel A3
- material para colorir (lápis de cor, giz de cera, guache, etc.)


Organizar com a turma uma pesquisa entre eles e com funcionários da escola. Primeiro separar a turma em pequenos grupos, distribuir uma prancheta com lápis e papel (ou um bloquinho) e pedir aos grupos que perguntem aos colegas e funcionários da escola se conhecem uma parlenda. Os grupos irão escrever o nome do entrevistado, o que faz na escola (sua função) e a parlenda ditada por ele. Será necessário marcar o tempo para a realização da pesquisa, no máximo 30 minutos, pedir o retorno dos grupos para que apresentem a leitura da parlenda pesquisada.
Será possível que algumas pessoas entrevistadas, desconheçam o significado de uma parlenda. Então os alunos poderiam explicar.


Outros exemplos de parlendas:


              "Rei, capitão,
                soldado, ladrão,
                moça bonita
               do meu coração."

              "Meio-dia,
               panela no fogo,
               barriga vazia;
               macaco torrado
               que vem da Bahia;
               panela de doce
               para dona Maria."

              "Lá em cima do piano
               Tem um copo de veneno
               Quem bebeu, morreu
               O culpado não fui eu.
               Lá na rua vinte e quatro
               A mulher matou um gato
               Com a sola do sapato
               O sapato estremeceu
               A mulher morreu
               O culpado não fui eu."

Aproveite para fazer um levantamento de dados sobre a pesquisa e monte uma tabela com os alunos, desde a parlenda mais conhecida até a menos citada.
Depois, peça à turma que escolha algumas parlendas para serem escritas no quadro pelo professor e copiadas por todos numa folha A3. Neste momento, o professor poderá rever algumas regras ortográficas já trabalhadas com os alunos e trabalhar outras que sejam necessárias: (r/rr, s/z, u/l) Ao final da cópia, sugira ao grupo que ilustrem as parlendas e faça uma exposição no mural da sala de aula.

Recursos Complementares

Os alunos geralmente adoram ler parlendas por causa das rimas e dos versos sonoros, semelhantes a uma leitura cantada. Aproveite este momento de troca e descontração para trabalhar a leitura em voz alta ou se preferir um jogral bem animado.

Avaliação

Peça aos alunos que digam o que observaram nas parlendas apresentadas e escreva no quadro o que disserem com as palavras deles, para que possam copiá-las depois no caderno.
Imaginamos que os alunos possam sugerir algo como:
Nós observamos que as parlendas apresentam palavras com rimas e parece que estamos cantando quando lemos.Avalie com o grupo as impressões que tiveram sobre a realização da pesquisa: se foram importante as anotações realizadas, se ouviram com a atenção necessária para anotar o que era dito pelo entrevistado e se o tempo proposto foi suficiente.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.