08/12/2009
Ana Letícia Lima Guedes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
- Aprender como fazer uma pesquisa, como seleção de informações e síntese.
- Organizar uma apresentação oral para informar suas descobertas aos colegas da turma.
- Criar sombras com as mãos ou bonecos de varas.
- Lanterna ou vela
- Enciclopédias, livros, jornais
- Caderno
Conte aos alunos Uma Lenda Chinesa sobre o teatro de sombras.
Existe uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. No ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", caso contrário ele seria decapitado.
O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz.
No dia da apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_sombras
Leve para a sala de aula materias como: fotos, livros, enciclopédia, jornais, etc e oriente os alunos, com perguntas escritas no quadro, o que irão pesquisar sobre Teatro de Sombras. Seria interessante escrever o que os alunos querem saber sobre o tema.
Exemplo: Quando surgiu o Teatro de Sombra?
Quais os países que praticam?
Qual o material utilizado?
Como são feitas as sombras?
O professor divide a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e distribui o material levado para sala. Cada grupo irá ler, grifar e anotar as ideias principais dos textos lidos. Depois, coletivamente, o professor irá produzir um texto (resumo) utilizando as respostas dadas pelos grupos e todos copiam no caderno.
Ao final, brinque com a turma de fazer sombras refletidas na parede, basta uma sala na penumbra, um foco de luz, que pode ser um abajur, para projetar na parede a sombra da figura que você e seus alunos podem fazer com as mãos. Peça para criarem diálogos ou pequenas histórias.
http://educacaodofuturo.org/sonhoscontados/index.php?option=com_content&ask=view&id=21&Itemid=37
Sites sobre teatro de sombras:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_sombras
http://www.clubedasombra.com.br/artigos_full.php?id=165
Durante todo o processo de pesquisa, desde a elaboração de perguntas até a escrita das respostas.
Converse com os alunos, em roda, como se sentiram aos expor suas ideias diante da turma e como aconteceu a brincadeira das sombras, quais os pontos positivos e os que precisam melhorar.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!