Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Sombras que viram histórias I

 

08/12/2009

Autor y Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Letícia Lima Guedes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender como fazer uma pesquisa, como seleção de informações e síntese.
- Organizar uma apresentação oral para informar suas descobertas aos colegas da turma.
- Criar sombras com as mãos ou bonecos de varas.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

- Lanterna ou vela
- Enciclopédias, livros, jornais
- Caderno


Conte aos alunos Uma Lenda Chinesa sobre o teatro de sombras.


Existe uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. No ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", caso contrário ele seria decapitado.
O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz.
No dia da apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_sombras


Leve para a sala de aula materias como: fotos, livros, enciclopédia, jornais, etc e oriente os alunos, com perguntas escritas no quadro, o que irão pesquisar sobre Teatro de Sombras. Seria interessante escrever o que os alunos querem saber sobre o tema.
Exemplo: Quando surgiu o Teatro de Sombra?
                Quais os países que praticam?
                Qual o material utilizado?
                Como são feitas as sombras?


O professor divide a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e distribui o material levado para sala. Cada grupo irá ler, grifar e anotar as ideias principais dos textos lidos. Depois, coletivamente, o professor irá produzir um texto (resumo) utilizando as respostas dadas pelos grupos e todos copiam no caderno.
Ao final, brinque com a turma de fazer sombras refletidas na parede, basta uma sala na penumbra, um foco de luz, que pode ser um abajur, para projetar na parede a sombra da figura que você e seus alunos podem fazer com as mãos. Peça para criarem diálogos ou pequenas histórias.

http://educacaodofuturo.org/sonhoscontados/index.php?option=com_content&ask=view&id=21&Itemid=37

Recursos Complementares
Avaliação

Durante todo o processo de pesquisa, desde a elaboração de perguntas até a escrita das respostas.
Converse com os alunos, em roda, como se sentiram aos expor suas ideias diante da turma e como aconteceu a brincadeira das sombras, quais os pontos positivos e os que precisam melhorar.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.