19/01/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
As estratégias utilizadas para a aula serão:
- Aula Interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de vídeo, pois o recurso pode ser salvo em DVD.
Motivação:
O professor deverá perguntar aos alunos se eles conhecem o mar, se já tiveram a oportunidade de conhecê-lo, o que acham dele (se gostam, porque etc.).
Atividade 1
Iniciada a conversa sobre o mar, o professor deverá, em seguida, perguntar aos alunos se eles sabem como as ondas do mar são formadas. É importante saber o conhecimento que os alunos têm do assunto a ser trabalhado na aula, visando a partir destes construir e ampliar seus conhecimentos.
Figura 1 – Imagem do mar. Disponível em: http://aspirinab.weblog.com.pt/mar.jpg Acesso em: 15. Dez. 2008.
Feito isto, o professor deverá apresentar o recurso abaixo aos alunos.
Recurso:
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1293/de_onde_vem_a_onda.wmv
Figura 2 - Tela inicial do recurso.
O recurso é um vídeo da TV Escola, do programa “De onde vem?”, que fala sobre a formação das ondas do mar. O vídeo é lúdico e explicativo, o que facilita o entendimento dos alunos sobre o assunto.
Atividade 2
Neste momento é importante que o professor dê oportunidade para que os alunos possam falar o que entenderam sobre o tema da aula – principalmente para àqueles que nunca viram o mar de perto!
Em seguida, o professor deverá dividir os alunos em três grupos para que eles façam uma representação do mar - uma espécie de maquete (cada grupo deverá fazer uma maquete). Para isso, será necessário que o professor disponibilize alguns materiais para que esta “maquete” seja construída. Ele poderá fazer com os alunos uma lista dos materiais necessários (assim neste momento poderá trabalhar aspectos da língua portuguesa - escrita de palavras) e estudar como farão para que realmente pareça que a representação é a de um mar (poderão estudar geografia, por exemplo, ao estudar as características do mar). Após a construção da maquete os alunos poderão convidar os alunos da série anterior (ou uma outra série) para conhecer a maquete. Tal evento será uma espécie de Feira de Ciências. Assim eles poderiam, então, explicar o que aprenderam, e esta seria uma maneira de sistematizar o conhecimento adquirido, bem como divulgar o que aprenderam para outros alunos. A visitação poderá ter o nome: "Conhecendo o Mar".
Abaixo se encontra alguns sites que trazem dicas de como fazer uma maquete.
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0171/aberto/mt_134239.shtml
http://www.maquetes.net/aula1.html
Figura 3 - Exemplo de uma maquete sobre o mar. Disponível em: http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=pt-BR&q=maquete&start=20&sa=N&ndsp=20 Acesso em: 18. Dez. 2008.
Sugestões:
Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre as ondas do mar, abaixo se encontram alguns sites que podem auxiliar este aprofundamento sobre o tema da aula. O professor poderá dividir os alunos em grupos para efetuar a atividade de pesquisa nos sites abaixo.
Sites que abordam o assunto da aula:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ondas_do_mar Neste primeiro site os alunos poderão conhecer: O "sentir do fundo" pelas ondas (uma espécie de experiência, mas que na impossibilidade de sua efetuação poderá auxiliar os alunos a entender um pouco mais sobre as ondas do mar). Pela altura de uma onda sabemos qual é a profundidade da água, as ondas e as tempestades, porque é que as ondas chegam à praia quase paralelas à costa? Como há vários assuntos abordados neste site, mais de um grupo da sala de aula poderá ficar responsável pela pesquisa deste.
http://cursos.unisanta.br/oceanografia/ondas.htm Neste site os alunos poderão conhecer mais profundamente como a onda do mar é formada e como se rompem, por meio de imagens e gráficos aliados à explicações escritas.
http://br.youtube.com/watch?v=iTplImvTF9c Além de conhecer como as ondas do mar são formadas, os alunos poderão conhecer algumas "utilidades" que elas têm, como, por exemplo, a geração de energia elétrica. O vídeo abaixo versa sobre a geração de energia elétrica através das ondas do mar. Assim, o professor poderá trabalhar com seus alunos uma das formas de geração de energia elétrica.
Figura 3 – Descrição do Vídeo sobre geração de energia elétrica através das ondas do mar. Disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=iTplImvTF9c Acesso em: 17. Dez. 2008.
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem a onda? | Vídeo |
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/03/2011
Quatro estrelasEsta aula além de ser criativa e despertar o interesse do aluno pode ser fonte de muitas pesquisas.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a diversidade de atividades criativas desenvolvidas pela professora, foi muito legal porque foi construida passo a passo com as crianças, ou seja, os alunos vivenciaram a parte teórica e prática, a professora aproveitou o tema para interdisciplinar com os outros conteúdos de maneira construtiva e criativa. Ficou muito legal, e ainda explorou um tema que está em foco é claro. Parabéns!!!
24/03/2010
Cinco estrelasamei!!!
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente e muito criativa!