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Isso lá, é perfume?

 

20/01/2009

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Calcular o percentual de substâncias químicas em misturas e soluções.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos para debate;1 aula de 50 minutos no laboratório de informática; 1 aula de 50 minutos no laboratório de química
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os estudantes deverão saber identificar os elementos químicos que constam da tabela periódica.
Estratégias e recursos da aula

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Professor você pode iniciar a aula perguntando aos estudantes: Qual a fragrância de perfume preferem e ou gostam de usar? Depois de ouvi-los pergunte se sabem quais os componentes químicos necessários para sua produção. Explique a eles que o perfume é uma mistura produzida com:

  • óleos essenciais aromáticos que podem ser obtidos pelo método da destilação de flores, plantas e ervas de várias fragrâncias (bergamota, alfazema, frutas cítricas, rosas, jasmim, etc); fragrâncias ou seja essências, que nós chamamos de composição aromática;
  • álcool de cereais, cuja porcentagem a ser adicionada vai depender do tipo de perfume que se deseja obter. Após sua adição a mistura deve ser deixada por cerca de um ano para que envelheça. O Propilenoglicol é um composto orgânico (álcool diol), também conhecido como propano-1,2-diol. É incolor, líquido oleoso, não apresenta sabor, inodoro, higroscópico e miscível com água, acetona, e clorofórmio. (Wikipedia, 2009) (Veja ficha técnica em ;
  • fixadores que são responsáveis por aglutinar as fragrâncias que incluem o âmbar cinzento, os bálsamos, as secreções glandulares de civetas (não havendo diluição apresentam odor desagradável, ao contrário, diluída em solução alcoólica atuam como conservantes); e cervos almiscarados (os fabricantes vem utilizando almiscares sintéticos tendo em vista que estes animais são protegidos por lei em muitos países);
  • água deionizada. 

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Propomos que o professor apresente a fórmula do propilenoglicol para que saibam o que é um álcool diol. Você também pode apresentar outras fórmulas.

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Solicite aos estudantes que busquem na rede e nos livros informações sobre a História do Perfume e produzam um Blog acessando o endereço < https://www.blogger.com >.

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Mas, como eu faço para criar um Blog? 

O blog não é recente, mas rapidamente proliferou na internet, pela sua facilidade de uso, de acesso e postagem. Veja como é fácil acessar este recurso:

  • No sistema de busca, por exemplo, Yahoo, UOL, Google..., procure por Blogger:

 O servidor oferece um passo a passo para criação da página e orienta sobre as suas possibilidades de uso e inserção de imagens, sons, vídeos, apresentações, etc. O usuário poderá ainda fazer um tour pelo site. Professor, você pode criar uma conta para sua escola e fazer várias páginas com este login e senha, de tal forma que poderá acompanhar as postagens dos grupos de pesquisa, assim como colocar os link de todos os blog´s em todas as páginas, desta forma, os alunos da sua escola estarão interligados em suas páginas, acompanhando os trabalhos dos demais grupos e interagindo, sugerindo recursos adicionais, complementando as pesquisas dos colegas, discutindo conceitos, etc. O vídeo está disponível para download, apresenta opções de acesso ao áudio com imagens, o texto completo, um glossário de termos específicos, sugestões de l para pesquisa que podem ser explorados pelo professor no laboratório de informática com os estudantes, ajuda explicando todos os recursos disponíveis. Professor! É imprescindível que acompanhe seus alunos na montagem do blog, oriente sobre as questões de direitos autorais, incentivando-os a ler a lei; conscientize que tudo que for postado será lido por muitas pessoas na rede de tal forma, sejam analisadas bem as palavras e conceitos utilizados. A construção de um blog é um exercício de cidadania, na medida em que o estudante se expressa suas opiniões com ética, liberdade e responsabilidade. (Rosangela Menta, 2008).
 

2ª Aula - Efetuando cálculos

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Em seguida você poderá trabalhar alguns exercícios envolvendo o cálculo da concentração de essência em perfumes para que os estudantes saibam a porcentagem necessária de fixador a ser adicionada ao perfume. Para tanto, peça aos estudantes que cliquem na animação "Fabrica de Perfumes".

Fábrica de perfumes

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3ª Aula - Trabalhando com experimentos 

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Sugerimos que o professor desenvolva uma prática junto com os estudantes realizando a experiência “Produzindo Perfumes” para que estes conheçam e manuseiem os recipientes, aprendam a utilizá-los. Dentre os diferentes endereços que contém receitas você pode indicar <http://www.arteblog.net/geral/como-fazer-perfumes-receita/.> É importante que os pesquisadores também conheçam as vidrarias. Inicie apresentando a eles a “Lista de Recipientes” e peça que pesquisem e insiram as respectivas imagens junto aos títulos.


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  • Na disciplina de Ciências os profissionais têm a possibilidade de trabalhar o odor, transpiração etc.
  • A produção de textos pode ser privilegiada quando se trabalha com este conteúdo na Língua Portuguesa.
  • Os professores da disciplina de Matemática pode utilizar este conteúdo para trabalhar as unidades de medidas de volume.
     

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Neste endereço você vai saber como eram enterrados os egípcios, sobre a destilação da água de rosas e muito mais. Acesse:<  http://guiadoscuriosos.ig.com.br/categorias/3813/1/perfume.html >

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Solicite aos estudantes se organizem em equipes para que elaborem um jornal apresentando de forma criativa o conteúdo trabalhado nesta aula.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fábrica de perfumes Animação/simulação
Recursos Complementares
Revista: Super Interessante. http://super.abril.com.br/superarquivo/1987/conteudo_110994.shtml; Livro: Como fazer perfume. autores: Diamentini F. Trindade e Cláudio de Deus. Editora Ícone; Tem fórmulas de tudo. É excepcional.; Um passeio pela História dos Perfumes;Fundamentos da Química. Vol.único. Moderna; Química Fundamental. v. único. FTD; http://www.jardimdeflores.com.br/sinergia/S12histperfumes.htm; A Magia do Perfume http://www.areliquia.com.br/Artigos%20Anteriores/64MPerfum.htm; A fascinante história do perfume; http://delas.ig.com.br/materias/185001-185500/185289/185289_1.html; Processo de criação de um perfume http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=28&id=328;
Avaliação
A avaliação poderá ser feita a partir das produções dos estudantes (elaboração da relação de elementos químicos, apresentação das atividades) para as atividades sugeridas na aula. Acreditamos que ela deve ocorrer ao longo do processo de desenvolvimento das atividades e seja formativa. Nesta aula, a produção da wiki, a escrita colaborativa, apresentação e divulgação dos resultados, integração e participação na elaboração das produções até o uso dos recursos tecnológicos. Sugerimos amplie os conhecimentos a partir da entrevista da Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=12&categoryId=1&contentId=272
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

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Opiniones

  • ninfa pereira duarte, Escola Estadual do Ensino Fundamental Murilo Braga , Paraíba - dijo:
    ninfapereira@hotmail.com

    17/06/2010

    Cinco estrelas

    adorei a aula e já vou fazer com os meus alunos do segundo ano EJA,como além de educadora sou química irei fabricar o perfume


  • Bruna, Faculdade Pio Décimo , Sergipe - dijo:
    cfs-bruna@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Me ajudou muuuuuito!!! Vou tentar fazer o mesmo depois....


  • Maria Lucia Simões do Amaral e Silva, CENTRO EDUCACIONAL TEMOTEO ALVES DE BRITO , Bahia - dijo:
    luciamaral20@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá colegas, muito boa tarde! Excelente aula criada por vocês!!! Levarei a proposta para nossa UE. Professor Eziquiel Menta, que bom tê-lo visto por aqui também! Abraços e muito sucesso, Lúcia


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