10/03/2010
Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Meio Ambiente |
A identificar os retornos econômicos e ecológicos obtidos com a reciclagem dos resíduos sólidos urbanos, bem como aplicar os conhecimentos adquiridos dentro do cotidiano de cada um.
Tendo em vista os problemas ambientais causados pela produção contínua dos resíduos sólidos e o errôneo tratamento e disposição final que lhe é conferido, se faz necessário um processo de educação ambiental. Utilizaremos o software Verdes para que os alunos tenham consciência da reciclagem dos resíduos.
O aluno deverá ter conhecimento concreto sobre gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, os elementos que compõem um modelo de gestão desses resíduos e sobre como funcionam os sistemas de limpeza urbana.
*Para tornar o estudo mais atrativo seria interessante abordar todos esses questionamentos em relação ao município de funcionamento da escola, investigando, por exemplo, como se dá o processo de administração e execução do sistema de limpeza urbana do mesmo.
O aluno deverá ter conhecimento concreto sobre gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, os elementos que compõem um modelo de gestão desses resíduos e sobre como funcionam os sistemas de limpeza urbana.
*Para tornar o estudo mais atrativo seria interessante abordar todos esses questionamentos em relação ao município de funcionamento da escola, investigando, por exemplo, como se dá o processo de administração e execução do sistema de limpeza urbana do mesmo.
Sugere-se que os alunos trabalhem em dupla nos computadores e que cada um tenha o momento de expor as suas idéias sobre o assunto.
A problemática da aula será sobre a viabilidade da reciclagem dos Resíduos Sólidos. Para resolver essa situação problema, o aluno irá utilizar o software VERDES – Viabilidade Econômica de Reciclagem dos Resíduos Sólidos.
O software "VERDES" proporciona uma facilidade em realizar várias situações e composições de resultados da reciclagem dos cinco principais produtos que compõem os resíduos sólidos gerados pela sociedade, que são: alumínio, aço, papel/papelão, plástico e vidro.
Link do aplicativo:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10995
Visualização da tela de resultados
O professor deve apresentar aos seus alunos problemas/questionamentos acerca do assunto e deixá-los encontrar suas soluções.
Por que reduzir os resíduos sólidos urbanos?
Como os resíduos recicláveis agem nos locais de disposição final do lixo?
É possível viver, inserido no sistema atual, sem gerar resíduos exageradamente?
Em seguida, é apresentado o instrumento de estudo: o software VERDES.
Inicia-se aqui o processo de solução do(s) problema(s), onde os alunos, embasados pelos seus conhecimentos do cotidiano, começam a responder os questionamentos do Software VERDES e, por fim, chegam a conclusões individuais. Isso ocorrerá através da relação entre o conhecimento prévio sobre o assunto e os resultados obtidos no objeto educacional.
Com a análise feita pelo professor sobre as so luções levantadas pelos alunos, propõe-se que essas soluções sejam organizadas/estruturadas no quadro. Assim, inicia-se um debate de soluções, com o objetivo de se construir a solução mais correta.
*Obs: Vale observar que todas as soluções devem s er valorizadas pelo professor, desde que estejam direta ou indiretamente ligadas ao assunto.
Nesse momento, apresenta-se o modo mais correto de solucionar o(s) problema(s) proposto(s) no início da aula.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10994 - Vídeo sobre resíduos sólidos
http://www.setorreciclagem.com.br/index.php - Setor Reciclagem é um portal de informações e serviços com extenso material para pesquisa na área de resíduos sólidos.
http://lixoeletronico.org/ - Blog Lixo Eletrônico
http://www.sacoeumsaco.com.br/blog/2009/09/a-politica-nacional-de-residuos-solidos/ - Campanha Saco é um Saco do Ministério do Meio Ambiente
A avaliação do aluno será realizada em dois momentos: o primeiro será por meio de sua participação em sala de aula, onde terá que mostrar o que compreendeu do conteúdo, por meio do nível dos questionamentos e observações feitas no decorrer do uso do software, ou seja, durante a realização das atividades. O segundo momento será a exposição das conclusões de cada aluno.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/10/2010
Cinco estrelasGostei muito da metodologia da aula porque não há como não produzir lixo, mas podemos ensinar como diminuir essa produção, reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis e a educação ambiental colabora na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os probleams do desperdício de recursos naturais e d