06/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | O Brasil diante das questões ambientais |
1- Provocação
Jornal Nacional, Rede Globo de Televisão- dia 22 de junho de 2009 -
http://www.youtube.com/watch?v=HcPbuDFKj70
Após assistir o video na Internet ou salvo no DVD o professor inciará um discussão com os seus alunos:
O jornal nacional do dia 22 de junho de 2009, afirma que o derretimento das calotas polares acelerou nos últimos anos, e que no verão de 2012 pode derreter completamente.
Quais seriam as consequências do derretimento das calotas polares?
Quais são os países mais poluidores do mundo?
Que medidas esses países poderiam adotar para diminuir a emissão dos gases causadores do efeito estufa?
No nosso dia-a-dia o que pode ser feito para economizar energia, contribuindo assim para a diminuição de emissão de poluente?
O objetivo é levar os alunos a refletirem sobre as fontes de energia limpas e o uso racional da energia, como forma de desacelerar o aquecimento global e o derretimento das calotas polares.
A discussão com certeza incluirá o protocolo Quioto, a compra de créditos de carbono, já estudados na aula anterior.
2- Fontes de energia
Fontes de energia é um conteúdo curricular do 9º ano do Ensino Fundamental. Esse é o momento de utilizar o livro didático.
Caso o livro adotado não comtemple o conteúdo o professor deverá providenciar um texto informativo sobre o assunto: fontes de energia e fontes alternativas de energia.
3- Pesquisa na Internet:
Vamos ampliar o nosso conhecimento. Em duplas, no laboratório de informática vocês deverão pesquisar sobre as formas de energia e preencher a tabela:
FONTE | ORIGEM/USO | VANTAGEM | DESVANTAGEM |
petróleo | |||
hidrelétrica | |||
eólica | |||
carvão | |||
solar | |||
biomassa |
Na sala de aula a tabela deve ser socializada.
4 - Tarefa ( para casa) : Vocês receberão a Cartilha produzida pelo Programa Nacional de Produção de Uso do Biodiesel:Biodiesel, o combustível do Brasil
Leiam e produzam um texto justificando afirmação: "O uso do biodiesel possibilitará o atendimento dos compromissos firmados no âmbito da Convenção do Clima e pode proporcionar a obtenção de créditos de carbono, sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), no âmbito do Protocolo de Quioto."
Disponível em: http://www.biodiesel.gov.br/
5- Laboratório de Informática
Os alunos iniciarão uma campanha para economia de energia elétrica, diminuição do consumismo, e da emissão de gases de veículos. Para isso deverão produzir cartazes e distribuí-los na comunidade escolar e local.
Video do Jornal Nacional DVD ou computador + Internet + datashow
Livro didático ou texto informativo
Internet - mecanismo de pesquisa
Cartilha
BrOffice.org Writer ou Impress para produzir os cartazes
A avaliação ocorrerá durante todo o processo:
- discussão sobre o vídeo do JN - perceber se o aluno relaciona com os problemas do clima, emissão de poluentes por países mais desenvolvidos, o protocolo de Quioto.
- livro didático: verificar nas discussões se houve a elaboração do conceito de energia limpa, fonte esgotável,
- Pesquisa na Internet: avaliar se pesquisou em mais de um site, se escolheu sites de informações confiáveis, se colocou as referências bibliográficas.
- Elaboração da tabela: conteúdos procedimentais verificar a capacidade de síntese, a comparação.
- socialização da tabela: perceber se o aluno defendeu o ponto de vista, se colaborou com a aprendizagem do colega.
- elaboração do texto: averiguar argumentação de acordo com a idéia defendida na cartilha,
- elaboração dos cartazes: analisar os recursos de comunicação do portador: tamanho e cores da fonte, ilustrações, chamada, coerência com a proposta da atividade.
A avaliação é no processo porque o professor irá intervir no momento certo, questionando e colocando o aluno em conflito para que o conceito desejado seja construído.
Quatro estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/05/2012
Quatro estrelasapesar de não mer uma professora formada,eu gostei muito da aula vc esta de parabéns Ana
12/04/2011
Cinco estrelasque boa sugestão para trabalharmos com nossos alunos!! amei a idéia, quero postar minha experiência também!!!
08/03/2011
Cinco estrelasvc é a cara,vai me ajudar nas primeiras aulas de Física 1,obrigado!
19/08/2010
Cinco estrelasParabéns Ana, Ficou perfeita a elaboração de sua aula. Sua criatividade adequando o conteúdo selecionado às tecnologias. Modelo para todos nós Professores.
19/08/2010
Cinco estrelasParabéns Ana, Ficou perfeita a elaboração de sua aula. Sua criatividade adequando o conteúdo selecionado às tecnologias. Modelo para todos nós Profesores.
18/08/2010
Cinco estrelasÓtima idéia de como usar os recursos tecnológicos em uma exelente aula atrativa aos olhos dos alunos e que com certeza proporcionará, aprendizado significativo aos alunos, despertando seu senso critico para as atitudes causadoras desses problemas ambientais. Vc é show de bola! Sou sua fã!
16/05/2010
Cinco estrelasExcelente aula. É possivel a sua execução sem problemas. Eu acrescentaria apenas, a divisão da turma em grupos, para a produção de alguns slides no Power Point, onde cada grupo iria retratar uma fonte alternativa de energia.
24/03/2010
Cinco estrelasexelente aula