10/12/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
O aluno desenvolverá a linguagem oral e corporal, expressando-se diante dos colegas para dramatizar um conto lido por eles.
O aluno deverá ter tido contado com o gênero conto e compreendido suas especificidades.
Momento 1
O professor iniciará a aula relembrando que contos são histórias inventadas por alguém e transmitidas de geração para geração. Ele poderá também ler o conto abaixo, como forma de exemplificar o conceito.
A menina era só alegria.
Era a primeira vez que iria à cidade, vender o leite de sua querida vaquinha.
Colocou sua melhor roupa, um belo vestido azul,e partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça.
Ao caminhar, o leite chacoalhava dentro da lata.
A menina também, não conseguia parar de pensar.
"Vou vender o leite e comprar ovos, uma dúzia."
"Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos."
"Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas."
"Vendo os galos e crio as galinhas, que são ótimas para botar ovos."
"Choco os ovos e terei mais galos e galinhas."
"Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas."
"Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e ..."
A menina estava tão distraída em seus pensamentos, que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo.
Lá se foi o leite branquinho pelo chão.
E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.
Momento 2
Em seguida, dividirá a turma em grupos de quatro alunos e entregará um conto para cada grupo. Os contos poderão ser escolidos no site: http://www.qdivertido.com.br/contos.php.
Momento 3
O professor pedirá para que cada grupo apresente o conto para os colegas, realizando uma dramatização.
Explicar para eles dividirem as partes do conto, podendo cada um ser um personagem ou o narrador do texto. Informá-los que eles deverão apenas guardar a história e as falas, não precisando decorar, ou seja, falar do mesmo jeito que está na história.
Incentivá-los a treinar em casa as falas e a levarem algum objeto ou até mesmo roupa para apresentarem o conto.
O professor deverá orientar cada grupo para dividir as partes e fornecer ideias de materiais ou vestimentas para utilizar no dia.
Momento 4
Após um treino por parte dos alunos, em aulas seguintes, os alunos apresentarão a sua dramatização.
Caso haja disponibilidade, o professr poderá fornecer um tempo da aula para os alunos ensaiarem.
Essa atividade é muito rica, pois oportuniza o desenvolvimento da linguagem oral, a expressividade do aluno e a interação com os seus pares. Por isso, caso o professor tenha disponibilidade na escola, ele poderá filmar a atividade para que, num outro momento ,seja assistida por todos.
O professor avaliará a linguagem oral do aluno, verificando se ele apresenta desenvoltura para se expressar.
Será avaliada, também, as interações estabelecidas, ou seja, se o aluno foi capaz de se envolver com seus pares de forma harmônica e prazerosa.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!