17/12/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Aprender a:
Agrupar objetos
Atividade - Construir coleções
1º momento – professor solicita que cada menino traga de casa um carrinho e cada menina traga uma boneca. Na sala, o professor organiza as crianças em grupo de quatro para formar coleções de carrinhos ou de bonecas. Antes de forma as coleções, o professor organiza todos os brinquedos no meio da roda e pede para as crianças selecionarem dois critérios para a organização das coleções, se as crianças não conseguirem ser objetivas o professor indica o critério do tamanho e do material.
Quatro meninos em cada grupo (carrinhos);
Consideram o tamanho e o material semelhantes
Formam a coleção de carrinhos
Quatro meninas em cada grupo (bonecas)
Consideram o tamanho e o material semelhantes.
Formam a coleção de bonecas
2º momento – professor orienta as crianças para comentar sobre suas coleções, a quantidade de carrinhos relacionadas a quantidade de crianças, qual a relação de carrinhos para cada criança (relação um a um – correspondência).
3º momento - O professor solicita que os meninos procurem em revistas ou em outros materiais impressos coleções de carrinhos e as meninas procurem coleções de bonecas.
O professor faz o mesmo processo que fez com os brinquedos, pelo aspecto, as crianças deduzem pelas imagens, quais são:
as bonecas de plásticos e as bonecas de panos,
as bonecas pequenas e as grandes;
os carros de plásticos e os de madeiras;
os carros pequenos e os grandes.
4º momento – as crianças sentam discutem como montar a coleção, recortam as imagens e montam as suas coleções.
5º momento – o professor orienta as crianças para fazer apresentação de suas coleções.
6º momento – cada criança individualmente, escolhe dois ou três critérios e constrói a sua coleção, desenhando e atribuindo nome a cada coleção criada e apresentando os critérios utilizados.
Avaliar o modo como as crianças se organizam para:
O porfessor deve analisar o nivel de ajuda que cada criança precisa para realizar as atividades durante o processo e no final qual o nivel alcançado.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!