19/01/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Aula 01: O professor deve iniciar a aula com a obra Fuzilamento (1808) de Francisco Goya.
Francisco Goya - Fuzilamento (1808)
Questione seus alunos sobre a obra, o contexto histórico, qual a mensagem e as percepções da turma.
Agora fale sobre o artista Francisco Goya e o que ele representou para história da arte, suas principais obras. Sugerimos o texto: Francisco José de Goya y Lucientes 1746 – 1828, disponível em: http://www.pitoresco.com.br/universal/goya/goya.htm
Agora apresente a obra Guernica de Picasso.
Pablo Picasso, Guernica, 1937.
Questione seus alunos sobre o que elas vêem na obra. Fale sobre o artista e o que essa obra representa para história da arte. Sugerimos o texto: Pablo Ruiz Picasso 1881-1973, disponível em: http://www.pitoresco.com.br/universal/picasso/picasso.htm
Agora apresente a obra A imagem da violência de Antonio Manuel.
Antonio Manuel, A imagem da violência, 1968.
Questione seus alunos sobre o que a obra representa, qual o seu contexto histórico. Sugestão de texto: Antonio Manuel, disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=560&cd_item=1&cd_idioma=28555
Apresente também o vídeo que contextualiza a situação do país nesse período No regime dos militares: parte I, II e III.
Professor questione seus alunos sobre o que essas três obras têm em comum, principais características e de que forma o contexto histórico influência o artista.
Aula 02: Hora de produzir!
Atenção professor! Reserve duas a três aulas para elaboração do trabalho, organização e divulgação da exposição.
Professor questione seus alunos sobre os problemas vividos atualmente no país (fome, miséria, corrupção, seca, violência, etc). Anote no quadro as respostas dos alunos. Entre as palavras citadas pela turma, destaque as mais relevantes e sorteie entre os alunos para que trabalhem sobre esse tema.
A atividade consiste em fazer uma obra sobre o tema escolhido, a técnica é livre, os alunos podem se reunir em duplas ou apresentar propostas individuais.
Atenção Professor! Reserve um espaço na escola para fazer a exposição dos trabalhos. Caso os alunos façam um vídeo, agende os equipamentos necessários com antecedência. Escolha um grupo de alunos para fazer a curadoria e a montagem da exposição, um grupo para divulgação da exposição e um grupo para monitoria das obras.
O grupo de curadoria e montagem da exposição deverá decidir junto com o professor o espaço a ser ocupado pelas obras e a disposição das mesmas, eles deverão elaborar um texto falando sobre a curadoria da exposição para ser postado no blog de divulgação da exposição.
O grupo responsável pela divulgação criará um blog com resenhas sobre os trabalhos e a exposição, entrevistas com os artistas e professores e a indicação de referências utilizadas pela turma.
Blogger – http://www.blogger.com/home Tutorial para criar o blog: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf
O grupo da monitoria deverá conhecer todas as obras e artistas, além de desenvolver uma atividade para os visitantes da exposição. O grupo deverá montar um texto falando do percurso educativo que será realizado pela equipe de monitoria de destacar algumas obras. Esse material deverá ser postado no blog de divulgação da exposição.
Sugestão de avaliação
Nome | Tipo |
---|---|
No regime dos militares: parte I | Vídeo |
No regime dos militares: parte III | Vídeo |
No regime dos militares: parte II | Vídeo |
Três estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/06/2010
Quatro estrelasAcho importantíssimo temas que resgatem esses períodos de opressão para a formação integral da cidadania de nossos alunos. Arte e História tem muito em comum.
24/03/2010
Duas estrelasnão muito convincente