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Texto de instrução – infinitivo

 

18/12/2009

Autor y Coautor(es)
Tânia Guedes Magalhães
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos: dar continuidade à aula "Textos instrução – imperativo", percebendo que, além do uso do imperativo, pode-se elaborar textos de instrução usando também a forma verbal infinitivo.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter habilidades básicas de leitura e escrita, bem como ter tido a aula anterior  "Texto de instrução - imperativo".

Estratégias e recursos da aula

Etapa 1:

Após cumprir todas as etapas da aula "Textos de instrução – imperativo", distribua o texto abaixo para os alunos.

Alterne a leitura entre os alunos, sempre pedindo que leiam em voz alta para todos ouvirem.  


Seção: Vida prática

Proliferação de animais

Que cuidados tomar nesta época do ano?

O período marcado pelas chuvas e altas temperaturas também registra maior proliferação de alguns animais. Entenda o que pode ser feito no caso dos insetos (especialmente os mosquitos) e dos animais peçonhentos, que, geralmente, são os que causam mais incômodo e risco à população.

Insetos

O responsável pelo Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, José Geraldo de Castro Júnior, explica que, nesta época, há aumento da reprodução, devido à alta umidade e temperatura, que estimulam o metabolismo das espécies. Entretanto, ele ressalta que, no caso dos pernilongos, este não é o pior período. "Agora, a preocupação maior é com o Aedes aegypti, por causa da dengue. Mas, como as chuvas favorecem o acúmulo de água parada e o pernilongo se reproduz na matéria orgânica úmida ou molhada, também é importante alguns cuidados".

Como evitar:

- Colocar telas em janelas e usar inseticida com cautela, pois é apenas um paliativo, e um produto químico que pode provocar alergias e outros problemas.

Animais peçonhentos

Em relação aos animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e serpentes, há dois fatores que influenciam a proliferação: chuvas torrenciais provocam efeito desalojante desses animais, que saem dos bueiros, por exemplo, e são levados pelas enxurradas para novos abrigos; aumento do metabolismo nesta época estimula a reprodução.

Como evitar:

- Escorpiões - colocar telas nos ralos e vedar soleira da porta
- Serpentes e aranhas - realizar capina envolta da casa

Dicas tanto para peçonhentos quanto para insetos

- Procurar eliminar o alimento, o abrigo, a água e o acesso, pois, devido ao instinto de sobrevivência, eles irão procurar ambientes que ofereçam esses elementos.
- Limpar terrenos baldios e lotes vagos.
- Realizar capina constantemente.
- Acondicionar e destinar corretamente o lixo (não jogar lixo em lotes vagos).
- Não guardar entulhos e restos de material de construção em desuso.
- Não deixar água parada.
- Eliminar qualquer material que possa acumular água.

Serviço

- Laboratório do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde: Rua Halfeld 1400, Centro - realiza análise de insetos aparentemente desconhecidos ou aracnídeos com suspeita de que sejam peçonhentos
- Demlurb: 3690-3591 (das 7h às 17h) - solicitação de capina de via pública e recolhimento de lixo
- Ibama: 3233-0077 - pedido de retirada de animais silvestres.
- Polícia de Meio Ambiente: 3216-4699 ou 3215-9008 - pedido de retirada de animais silvestres (o ideal é acionar primeiro o Ibama).
- Em caso de qualquer incidente com animal peçonhento, a vítima deve ser levada ao setor de soroterapia do HPS e evitar usar soluções caseiras

Fonte: José Geraldo de Castro Júnior, veterinário responsável pelo Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, e Demlurb.


Retirado de http://www.tribunademinas.com.br/secoes/vida_pratica.php
Tribuna de Minas, 29 de novembro de 2009

Observação: este texto só está disponível para acesso aos que se cadastrarem no site. O cadastro é gratuito e imediato.


1) Após a leitura do texto, peça aos alunos para responderem, por escrito, às seguintes questões:

a) Com base na leitura do texto acima, percebemos que nas “dicas” e nos subtítulos “como evitar” há orientações para impedir contato com animais peçonhentos e insetos nessa época do ano. No trecho abaixo retirado do texto que você leu, grife os verbos que indicam a sugestão/ordem:

Dicas tanto para peço nhentos quanto para insetos

- Procurar eliminar o alimento, o abrigo, a água e o acesso, pois, devido ao instinto de sobrevivência, eles irão procurar ambientes que ofereçam esses elementos.
- Limpar terrenos baldios e lotes vagos.
- Realizar capina constantemente.
- Acondicionar e destinar corretamente o lixo (não jogar lixo em lotes vagos).
- Não guardar entulhos e restos de material de construção em desuso.
- Não deixar água parada.
- Eliminar qualquer material que possa acumular água.


b) Como é chamada essa forma verbal? (infinitivo)

Professor: nesse momento, é importante mostrar aos alunos que tanto imperativo quanto infinitivo podem compor o texto de instrução. A diferença é que o imperativo introduz um discurso mais diretivo, menos polido. Já o infinitivo compõe um texto mais polido, menos impositivo.


Após a correção dos exercícios, elaborar, com os alunos, anotando no quadro, quais são as características do texto instrucional:

O texto instrucional:

- apresenta título;
- pode aparecer em forma de regras diluído num outro gênero, ou aparecer de forma exclusivamente instrucional;
- geralmente é escrito em tópicos;
- pode apresentar texto introdutório e texto de conclusão, para finalizar o assunto;
- usa, preferencialmente, verbos no infinitivo e ou no imperativo.


Após a elaboração das diretrizes acima, pedir aos alunos que leiam os textos abaixo. Pode-se alternar a leitura entre os alunos, pedindo a eles que leiam em voz alta:

Leia o trecho das reportagens abaixo, retiradas de
http://www.safernet.org.br/site/noticias/s%C3%A9rie-reportagens-especiais-orkut-sem-lei


Texto II

Eles têm entre 7 e 17 anos e estão no Orkut – na mira dos pedófilos

Boa parte dos 6 milhões de brasileiros no Orkut é composta por crianças e adolescentes – embora o sítio seja proibido para menores de 18 anos. Somente em 229 comunidades do tipo Eu tenho 12 anos, Crianças no Orkut ou Eu nasci em 1995 a reportagem contou mais de 220.000 pessoas. Esse número é uma amostra da presença de menores no sítio, pois apenas uma parte deles entra nesses fóruns. Todos esses brasileiros estão em risco. O Orkut reúne comunidades de apologia da violência, das drogas e dos rachas no trânsito, por exemplo, como vem mostrando esta série de reportagens. E também pedófilos. Prontos para agir.
As comunidades assumidamente pedófilas surgem às dezenas. Boa parte sai do ar após iniciativas dos próprios internautas. (...) Os perfis de pedófilos, muitos deles assumidos, chegam às centenas. Em alguns casos, interessados em fazer sexo com menores, expõem nome, foto e profissão.
É diante dessa realidade que pais ignoram os riscos e deixam crianças e adolescentes navegar à vontade no sítio. Uma comunidade chamada Eu tenho 9 anos tem 212 crianças. Com essa idade ou menos, são pelo menos 950 meninos e meninas expondo seus gostos e hábitos, vulneráveis a investidas de pedófilos. Em Tenho 12 anos, vai encarar? há 2.157 pré-adolescentes. Alguns disponibilizam seus Messenger, o sistema de comunicação on line da Microsoft, pelo qual, recentemente, adultos foram flagrados convidando crianças a fazer sexo.
Na adolescência, os números explodem, sob as barbas das autoridades e do próprio Orkut. Somente na comunidade Nascidos em 1989 há 50.616 adolescentes entre 15 e 16 anos.

Conexão perigosa

A quantidade de crianças e adolescentes no Orkut pode ser dimensionada clicando-se em palavras-chave de busca, que localizam comunidades. Somente aquelas com as palavras “nascidos em” ou “nasci em” somam 117.457 membros – número que cresce a cada dia. A partir de outras palavras-chave, como “tenho ‘n’ anos”, “crianças”, “pré-ado lescentes” e “adolescentes”, a reportagem chegou a mais 103.235 pessoas. Total: 220.692. O mais provável é que isso signifique apenas uma menor parte dos menores filiados ao Orkut.
Pais e professores devem saber que a ligação entre os pedófilos perfilados no sítio e esse exército de crianças e adolescentes está longe de ser eventual. Em comunidades aparentemente inocentes, ou onde o moderador avisa desde o início (em alguns casos, apenas pró-forma) que é proibida a entrada de menores de 18 anos, chama a atenção o número de adolescentes abrindo suas experiências sexuais – ao lado de marmanjos interessados na prática ilegal.


Texto III

Febre brasileira na rede
Um dia, ao checar seus e-mails, o estudante de Design de Campinas Gabriel Barbosa Souza, de 23 anos, encontrou uma mensagem enviada por sua vizinha, convidando-o a entrar em um site gratuito, um tal de Orkut. Ele resolveu dar uma navegada para ver do que se tratava - um instrumento para formar uma rede social e encontrar amigos, criado em fevereiro por um funcionário do Google, um turco de 29 anos chamado Orkut Buyukkokten. Souza aceitou o convite da vizinha. Preencheu uma espécie de cadastro com seu nome, sua data de aniversário, seus gostos e algumas linhas que definem sua personalidade. Às 3 da tarde, seu 'perfil', como se diz na internet, ficou disponível para ser acessado pelos demais membros do Orkut. Duas horas depois, Souza recebeu um e-mail de uma moça dizendo que tinha visto sua foto no Orkut. Perguntava se ele não teria cursado o primário na Escola do Sítio. Tinha. Levou apenas duas horas para que os dois estivessem cara a cara, em um bar. ''O brasileiro gosta da casa cheia de amigos. No Orkut é igual''
Entre uma cerveja e outra surgiu a idéia de reunir a turma perdida no passado. Nas duas semanas seguintes, deu-se a caça aos colegas. As armas usadas: o próprio Orkut, e-mail, ferramentas para conversas em tempo real pela internet, como o Messenger, telefone e a mão para bater em portas. Conforme iam sendo localizadas, as pessoas eram convidadas a entrar no Orkut. Nesse ambiente virtual, os velhos amigos formaram uma comunidade, um grupo no qual passaram a trocar mensagens e fotos, aos poucos retomando a intimidade dos tempos de infância. Até que a amizade saltou para fora da tela: em 6 de agosto, 17 ex-alunos da escolinha de Campinas conversavam animadamente em um churrasco na casa de Gabriel Souza, como se nunca tivessem deixado de se ver.
Situações como essa estão se repetindo pelo mundo afora e o tal do Orkut aparece em qualquer conversa. Não se fala de outra coisa. A febre tomou o Brasil, e o Brasil tomou conta do Orkut. (...)

(Revista Época, edição 326 - http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG65928-5990,00-FESTA+BRASILEIRA+NA+REDE.html)

Após a leitura, tecer, oralmente, os seguintes comentários com os alunos:
- Gostaram do texto? Por quê?
- Concordam com o que foi exposto?
- Discordam do que foi exposto?
- Que casos vocês conhecem semelhantes a esses?
- Como podemos ter segurança ao acessar o site de relacionamentos Orkut?

Avaliação

A avaliação constará da elaboração do texto de instrução para uma campanha na escola.


Como você pode notar pela leitura dos textos acima, o Orkut apresenta aspectos positivos e negativos. Com base na leitura e em sua vivência, elabore um texto instrucional para desenvolver uma campanha de conscientização na escola com alunos de 2ª a 6ª série, entre 8 e 12 anos.

O texto de vocês terá o formato de um panfleto (pode ser do tamanho da metade de uma folha A4, dobrada ou aberta. Deixe que os alunos usem a criatividade, já que aqui não se está priorizando o formato e, sim, o conteúdo).

Para tanto, faça um texto introdutório, mostrando que há aspectos positivos e negativos no uso do site de relacionamentos Orkut.

Após isso, elabore 10 regras para que as crianças e adolescentes tenham segurança ao usar o site de relacionamentos.

Em seguida, elabore um Guia para os pais, para que possam orientar seus filhos quanto ao uso do Orkut (elabore 5 regras) .
Por fim, faça um texto de “conclusão”, em que você mostre que, seguindo essas regras, é possível se divertir e ter segurança ao mesmo tempo.

Professor: selecione, dos textos produzidos pelos alunos, as dicas mais importantes e mais bem escritas. Isso pode ser feito em sala, com os alunos.
Digite todos os textos e reproduza em xerox para os alunos de outras turmas.
Organize um momento em que os alunos de sua turma possam visitar as turmas de alunos mais novos (de 2ª a 6ª série), para distribuirem e lerem as dicas elaboradas.

Nessa etapa, é necessário acompanhar a elaboração das regras para que sejam escritas com bom senso.


SUGESTÕES

Para os alunos:

- não forneça dados pessoais;
- não entre em comunidades suspeitas;
- estabeleça contato apenas com conhecidos;
- se notar algo suspeito, ou se você sofrer ameaças, avise seus pais ou responsáveis sobre o ocorrido.
...

Pais:

- oriente seu filho, por meio de uma conversa franca, para os perigos da internet, mostrando a eles casos graves já acontecidos;
- esteja perto quando seu filho acessa o site;
- se notar algo suspeito, ....

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