07/12/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes,Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto,Patrícia Carvalho Pacheco.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Com as aulas propostas o/a aluno/a poderá:
- Despertar o interesse pela leitura.
- Desenvolver a imaginação a partir de situações lúdicas.
- Reconhecer os recursos da linguagem de quadrinhos (onomatopéia).
- Criar história a partir de um tema proposto.
- Identificar dados da realidade e dados da imaginação.
- Reconhecer a importância em cuidar do planeta.
Para a realização desta aula é necessário que o/a professor/a retome com os/as alunos/as histórias infantis trabalhadas em sala de aula ou mesmo conhecidas pelas crianças.
Aula 1: Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a para esta aula sugerimos que inicie o trabalho com o conhecimento que a turma tem sobre faz-de-conta. Converse com a mesma sobre quem já brincou de faz-de-conta e como eram estas brincadeiras. Depois, faça a leitura com a turma do poema “Mentiras” de Mário Quintana. Disponibilize uma cópia para cada aluno/a e uma ampliada para que você professor/a possa trabalhar com a turma.
Mentiras
José Paulo Paes
Lili vive no mundo do faz de conta...
Faz de conta que isto é um avião.
Zzzzzuuu...
Depois aterrizou em um piquê e virou um trem.
Tuc tuc tuc tuc...
Entrou pelo túnel, chispando.
Mas debaixo da mesa havia bandidos.
Pum! Pum! Pum!
O trem descarrilou.
E o mocinho?
Onde é que está o mocinho?
Meu Deus! Onde é que está o mocinho?!
No auge da confusão, levaram Lili para cama, à força.
E o trem ficou tristemente derribado no chão,
Fazendo de conta que era mesmo uma lata de sardinha.
Fonte: http://quintanares.blogspot.com/2006/07/mentiras.html
Após a leitura do poema, procure trabalhar com a turma quais os possíveis objetos que a personagem Lili, usava para representar um avião e um trem. Dialogue com a turma como acabou o faz-de-conta. Problematize o título do poema e faça uma reflexão do significado da palavra mentira e da expressão faz-de-conta. Se achar interessante, construa um cartaz com a turma sobre a reflexão feita. Solicite que cada criança faça, no caderno, desenhos representando coisas que só existem na sua imaginação. Faça socialização dos desenhos de forma coletiva.
Aula 2: Uma (1) aula de 60 minutos
Nesta aula propomos o trabalho com onomatopéia, ou seja, imitação de um som a partir de um fonema ou palavra. Professor/a para maiores informações sobre o assunto consulte o sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Onomatopeia.
Converse com a turma sobre os significados das expressões utilizadas no texto da aula anterior. A que se referem?
A) Zzzzzuuu...
B) Tuc tuc tuc tuc...
C) Pum! Pum! Pum!
Explore com a turma os sons que podemos relacionar às imagens abaixo:
Fonte: http://www.agilitynews.com.br/br/imagens/sistemas/dicas/162.jpg
Fonte: http://rimbaudar.files.wordpress.com/2008/11/passarinho_na_mag.jpg
Fonte: http://contributos.files.wordpress.com/2009/05/bxk15903_abelha1800.jpg
Depois das crianças criarem os possíveis sons referentes às imagens, apresente-as as história s em quadrinhos, lugar em que se usa com maior frequência onomatopéias. Disponibilize algumas tiras das histórias da Turma da Mônica para cada aluno/a, e solicite que procurem descobrir as onoma topéias utilizadas.
Aula 3 – Uma (1) aula de 60 minutos
Para esta aula, propomos o trabalho com o poema “Ficção Científica” de José Paulo Paes. Disponibilize uma cópia para cada aluno/a e faça uma ampliada para que você possa trabalhá-la com a turma na lousa.
Ficção Científica
UM PLANETA DOS MAIS RAROS:
O SEU OURO ERA DE GRAÇA,
O LIXO CUSTAVA CARO.
O ASTRONAUTA NÃO GOSTOU
E FOI-SE EMBORA. QUANDO
PENSOU ESTAR MUITO LONGE,
VIU-SE OUTRA VEZ CHEGANDO
NUM PLANETA ONDE, ALIÁS,
O EM-BAIXO FICAVA EM-CIMA
E A FRENTE ESTAVA POR TRÁS...
DEPOIS DE UMA VIAGEM
PELO ESPAÇO SIDERAL,
O ASTRONAUTA CHEGOU
AO SEU DESTINO FINAL:
UM PLANETA DIFERENTE
CUJO EM-CIMA ESTAVA EM-BAIXO
E O ATRÁS FICAVA NA FRENTE.
UM PLANETA TÃO ESTRANHO
QUE A SUJEIRA ERA LIMPA
E A ÁGUA TOMAVA BANHO.
UM PLANETA MESMO LOUCO,
ONDE O MUITO ERA NADA
E O TUDO, MUITO POUCO.
FONTE: JOSÉ PAULO PAES. É ISSO ALI. RIO DE JANEIRO: SALAMANDRA, 1984.
Nos sítios abaixo você professor/a encontrará músicas e a biografia de José Paulo Paes para trabalhar com a turma.
http://www.paulobi.com/biografia.htm
http://www.paulobi.com/discografia_paes_08.htm
Professor/a após a leitura do texto procure dialogar com a turma sobre o que é Ficção Científica. Pergunte às crianças por que José Paulo Paes intitulou o poema de Ficção Científica. Inicie uma reflexão sobre os problemas ambientais e sobre as diferenças encontradas nos planetas do poema e no planeta Terra.
Como registro, sugerimos que cada criança faça um desenho representando o planeta de sua imaginação. Dê a possibilidade de criarem um planeta e imaginarem como seriam as pessoas, as escolas, os animais e a própria natureza. Problematize como pensam sobre os cuidados com lixo produzido. Faça um mural na sala de aula para expor os registros de cada aluno/a.
Aula 4 – Uma (1) aula de 60 minutos
Nesta aula, sugerimos que a turma seja organizada em grupos de quatro ou cinco alunos/as. Os grupos terão como desafio, criar uma dramatização com uma situação de faz-de-conta em que estejam presentes onomatopéias e os cuidados com o nosso planeta. Aproveite para filmar este momento e depois assistir com a turma, esta apresentação poderá ser feita para que outras turmas assistam e aprendam um pouco mais sobre os cuidados com o meio ambiente. Se não for possível filmar, registre os diferentes momentos utilizando a câmera fotográfica que também permitirá análise do trabalho realizado.
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e de registros individuais de cada aluno/a. Assim, professor/a, você terá maior subsídio para perceber as dificuldades e até as facilidades encontradas pela turma no decorrer do trabalho e propor novas situações ou mesmo, reestruturar o trabalho.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!