19/12/2009
Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
As possibilidades de organização de objetos;
Contagem
Atividade- Perceber as diversas possibilidades de combinações
1º Momento- Organizar combinações simples
O professor anuncia para o grupo que fará uma brincadeira. Assim, fala que é necessário que as crianças leiam os numarais das cartas. Diz que formará uma dupla, que receberá duas cartas e o grupo uma cartela e apartir da observação das diferentes combinações, anotará na cartela: os números das cartas, as combinações e no final fará o levantamento das vezes que cada número se repetiu.
Jogo 1
O professor escolhe duas crianças e cola os cartões no peito, e escolhe uma terceira criança para manipular as peças conforme a indicação do grupo. A cada combinação cada criança anota na cartela. No final convida-se outra dupla e se repete a brincadeira para ser observada e registrada pela primeira dupla.
2 momento - Jogo 2
O professor escolhe 4 bonecos e uma criança para manipular as peças. O grupo vai indicando as combinações, de modo que, façam as diferentes combinações sem repetir a sequência
Fonte: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&safe=off&um=1&q=bonecos+e+bonecas&sa=N&start=72&ndsp=18
Obs: A cada combinação as crianças vão anotando no papel as diversas possibilidades de organização.
2º Momento- Comparar as anotações das crianças
Depois de finalizado as combinações o professor leva as crianças para a roda e escreve no quadro as diversas possibilidades encontradas por elas.
Assim, é importante fazer o registro no papel, pois favorecerá a construção do pensamento lógico da criança, uma vez que, na faixa etária de 5 e 6 anos elas ainda não conseguegem operacionar e internalizar conhecimentos abstratos em um nível mental, precisam da ajuda de objetos e da representaçõe e da escrita para realizar determinadas operações.
Apartir desse trabalho, o professor pode começar a trabalhar os números, fazendo as combinações com compreensão. Ex: escreve de 0 a 9./ 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 em seguida discute com as crianças, quantos combinações pode fazer com o número 1 e assim, sucessivamente vai ensinando a combinar e a ler os numerais.
Papel A4;
lápis;
coleção;
cartela de cartolina.
Avaliar se as crianças conseguiram:
Obs. O professor analisa as dificuldades, o tipo e nível de ajuda que as crianças precisaram durante o desenvolvimento da atividade; o que as crianças conseguiram fazer com ajuda e sem ajuda e depois da ajuda.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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02/05/2014
Cinco estrelasMuito boa atividade. Parabéns!!!