Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


PROBABILIDADE COM CRIANÇAS PEQUENAS

 

19/12/2009

Autor y Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar as possibilidades de combinações que pode fazer com os objetos e com os numeros;
  • participar de discussões conjuntas;
  • discutir possibilidades de organização com os colegas e com o professor;
  • Desenhar as possbilidade de organização realizadas em conjunto com a clsse.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentes de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As possibilidades de organização de objetos;

Contagem

Estratégias e recursos da aula

Atividade- Perceber as diversas possibilidades de combinações

1º Momento- Organizar combinações simples

O professor anuncia para o grupo que fará uma brincadeira. Assim, fala  que  é  necessário que as crianças leiam os numarais das cartas. Diz que formará uma dupla, que receberá duas cartas e o grupo uma cartela e  apartir da observação das diferentes combinações, anotará na cartela: os números das cartas, as combinações e no final fará o levantamento das vezes que cada número se repetiu.

Jogo 1

O professor escolhe duas crianças   e cola os cartões no peito, e escolhe uma terceira criança para manipular as peças conforme a indicação do grupo. A cada combinação cada criança anota na cartela. No final convida-se outra dupla e se repete a brincadeira para ser observada e registrada  pela primeira dupla.

2 momento -  Jogo 2

O professor escolhe 4 bonecos e uma criança para manipular as peças. O grupo vai indicando as combinações,   de modo que,  façam as diferentes combinações sem repetir a sequência

Fonte: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&safe=off&um=1&q=bonecos+e+bonecas&sa=N&start=72&ndsp=18

Obs: A cada combinação as crianças vão anotando no papel as diversas possibilidades de organização.

2º Momento- Comparar as anotações das crianças

Depois de finalizado as combinações o professor leva as crianças para a roda e escreve no quadro as diversas possibilidades encontradas por elas.

Assim, é importante fazer o registro no papel, pois favorecerá a construção do pensamento lógico da criança, uma vez que, na faixa etária de 5 e 6 anos elas ainda não conseguegem operacionar e internalizar conhecimentos abstratos em um  nível  mental, precisam da ajuda de objetos e da representaçõe e da escrita para realizar determinadas operações.

Apartir desse trabalho, o professor pode começar a trabalhar os números, fazendo as combinações com compreensão. Ex: escreve de 0 a 9./ 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 em seguida discute com as crianças,  quantos combinações pode fazer com o número 1 e assim, sucessivamente  vai ensinando a combinar e a ler os numerais.

Recursos Complementares

Papel A4;

lápis;

coleção;

cartela de cartolina.

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

  • Analisar as possibilidades de combinações quando realizaram a atividade com com os objetos e com os números;
  • Participar de discussões conjuntas no momento de fazer combinações entre objetos e numeros;
  • Discutir no grande grupo mostrando as possibilidades de organização;
  • Desenhar as diversas possbilidades de organização dos objetos e números manipulados no momento da atividade.

Obs. O professor analisa as dificuldades, o tipo e nível de ajuda que as crianças precisaram durante o desenvolvimento da atividade; o que as crianças conseguiram fazer com ajuda e sem ajuda e depois da ajuda.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.