Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Manipulação de imagens através de programas de computador

 

17/12/2009

Autor y Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Perceber como as imagens estão cada vez mais sendo manipuladas através de programas de computador;

- Observar os efeitos negativos desta manipulação;

- Manipular imagens para perceber os efeitos produzidos pelas ferramentas dos programas de computador;

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios para esta aula;

Sugiro ao professor que verifique se em sua escola há um número mínimo de computadores que possibilite o exercício dos alunos. Caso não seja possível a instalação do Photoshop nos computadores, sugiro o uso do GIMP, que é um programa leve e apresenta ferramentas semelhantes às do Photoshop.

Estratégias e recursos da aula

- Inicie a aula perguntando aos alunos:

           - Você sabe o que são imagens manipuladas no computador?

           - Você percebe quando tem contato com imagens manipuladas e veiculadas na mídia?

- Então converse sobre o uso de programas de computador para manipular imagens. Este se tornou um fato mais comum do que imaginamos ou percebemos. Vários veículos usam para atrair a atenção, tornar mais bonitas e interessantes determinadas imagens;

- Um dos programas mais conhecidos e antigos e o Photoshop, que oferece uma diversidade de ferramentas para modificar imagens. Outros programas que também são muito utilizados são: GIMP, Corel Paint, Paint Shop.

- Nem sempre as mudanças são para melhor. Existem um grande número de sites na internet que se dedicam a localizar os erros na manipulação de imagens veiculadas para o público. Você pode mostrar os seguintes exemplos:

http://kanardo.files.wordpress.com/2008/03/photoshop_disaster.jpg

http://www.gavinwhenman.com/wp-content/uploads/2008/04/redbullgivesyoulips.jpg

http://viscomla.com/blog/wp-content/uploads/2009/01/photoshop_disasters.jpg

- Após mostrar e discutir os defeitos em algumas imagens, sugiro que o professor demonstre as ferramentas mais comuns disponibilizadas pela maioria dos programas. Isto pode ser feito com o auxilio de uma folha com um Print Screen do Photoshop, por exemplo, para o aluno já começar a localizar quais ferramentas são importantes para seu exercício.

- Através desta imagem o aluno pode fazer anotações prévias de onde localizar os filtros, carimbos que copiam partes integrais da imagem, ferramentas de seleção, como obter amostras de cores, usar os pincéis e cores dentre outras. É importante o professor ter um conhecimento sobre o programa, para poder orientar os alunos no momento do exercício.

- A partir daí, cada aluno deve usar o computador para manipular imagens. Os alunos do 8o. ano, manipularam a fotografia da fachada da escola. Seguem abaixo as imagens produzidas pelos alunos:

Lara/8o. ano A- trabalhou as cores aplicadas à fachada da escola;

Nicole/8o. ano C - aplicou filtro de envelhecimento e deixou a imagem em preto e branco;

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliação deve ser feita sobre as imagens produzidas pelos alunos. O professor não deve se prender ao julgamento da perícia por parte do aluno no uso da ferramenta, até porque trata-se de um contato inicial com esse tipo de trabalho. Deve ser observada a criatividade, capacidade de observação e apreensão dos novos conhecimentos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.