26/01/2009
Mary Grace Martins (orientação)
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Seqüência Didática
A proposta desta seqüência de atividades é possibilitar ao aluno vivenciar um outro papel, ou seja, um redator de guia turístico do Brasil. Para tal o desafio será dará em grupo no qual cada trio irá ficar com um estado do Brasil e apresentar suas belezas, cultura, etc.
Para iniciar o projeto há no Portal do professor, um jogo bem lúdico sobre a localização dos estados.
1º Etapa- Os alunos devem explorar o jogo até que tenham estabelecido uma relação espacial dos estados.
2ª Etapa: O professor deve orientar a formação dos trios, lembrando a todos sobre a necessidade de parceria e envolvimento de todos.
3ª Etapa: Discutir com os trios sobre quais elementos básicos deverão constar no guia .
Por exemplo-
Nome do Estado
Histórico:
Localização:
Habitantes:
Belezas da Terra:
Delícias do lugar:
Não deixe de ver:
Hospedagem:
Essa é uma fase de construção, para tal consulte diversos periódicos e sites para dar repertório aos alunos. A navegação na web pode trazer várias dicas inclusive sobre lay-out , como as informações estão dispostas, etc.
4ª Etapa- Definido os eixos de pesquisa e os trios, faça um sorteio dos estados ou se os alunos conseguirem chegar a um consenso com certeza será muito melhor.
5ª Etapa- Definição de qual programa utilizarão para compor o guia. Ele pode ser feito em editor de texto, em Programa de Apresentação ou até mesmo em um software de autoria.
O importante é que as informações sejam consistentes e fruto de muita pesquisa e elaboração. O software escolhido pode ser o que os alunos sentirem maior segurança ou possam aprender a utilizar consultando tutoriais disponíveis na Web. No www.youtube.com há vários tutoriais em vídeo.
6ª Etapa- Faça um cronograma das apresentações de cada trio, oriente cada seminário e incentive-os a criarem ambientes estilizados que remetam ao Estado estudado.
7ª Etapa- Convidem a comunidade e/ou alunos de outras turmas para conhecerem as produções e comentarem.
Dica: uma sugestão é construir as expectativas que serão utilizads na avaliação, logo após a apresentação da proposta. Depois os alunos comparam estas expectativas com os resultados alcançados.
Nome | Tipo |
---|---|
Quebra-cabeça do Brasil | Mapa |
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasA sugestão de aula é bastante interessante.A professora organizou numa linguagem de forma bastante clara aproveitando o conhecimento dos alunos.O quebra cabeça é bastante apropriado para o tema,também realizar e dividir a divisão das tarefas de democraticaé muito importante para habituar oa alunos nesse processo de respeito e cidadania.Tomo a liberdade de fazer uma critica ao tempo um semestre é muito longo para desenvolver as atividades.Aconselho 2 bimestre. O uso do proprio mapa é uma boa.
24/03/2010
Cinco estrelasUma boa aula. Possibilita ao aluno ter uma melhor compreensão da fauna e da flora brasileira e cria no aluno uma consciência ecológica, ou seja, devemos cuidar dos nossos recursos para que eles sirvam à nossas gerações futuras.