13/03/2009
Ivã de Haro Moreno
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Essa é uma aula expositiva que inclui uso de animações e imagens. Para isso é necessário a disponibilidade de um "data show".
ESTRUTURA BACTERIANA
## É interessante dar ao aluno uma noção espacial. Para isso, pode-se levar um legume ou fruta (como laranjas representando cocos ou pepinos representando bacilos) e fazer cortes, indicando qual o plano que está representado nos esquemas. Pode-se utilizar a animação abaixo para descrevera a estrutura geral das bactérias ##
Com base nos recurso acima, deve-se explicar a morfologia e função das seguintes estruturas:
TEORIA DA ENDOSSIMBIOSE
Para explicar essa teoria, pode-se indicar as semelhanças entre bactérias, cloroplastos e mitocôndrias. A animação "estrutura bacteriana" e as figuras abaixo facilitarão a comparação entre essas estruturas.
Figura 1: Diagrama de uma mitocôndria
Figura 2: Diagrama de um cloroplasto (o DNA está evidenciado)
Fonte das figuras 1 e 2 respectivamente:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitocondria, http://recursos.cnice.mec.es/biosfera/alumno/1bachillerato/organizacion_sv/imagenes/cloroplasto_letreros.jpg
As imagens em microscopia eletrônica de tais organelas estão presentes no recurso que segue:
Imagens de microscopia eletrônica
Características que assemelham as organelas mitocôndria e cloroplasto às bactérias
## Questione seus alunos quais são as características semelhantes entre essas organelas e as bactérias. Diante de tantas semelhanças, pergunte qual a sugestão deles para a origem dessas organelas ##
Obs: Os cloroplastos se assemelham mais às bactérias autotróficas, enquanto as mitocôndrias às heterotróficas.
## Após indicar essas características comuns, pode-se expor a Teoria da Endossimbiose##
Teoria Endossimbiótica: essa teoria sugere que uma célula “pré-eucariótica” desenvolveu uma invaginação na membrana citoplasmática. Uma bactéria entrou pela invaginação como um simbionte e se tornou parte integrante da célula. Quando o simbionte bacteriano era um procarioto fotossintético, funcionava com cloroplasto, e a célula vegetal evoluiu. Quando um simbionte bacteriano era um aeróbio não fotossintético, funcionava como mitocôndria (fornecendo energia) e um tipo de célula animal ou protista evoluiu.
A IMPORTÂNCIA DA BACTÉRIAS NO PLANETA
## Pergunte para seus alunos qual a importância das bactérias para o PLANETA. DIga-lhes que no momento não está pensando na importância para o homem, mas sim para todo o PLANETA ##
## Após as respostas obtidas, é bom enfatizar a importância das bactérias para a vida de todos os organismos (procarióticos e eucarióticos), já que elas originaram as organelas responsáveis pela respiração e fotossíntese, depois, se necessário, acrescente outros papéis desempenhados pelas bactérias, como os listados abaixo ##
Composição de gases na atmosfera
Foram as bactérias que retiraram o dióxido de carbono e produziram o oxigênio.
Produção de oxigênio: Nesse momento pode-se mencionar a teoria da origem da vida, em que os primeiros organismos foram procariontes heterotróficos anaeróbicos, surgindo posteriormente os procariontes autotróficos. Estes produziram O2 que oxidou o ferro e o enxofre presentes na Terra. Após ocorrer tais oxidações, o oxigênio em excesso foi liberado para a atmosfera.
Produção de CO2: As bactérias retiraram o gás carbônico da atmosfera em uma velocidade maior do que sua liberação, armazendo-o nas reservas de carbono e diminuindo a sua concentração na atmosfera.
Pode-se usar o quadro abaixo para comparar como seria a Terra sem vida com a Terra atual.
Quadro: Condições atmosféricas e de temperatura de Marte, Vênus, Terra e uma Terra hipotética sem vida
Marte | Vênus | Terra sem vida | Terra real | |
Atmosfera | ||||
Gás Carbônico | 95% | 98% | 98% | 0,03% |
Nitrogênio | 2,7% | 1,98% | 1,9% | 79% |
Oxigênio | 0,13% | Traços | Traços | 21% |
Temperatura Superficial ºC | 53 | 477 | 290 ±50 | 13 |
Fonte: ODUM, 1983
Reciclagem de elementos vitais
As bactérias decompositoras transformam matéria orgânica em inorgânica para ser utilizada pelos autotróficos. Esses realizam fotossíntese, que ocorre em cianobactérias ou em outros vegetais por meio dos cloroplastos (originários das bactérias).
## Fale de composteiras. Mostre que a matéria que geralmente é tida como lixo pode ser reutilizada, e explique que isso se deve à ação dos decompositores##
Simbioses
Citar exemplos da Escherichia coli no intestino grosso (sintetiza vitamina K e algumas vitaminas B); das bactérias presentes no ciclo do Nitrogênio (Rizhobium, Nitrosomonas e Nitrobacter) e das presentes no sistema digestivo de Ruminantes (digerindo a celulose).
Doenças
Além de falar das doenças humanas causadas por bactérias, pode-se falar também da importância do parasitismo em nível de populações (parasitas atacam os indivíduos mais vulneráveis em uma população, contribuindo para que os mais fortes sejam selecionados positivamente) e em nível de comunidades (duas espécies que ocupam o mesmo nicho podem coexistir quando são atacadas por parasitas, já que destinam grande parte de sua energia no combate desses parasitas e não na competição inter-específica).
A IMPORTÂNCIA DAS BACTÉRIAS PARA O HOMEM
Nesse tópico pode-se abordar o emprego das bactérias na biotecnologia e sua importância para o homem. Alguns itens que merecem destaque são:
ATIVIDADE: Peça que seus alunos pesquisem sobre quais os usos que o Homem atribuiu às bactérias. Durante a discussão dessa atividade, é importante destacar que, embora as bactérias sejam úteis ao homem, elas também são extremamente importantes ao Planeta.
DIVERSIDADE
## Pode-se abordar a diversidade de formas (cocos, bacilos, espirilos, etc.) e de modos de vida. Ao se abordar a diversidade de formas, pode-se evidenciar que os eucariotos são mais diversos morfologicamente que as bactérias. Para explicar os detalhes do porque disso, veja a aula "A origem da célula eucariótica" ##
## Nesse tópico é importante mostrar que as bactérias desenvolveram todos os grandes tipos de transformações metabólicas existentes (respiração aeróbica, anaeróbica, fermentação, quimiossíntese, fotossíntese utilizando água ou ácido sulfídrico). À medida que for explicando isso, dê exemplos práticos. Diga a seus alunos onde existem seres fotossintetizantes, fermentadores, etc ##
Dessa forma, podemos notar que as transformações metabólicas existentes em outros seres vivos já estavam presentes nesses seres primitivos.
Abaixo estão imagens para mostrar a diversidade de bactérias:
Figura 3: Archea: Haloquadratum Figura 4: Enterococcus
Figura 5: Cyanobacteria Figura 6: Salmonella typhimurium
Figura 7: Oscillatoria Figura 8: Spirulina
Figura 9: Anabaena
Fonte das imagens 3 - 9: http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Procaryota?uselang=pt
Nome | Tipo |
---|---|
Estrutura bacteriana | Animação/simulação |
Imagens de microscopia eletrônica | Animação/simulação |
Teoria endossimbionte | Animação/simulação |
Quatro estrelas 61 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/12/2014
Quatro estrelasParabéns professor,você está de parabéns C.E.P.Médici Jequié Bahia
26/12/2014
Quatro estrelasOlá professor muito bem elaborado sua aula.Vocêestá de parabéns
26/12/2014
Quatro estrelasOlá professor muito bem elaborada sua aula.Você está de parabéns
11/08/2014
Cinco estrelasmuito bem colocados o tema.
10/06/2014
Cinco estrelasGostaria de agradecer pelas excelentes informações para meu trabalho de plano de aula sobre as bacterias bastante enriquecedor.
17/05/2014
Cinco estrelasconsultei este site pra fazer um trabalho e encontrei tudo o que precisava.muito bom.amei essa aula.
21/10/2013
Quatro estrelasótima
06/11/2012
Quatro estrelasmuito bom. parabéns!
18/01/2012
Cinco estrelasmuito bom
02/10/2011
Cinco estrelasparabéns, fácil assimilação e de grande importância para a população em geral
26/08/2011
Quatro estrelasGostaria de parabenizar o site que é realmente incrivel. Nas minhas aulas além de usar os recursos que ele oferece, também solicito aos colegas da minha área da biologia e de outras áreas a visitar, todos que acessaram se encantaram. Muito obrigada colegas que divulgam os seus trabalho, sucesso a todos.
16/06/2011
Três estrelasAula didática, satisfatória em ilustração e esclarecedora na importância das bactérias para o homem e para o meio.
22/05/2011
Cinco estrelasA aula foi muito bem elaborada, abordando os principais tópicos que devem ser estudados em relação às bactérias. Considerei as animações bem didáticas e o conteúdo atualizado. Pretendo utilizá -la quando iniciar o estudo do Reino Monera. Parabéns!
17/05/2011
Cinco estrelasA aula é muto boa no que diz respeito ao conteúdo e a ilustração gráfica, pois abrange os proncipais tópicos referentes a atuação das bactérias, abordando bem suas ações benéficas relacionadas a manutenção da vida no planeta: reciclagem da matéria, fixação do nitrogênio e redução de co2 atmosférico.
04/04/2011
Quatro estrelasSua aula é muito criativa e proveitosa. Parabéns!
31/03/2011
Três estrelasExcelente! Reforça o aprendizado das aulas que já ministrei sobre o assunto.
24/03/2011
Cinco estrelasMuito boa, abrangente e com certeza capaz de motivar os alunos.
08/02/2011
Quatro estrelasGrande Ivan !!!! Lembra-se de mim ??? Trabalhei no laboratório do Chico Esteves... Sou natural de Corumbá (MS) onde vc trabalhou por pouco tempo... Um abração
07/02/2011
Cinco estrelasmaravilhosa essa aula dou nota 10 amei. Parabens!
06/02/2011
Quatro estrelasótima
06/02/2011
Cinco estrelasfico muito feliz quando posso contar com colegas tão inteligentes. ótima aula me ajudou bastante.
30/01/2011
Cinco estrelasMuito bem preparada a aula, gostei do suporte didático, das imagens e das fontes. Realmente um trabalho muito bem feito.
27/01/2011
Quatro estrelasA aula é muito boa, bem preparada. Parabéns
25/01/2011
Cinco estrelasmuito boa
15/01/2011
Quatro estrelasAchei muito interessante, valeu gostei muitoa a professora está de parabéns.
01/01/2011
Cinco estrelasGOSTEI BASTANTE, POIS JÁ TENHO CONHECIMENTO SOBRE ESSES ASSUNTOS, SÃO REALMENTE ASSUNTOS IMPORTANTÍSSIMOS OS QUAIS JÁ TRABALHEI E CONTINUAREI TRABALHANDO COM OS MEUS ALUNOS DE 1ª A 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, PRECISO APROFUNDAR A MINHA APRENDIZAGEM PARA ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTOS.
04/12/2010
Quatro estrelasMuito Bom!!
22/11/2010
Cinco estrelasgostei foi muito produtivo...
11/11/2010
Quatro estrelasGostei muito dessa aula, vai ser útil para que eu possa introduzir em meu conteúdo, os meus alunos vão achar interessante. Deixo um abraço a todos os meus colegas do eproinfo. ATÉ A PRÓXIMA, BEIJOS.
09/11/2010
Cinco estrelasmelhor do isso estraga gostei muto, muito bom
30/10/2010
Três estrelasquero dar uma boa olhada neste material, vou precisar de todas essas aulas. nossos professores ainda não as conhece, vou apresentá-las
31/08/2010
Cinco estrelasA aula está bem atual e organizada.
10/08/2010
Cinco estrelasmuito boa a aula, vou aplicá-la na minha sala, valeu pela aula.
24/05/2010
Cinco estrelasbem, eu gostei muporque eu estou na 6ª série e este é o meu assunto no colégio e eu pude aprender mais e tenho certeza que vou tirar um 10,00 na prova. aaaaa, eu queria desejar meus parabéns a autora. eu tenho uma amiga na escola que o nome dela é Luna Braga e Silva, que é parecido com o seu mas deixa pra lá. em fim eu gostei meito do texto.
24/03/2010
Cinco estrelasA aula está excelente.Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a aula criativa e muito bem organizada
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei sua aula professor,gostaria de sugestões sobre evolução e genética. Obrigada!!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito dinâmica e interessante a aula
24/03/2010
Cinco estrelasA aula foi bastante interessante.Vou utilizar essa metodologia com meus alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasmuito interessante, gostei da abordagem .
24/03/2010
Cinco estrelasMUITO INTERESSANTE ME SERÁ ÚTIL PARA DAR UM REFORÇO NOS CONTEÚDOS DA HIPÓTESE ENDOSSIMBIÓTICA... APROVEITO O ENSEJO PARA AGRADECER E FRISAR QUE O PORTAL DO PROFESSOR É UM CANAL DE INTERAÇÃO E CONHECIMENTO! MUI GRATO PROFESSORA ALINE BRAGA. VOTOS DE SAÚDE, PAZ E VIDA LONGA. ADELMO RODRIGUES
24/03/2010
Cinco estrelasTorna as teorias incrivelmente fáceis!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito criativo.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns, pela escolha do assunto e principalmente pela forma que foi abordada a importância das bactérias para o homem e as doenças causadas por elas. É interessante exsaltar a preocupoação com as gravuras, diga-se de passagem , foram muito bem escolhidas e comentadas de forma bastante clara para a comprenção dos leitores. , Mais uma vez volto a afirmar que esse sim é um portal arretado de bom , Oportuniza que trabalhos como esse possom ser divulgados.
24/03/2010
Cinco estrelasInterativo e maneira diferente de expor esse assunto aos educando, pois da para trabalhar outro temas utilizando esse trabalho.
24/03/2010
Cinco estrelasé de essencial importância as bactérias em nossa vida , pois existem bactérias que ajuda o nosso organismo a manter-se seu sistema digestório regulaodo ,no entanto foi muito proveitoso todo esse curso.
24/03/2010
Cinco estrelaseu particulamente gostei muito da aula, esse tipo de aula desperta a curiosidade dos alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei, muito bem detalhada essa aula para ser aplicada, suas orientações didáticas são ótimas, parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns, pela escolha do assunto e principalmente pela forma que foi abordada a importância das bactérias para o homem e as doenças causadas por elas. É interessante exsaltar a preocupoação com as gravuras, diga-se de passagem , foram muito bem escolhidas e comentadas de forma bastante clara para a comprenção dos leitores. , Mais uma vez volto a afirmar que esse sim é um portal arretado de bom , Oportuniza que trabalhos como esse possom ser divulgados.
24/03/2010
Cinco estrelasescelente material , o aluno visualiza e entende de forma clara e sente interesse em pesquizar ainda mais
24/03/2010
Cinco estrelasVocê está d eparabéns, excelente iniciativa e ótima aula..adorei.......bjos
24/03/2010
Cinco estrelasachei super legal a aula uma vez que a animação das imagens contribuiram muito para a visualização do processo
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom as sujestões oferecidas. São poucas as pessoas que se interessam pelo assunto das bacterias. Utilizarei muito em minhas aulas para os proximos anos.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula, dinâmica e objetiva. Gostei muito.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei excelente o material, parabéns se nós tivessemos sempre em mãos materiais como esses ,não teriamos tanta dificuldade para passar para os nossos alunos ou faze-lo compreender como é uma bactéria seus prejuizos a nossa saúde e sua utilidade.Adorei.
24/03/2010
Quatro estrelasBoa apresentação com figuras que fascilitam a comprienção do aluno.
24/03/2010
Cinco estrelasA aula é excelente,pois é com bastante ilustrações e bem detalhadas.
24/03/2010
Cinco estrelasEu como professora de biologia adorei esta aula foi excelente.
24/03/2010
Cinco estrelasUma aula super construtiva, as imagens ótimas, adorei, passarei em breve para meus alunos.
24/03/2010
Três estrelaseu achei muinto interesante gostei muito
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante pois quando falamos de bactérias, o que aparece em nossa mente e que elas são um terror para a humanidade, so que elas também são muito importantes para o homem na area da biotecnologia, esta aula e de grande importância, parabéns.