19/01/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
O aluno vai desenvolver habilidades orais e escritas referentes ao uso dos modais may, might e should em frases no pretérito.
Aula interativa em sala de aula
AULA 1
MOTIVAÇÃO:
Review: Escreva no quadro os modais may, might e should.
Pergunte:
Obs: Para SWAN (2005), may sugere que há 50% de chance que algo aconteça, ao passo que might apenas 30%. Porém, na prática, podemos afirmar que may e might podem ser usados um em substituição ao outro.
Dê exemplos, como:
Em seguida, pergunte a alguns alunos:
Depois, mostre a seus alunos a foto da cantora Madonna e pergunte:
Obs: Você pode imprimir as fotos a seguir ou mostrá-las em transparências com o auxílio do retro-projetor.
Relembre seus alunos da estrutura (may/might + be + verb -ing) que se refere a ações que possivelmente estão acontecendo no momento, sem grandes certezas. Essa estrutura é usada para especulações.
Depois, prossiga com as próximas fotos e incentive os alunos a perguntarem uns para os outros o que aqueles artistas podem estar fazendo naquele momento. Escreva no quadro o modelo:
(nome do famoso)
Peça que escrevam as respostas no caderno e exija sempre respostas completas.
Ao final da atividade os alunos devem, em duplas, passarem as frases construídas para as formas negativa e interrogativa. Corrija com eles a atividade.
Fig 1: Madonna, cantora
Fonte: http://blogs.coventrytelegraph.net/passtheremote/madonna.jpg - acesso em 9/12/09
Fig. 2: Chris Brown, cantor
Fonte: http://www.blog-city.info/en/img6/6718_Chris-Brown-jv09.jpg - acesso em 9/12/09
Fig. 3: Cláudia Leite, cantora
Fonte: http://www.radioaimores.com.br/imagens/galeria/miniatura/claudia_leitte_1.jpg - acesso em 9/12/09
Fig. 4: Cacá, jogador de futebol
Fonte: http://blig.ig.com.br/foradecampo/files/2009/06/1234720-8622-atm17.jpg - acesso em 9/12/09
AULA 2
Nesta aula vamos trabalhar com os modais may e might em ações passadas.
Mostre a seguinte gravura e escreva no quadro:
Fig 5. Mulher cansada
Fonte: http://noisysoup.files.wordpress.com/2007/12/tired-woman2.jpg
Explique a estrutura (may/might + have + participle verb). Comente que usamos essa estrutura para falarmos de ações que possivelmente aconteceram no passado, mas não estamos certos disso.
Comente que estamos speculating sobre o que de fato aconteceu com a mulher. Talvez não estejamos certos. Escreva então:
Comente que, por não termos certeza dos fatos, temos de usar a estrutura acima citada sempre utilizando may e might.
Peça aos alunos que em duplas imaginem outras possibilidades para o cansaço/surpresa da mulher da foto. Depois, peça a eles que digam suas suposições. Escreva as mais interessantes no quadro, sempre destacando a estrutura em questão.
Em seguida, entregue aos alunos a folha de atividades 1, disponível em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/speculating - acesso em 09/12/09
A atividade deve ser feita em duplas ou trios. Ao fazerem o exercício, os alunos devem sempre dar respostas completas.
Ao final da aula, corrija a atividade e cheque a compreensão de todos.
AULA 3
Primeiro, escrava no quadro os modais may, might e should e pergunte:
Em seguida, pergunte:
Aceite somente respostas em inglês. Escreva algumas das respostas no quadro
< p> Exemplo: You should take some medicine.Ao final, pergunte:
Em seguida, diga aos alunos que vão aprender a falar sobre coisas que deveríamos ter feito. Logo, as frases sevem se referir ao passado. Pegue os exemplos escritos no quadro e transforme-os para a forma passada.
Exemplo: You should have taken some medicine.
Enfatize, que como nas aulas anteriores, devemos usar a seguinte estrutura: modal (nesse caso, should) + have + participle verb.
Escreva no quadro algumas situações e peça aos alunos que escrevam o que deveria ter sido feito em cada uma.
Obs: Comente sobre a forma contraída should've (= should have) usada, principalmente no inglês oral.
Ao final, imprima para os alunos a música da cantora americana Beyoncé 'Single Ladies'. Essacanção se encontra no álbum "I am... Sasha Fierce", lançado em 2008 pela gravadora Sony BMG.
Letra disponível em: http://letras.terra.com.br/beyonce/1350412/ - acesso em 09/12/09
Se preferir, passe o vídeo clipe da cantora, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FyHVQT8aIBM&feature=fvst - acesso em 09/12/09
Fig. 6: Video Clipe Beyoncé - 'Single Ladies'
Após ouvirem a música, trabalhe com os alunos o aspecto sintático da frase 'If you liked it then you should have put a ring on it'.
Pergunte:
AULA 4
Nesta aula vamos trabalhar com o tema arrependimentos.
Pergunte:
Em seguida, escreva no quadro:
Pergunte:
Comente que usamos a estrutura shouldn´t + have + participle verb quando estamos falando de regrets (=arrependimentos).
Em seguida, entregue a folha de atividades 2, disponível em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/speculating - acesso em 09/12/09.
Os alunos devem trabalhar em duplas.
Ao final, corrija a atividade .
Se houver tempo, entregue a folha de atividades 3, disponível em:
http://downloads.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/grammarchallenge/pdfs/gc_39_should_have_quizzes.pdf - acesso em 09/12/09.
Se não houver tempo, dê essa atividade como tarefa extra-classe e corrija-a na aula seguinte.
Dicionário inglês-inglês: http://www.ldoceonline.com/
Dicionário português-inglês: http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php
A avaliação deve compreender as duas atividades sugeridas nas aulas 2 e 4. Certifique-se que os alunos estão aptos a formarem frases usando a construção modal + have + past participle. Verifique, ainda, se seus alunos conseguem notar que tal estrutura se refere ao tempo passado e que cada verbo modal passa uma ideia diferente:
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/10/2013
Cinco estrelasThanks for your contribution. Execellent class.
27/04/2010
Quatro estrelasÓtima aula!
26/04/2010
Quatro estrelasparabéns