Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Speculating. (They might/may/should have done something)

 

19/01/2010

Autor y Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno vai desenvolver habilidades orais e escritas referentes ao uso dos modais may, might e should em frases no pretérito.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Modal verbs (may, might, should)
  • Participle verbs
Estratégias e recursos da aula

Aula interativa em sala de aula

AULA 1

MOTIVAÇÃO:

Review: Escreva no quadro os modais may, might e should.

Pergunte:

  • Which of these express the ides of possibility? (R. may e might)

Obs: Para SWAN (2005), may sugere que há 50% de chance que algo aconteça, ao passo que might apenas 30%. Porém, na prática, podemos afirmar que may e might podem ser usados um em substituição ao outro.

Dê exemplos, como:

  • I may meet some friends tonight. I'm not sure.
  • My sister might have lunch with me tomorrow. She is not sure.

Em seguida, pergunte a alguns alunos: 

  • What might your mother cook for lunch/dinner today?
  • Where may (nome um aluno que faltou a aula) be now?

Depois, mostre a seus alunos a foto da cantora Madonna e pergunte:

Obs: Você pode imprimir as fotos a seguir ou mostrá-las em transparências com o auxílio do retro-projetor.

  • What might Madonna be doing now?

Relembre seus alunos da estrutura (may/might + be + verb -ing) que se refere a ações que possivelmente estão acontecendo no momento, sem grandes certezas. Essa estrutura é usada para especulações.

Depois, prossiga com as próximas fotos e incentive os alunos a perguntarem uns para os outros o que aqueles artistas podem estar fazendo naquele momento. Escreva no quadro o modelo:

  • What might _________________ be doing now?

                         (nome do famoso)

Peça que escrevam as respostas no caderno e exija sempre respostas completas. 

Ao final da atividade os alunos devem, em duplas, passarem as frases construídas para as formas negativa e interrogativa. Corrija com eles a atividade.

undefined

Fig 1: Madonna, cantora

Fonte: http://blogs.coventrytelegraph.net/passtheremote/madonna.jpg - acesso em 9/12/09

undefined

Fig. 2: Chris Brown, cantor

Fonte: http://www.blog-city.info/en/img6/6718_Chris-Brown-jv09.jpg - acesso em 9/12/09

undefined

Fig. 3: Cláudia Leite, cantora

Fonte: http://www.radioaimores.com.br/imagens/galeria/miniatura/claudia_leitte_1.jpg - acesso em 9/12/09

undefined

Fig. 4: Cacá, jogador de futebol

Fonte: http://blig.ig.com.br/foradecampo/files/2009/06/1234720-8622-atm17.jpg - acesso em 9/12/09

AULA 2

Nesta aula vamos  trabalhar com os modais may e might em ações passadas.

Mostre a seguinte gravura e escreva no quadro:

  • She is tired. She might have done all the housework.
  • She might not have stopped for a minute.

undefined

Fig 5. Mulher cansada

Fonte: http://noisysoup.files.wordpress.com/2007/12/tired-woman2.jpg

Explique a estrutura (may/might + have + participle verb). Comente que usamos essa estrutura para falarmos de ações que possivelmente aconteceram no passado, mas não estamos certos disso. 

Comente que estamos speculating sobre o que de fato aconteceu com a mulher. Talvez não estejamos certos. Escreva então:

  • She is shocked. She may have received bad news. 

Comente que, por não termos certeza dos fatos, temos de usar a estrutura acima citada sempre utilizando may e might.

Peça aos alunos que em duplas imaginem outras possibilidades para o cansaço/surpresa da mulher da foto. Depois, peça a eles que digam suas suposições. Escreva as mais interessantes no quadro, sempre destacando a estrutura em questão.

Em seguida, entregue aos alunos a folha de atividades 1, disponível em:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/speculating -  acesso em 09/12/09

A atividade deve ser feita em duplas ou trios. Ao fazerem o exercício, os alunos devem sempre dar respostas completas.

Ao final da aula, corrija a atividade e cheque a compreensão de todos.

AULA 3

Primeiro, escrava no quadro os modais may, might e should e pergunte:

  • Which of these is used to give advice/recommendations? (R. should)

Em seguida, pergunte:

  • Suppose I am sick. What should I do?
  • And what shouldn´t I do?

Aceite somente respostas em inglês. Escreva algumas das respostas no quadro

< p> Exemplo: You should take some medicine.

Ao final, pergunte:

  • Are we talking about present, past or future? (R. Present)

Em seguida, diga aos alunos que vão aprender a falar sobre coisas que deveríamos ter feito. Logo, as frases sevem se referir ao passado. Pegue os exemplos escritos no quadro e transforme-os para a forma passada.

Exemplo: You should have taken some medicine.

Enfatize, que como nas aulas anteriores, devemos usar a seguinte estrutura: modal (nesse caso, should) + have + participle verb.

Escreva no quadro algumas situações e peça aos alunos que escrevam o que deveria ter sido feito em cada uma.

  • It's raining now and I don't have an umbrella. (ex: you should've brought an umbrella).
  • George is a vet (= veterinarian) but he doesn't like animals. (ex: he should've chosen another profession).
  • My friends got a very bad grade on their math test (ex: they should've studied more).

Obs: Comente sobre a forma contraída should've (= should have) usada, principalmente no inglês oral.

Ao final, imprima para os alunos a música da cantora americana Beyoncé 'Single Ladies'. Essacanção se encontra no álbum  "I am... Sasha Fierce", lançado em 2008 pela gravadora Sony BMG.

Letra disponível em: http://letras.terra.com.br/beyonce/1350412/ - acesso em 09/12/09

Se preferir, passe o vídeo clipe da cantora, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FyHVQT8aIBM&feature=fvst - acesso em 09/12/09

undefined

Fig. 6: Video Clipe Beyoncé - 'Single Ladies'

Após ouvirem a música, trabalhe com os alunos o aspecto sintático da frase 'If you liked it then you should have put a ring on it'.

Pergunte:

  • Is she talking about the present, past or future? (R. Past)
  • What ring is she talking about? (R. a wedding ring/ um anel de noivado)
  • Who is she talking to? (R. she´s talking to her ex-boyfriend)

AULA 4

Nesta aula vamos trabalhar com o tema arrependimentos.

Pergunte:

  • Vocês já fizeram alguma coisa e depois se arrependeram?
  • Quando falamos de arrependimentos, estamos falando do presente, passado ou futuro?

Em seguida, escreva no quadro:

  • I shouldn´t have bought that yellow T-shirt

Pergunte:

  • Se alguém diz essa frase, isso quer dizer que ele/ela gostou ou não da camiseta?

Comente que usamos a estrutura shouldn´t + have + participle verb quando estamos falando de regrets (=arrependimentos).

Em seguida, entregue a folha de atividades 2, disponível em:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/speculating  - acesso em 09/12/09.

Os alunos devem trabalhar em duplas.

Ao final, corrija a atividade .

Se houver tempo, entregue a folha de atividades 3, disponível em:

http://downloads.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/grammarchallenge/pdfs/gc_39_should_have_quizzes.pdf - acesso em 09/12/09.

Se não houver tempo, dê essa atividade como tarefa extra-classe e corrija-a na aula seguinte.

Recursos Complementares

Dicionário inglês-inglês: http://www.ldoceonline.com/

Dicionário português-inglês: http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php

Avaliação

A avaliação deve compreender as duas atividades sugeridas nas aulas 2 e 4. Certifique-se que os alunos estão aptos a formarem frases usando a construção modal + have + past participle. Verifique, ainda,  se seus alunos conseguem notar que tal estrutura se refere ao tempo passado e que cada verbo modal passa uma ideia diferente:

  • may/might -> possibility;
  • should -> advice/recommendations;
  • shouldn't -> regret.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66,67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.