Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Fichas de Leitura

 

13/12/2009

Autor y Coautor(es)
Maria Teresa Lopes da Cruz
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Aumentar o vocabulário.
• Estimular o desejo do aluno em conhecer diferentes histórias.
• O centro da sala de aula deve ser o livro, a leitura.
• Socializar as histórias lidas.
• Desenvolver a oralidade.

Duração das atividades
50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A aula:Casa do leitor

Estratégias e recursos da aula

• Fichas de leitura
• Troca - troca de fichas

Atividade 1

A professora pede para cada aluno ler a ficha que preencheu após ter lido uma fábula.
Na ficha de leitura pode constar o título da fábula, o registro dos personagens, a parte que o aluno mais gostou da história, uma palavra diferente (neste momento, o professor pode sugerir que o aluno pesquise no dicionário). Destacar a moral da história e pedir que o aluno dê um novo título para a fábula.

Obs: No caso essa aula foi sobre fábulas. É importante observar que esta atividade pode ser feita com qualquer tema, com diferentesl ivros.

Atividade 2


O aluno preenche outra ficha de leitura e oferece à fábula a um colega. Criando um momento de socialização de ideias e um clima afetivo entre os colegas, já que todos devem ser contemplados com uma história.

Desenvolver a capacidade de registrar semelhanças e diferenças, categorizar animais de acordo com suas características, defender a capacidade de escolhas. Atribuir adjetivos para as escolhas. Apontar e discutir como forma de contribuição para a escrita a temática do meio ambiente, a necessidade de preservação do habitat natural e do respeito do homem com a natureza.


Atividade 3

O troca - troca de fábulas. O aluno oferece a fábula que leu para um colega.

Atividade 4

O aluno, após ter lido a fábula que o colega ofereceu, fará uma avaliação do que leu, se foi interessante, se gostou, o que mais gostou o que menos gostou. Trocando suas experiências pessoais a partir da história lida, contando fatos relacionados a suas histórias de vida O professor pode pedir, para o aluno que ofereceu a fábula e para o que recebeu, uma nota para história, por exemplo, uma nota de 0 a 10.

Atividade 5


Guardar as fichas de leitura na “Casa do Leitor”, para que fique registrado e catalogado as opiniões de cada aluno sobre suas leituras. Pintar a legenda do gráfico da sala. Caso esta fábula não esteja no mural, acrescentá-la.

Avaliação

A avaliação será feita oralmente, pelo aluno, explicitando suas observações sobre a fábula que o colega ofereceu e suas considerações.
Neste momento, o professor deve estar atento para provocar debates sobre diferentes ideias e observações sobre a mesma fábula pedindo que o aluno dê uma moral diferente para ela ou perceba que fábulas diferentes podem ter a mesma moral, o que é instigante para o debate.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Lucineide, Sec. Mul. de Educação , Bahia - dijo:
    lucineidecar@gmail.com

    03/03/2011

    Quatro estrelas

    Muito bem elaborado o plano de aula sobre fichas de leitura. De muita valia para o trabalho do coordenador pedagógico nas orientações de aulas de leitura para o professor junto aos alunos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.