Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Imagem e escrita: construindo o processo de alfabetização

 

20/12/2009

Autor y Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Associar imagem à escrita correspondente;
• Ampliar o vocabulário;
• Criar e recriar;
• Ampliar o conhecimento de letras do alfabeto

Duração das atividades
5 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O/a professor já deve ter trabalhado muitas vezes as letras do alfabeto de forma contextualizada, por meio das fichas dos nomes das crianças, escritas coletivas e individuais de nomes dos colegas, nomes de alguns objetos da sala, como o brinquedo que mais gosta de brincar e outros. Atividades desse tipo podem ser desenvolvidas, colocando-se vários objetos/brinquedos em um saco ou caixa e pedindo a criança que retire dali um objeto. Depois que a criança já tiver explorado bastante tal objeto, faz-se o registro por meio do desenho e da tentativa de escrita de forma livre do nome desse objeto. Quando as crianças terminarem de escrever e estiverem desenhando, o/a professor/a vai passando de mesa em mesa fazendo a (re)escrita das palavras possibilitando a reflexão da criança sobre a sua escrita.
As canções AZUL, AMARELO, VERMELHO E VERDE de Thelma Chan (In: http://www.thelmachan.com.br/) também já devem ter sido aprendidas pelas crianças previamente.

Estratégias e recursos da aula

Introdução:

Tendo em vista que a alfabetização é um processo que se inicia mesmo antes da criança entrar na escola, acreditamos que desde o ingresso da criança na Educação Infantil, precisamos propor atividades que contribuam para a ampliação, de forma contextualizada, do conhecimento das crianças acerca da linguagem escrita. Essa aula destina-se a crianças de 5 anos de idade.
Objetivos da aula: Levar a criança a ampliar seu conhecimento sobre a linguagem escrita.

Primeiro Momento:

Você, professor/a pode utilizar as canções que fazem parte do seu universo com as crianças. Nessa aula colocamos como sugestão as músicas AZUL, AMARELO, VERDE E VERMELHO de Thelma Chan, pelo fato de tais canções fazerem parte do cotidiano das crianças com as quais trabalhamos.

Em um cartaz grande escreva com letra de imprensa maiúscula, as letras das músicas:

AZUL

O AZUL QUE PINTA A ÁGUA DO MAR
TAMBÉM O CÉU PINTOU
E LÁ DO CÉU POR CAUSA DO MAR
A TERRA É AZUL


VERMELHO

VERMELHO PERIGO
PARE AMIGO
QUANDO ELE PINTAR
MAS SE O VERMELHO FOR DE COMER
NÓS VAMOS AVANÇAR
NHAC


AMARELO

AMARELO DO SOL
QUE ESQUENTA A MANHÃ
AMARELO DO OURO DA MINA
QUE TINGIU O IPÊ
MUITAS FRUTAS DOUROU
E ATÉ LÁ DENTRO DO OVO ELE PINTOU


VERDE

VEM VERDE DE PERTO
COMO É O VERDE DO CHICLETE
DO CHICLETE DE HORTELÃ
NHAM, NHAM
O VERDE PINTA A NATUREZA
BOSQUES E FLORESTAS
VERDE CHEIRO DE MANHÃ
HUM!

Divida a turma em quatro grupos – amarelo, azul, vermelho e verde. Explore uma música por vez. Coloque o cartaz em um local de boa visibilidade para as crianças e cante as canções, uma por vez, acompanhando a letra no cartaz.

Segundo Momento:

Distribua os cartazes com as letras das músicas aos grupos correspondentes. Letra da Música AMARELO ao grupo amarelo, VERDE para o verde e assim por diante.

Peça às crianças que ilustrem o seu cartaz com os objetos que aparecem na letra. Por exemplo. Amarelo do Sol que esquenta a manhã: elas deverão colocar o sol, Amarelo do outro da mina: deverão representar o ouro, o Ipê, as frutas, o ovo e assim por diante com todas as letras.

É importante que cada grupo utilize um recurso diferente:


AZUL – recorte e colagem de revistas dos objetos que aparecem na letra;

VERMELHO - desenho com canetinha na cor vermelha;

VERDE – modelagem com massinha na cor verde;

AMARELO - pintura com tinta amarela.


Enquanto as crianças vão trabalhando coloque as músicas no som para que as crianças ouçam.

Terceiro Momento:
Retome cada música com o grupo que fez a ilustração pedindo que expliquem aos colegas as representações que fizeram: desenhos, pinturas, modelagem, colagem. Ao fim da explicação do grupo todos cantam a música correspondente.

Quarto Momento:

Os cartazes devem ficar expostos na sala de aula a fim de fazer parte do cotidiano das crianças.

Quinto Momento:

Posteriormente, o/a professor/a pode utilizar gravuras dos elementos que aparecerem nas canções e pedir às crianças que mostrem tais gravuras ao cantar.

Em outros momentos o professor/a pode distribuir as gravuras para as crianças tentarem fazer a escrita das palavras correspondentes.

Pode ainda fazer uma cruzadinha das imagens para colocar a escrita das palavras. Veja o exemplo dessa cruzadinha. O professor deve adaptar a cruzadinha aos elementos que deseja contemplar.

CRUZADINHA

Recursos Complementares

CD Thelma Chan “Coralito”, papel, canetinha, massinha de modelar, tinta guache, papel Kraft ou sulfitão, som portátil.

Avaliação

Professor/a observe se a criança já consegue utilizar letras ao escrever. Há correspondência sonora em sua escrita. Em que nível de escrita, de acordo com os estudos de Emília Ferreiro, a criança se encontra? Essa questão servirá de suporte para as valiosas intervenções do professor, objetivando fazer a criança avançar na construção de seu conhecimento sobre a linguagem escrita.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.