15/12/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Desenvolver o gosto pela leitura.
Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.
Fazer com que o aluno se auto-avalie desenvolvendo a criticidade.
Desenvolver a coordenação motora fina.
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento
Momento 1
A professora, através de uma conversa informal, perguntará às crianças se acham que são grandes ou pequenas. As respostas serão diversas, a professora poderá perguntar por que se acham grandes, ou por que se acham pequenas. O que seus pais dizem? Quais exemplos eles dão para justificar isso.
Dizer que conhecerão na história uma menina que vive esse conflito, ela não sabe se é grande demais para algumas coisas ou se é pequena para tantas outras,. Nesse momento a professora convidará os alunos a ouvir a história "Grande ou pequena" de Nilson José Machado.
Disponível para ouvir em:
http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/grande-ou-pequena
Capa do livro disponível em:
http://www.brindoavida.blogger.com.br/livro%20grande%20ou%20pequena2.jpg
Momento 2
Depois da leitura, a professora perguntará:
Então... é possível ser grande e pequeno ao mesmo tempo?
Para que coisas a menina era grande?
Em que momentos seus pais diziam que era pequena?
Á situação da história já aconteceu com vocês?
Distribuir uma folha A4 para cada criança, dividida ao meio, e pedir que copiem de uma lado da folha: SOU PEQUENO PARA: e do outro lado: SOU GRANDE PARA:
A professora deverá distribuir revistas e pedir que as crianças colem de um lado situações que mostram coisas que elas ainda não podem fazer por serem pequenas e do outro situações que elas são capazes de fazer por já serem grandes.
Momento 3
Após a colagem a professora deve pedir que expliquem as diversas situações que colaram escrevendo do jeitinho que souberem.
Essa atividade poderá ser fixada no mural de sala sob o título: GRANDE OU PEQUENA? O QUE JÁ POSSO FAZER ...
Segue abaixo um exemplo da atividade:
Observar o envolvimento dos alunos nas conversas e atividades propostas.
Através das perguntas orais, perceber se todos compreenderam a história.
Avaliar as dificuldades de cada aluno em relação à escrita: ortografia.
Analisar a coerência das situações destacadas na atividade de colagem, se realmente corresponde à idade e habilidade de crianças nessa faixa etária.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!