01/02/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
É importante que o (a) professor (a) tenha trabalhado previamente os elementos que compõem uma obra de arte, destacando o estilo que o Henri Matisse trabalha em suas produções.
1º Momento
A professora poderá iniciar com uma retomada da aula anterior, lembrando qual a obra de Matisse estão citando na produção. É nesse momento que o (a) professor (a) apresentará o material a ser utilizado pelas crianças e organizará os encaminhamentos da atividade, ou seja, como irão proceder para conseguirem representar a imagem que o artista retrata em sua obra. A apresentação do material deverá ocorrer mediante questionamentos que criem nas crianças a necessidade e interesse em realizar sua própria produção. Sugerimos alguns questionamentos: como usaremos o papel (na horizontal ou na vertical)? Como faremos o desenho (linhas retas e curvas com um traço firme)? Como usaremos o giz de cera para pintar toda a superfície do desenho?.
2º momento: A aula terá continuidade com o desenho da cena, no caso, representado por uma mulher deitada em uma poltrona/sofá. O desenho da cena poderá ser realizado com hidrocor na cor preta. Em seguida as crianças poderão realizar a pintura da cena com giz de cera na cor que se assemelhe mais à obra do artista.
3º momento: Nesse momento as crianças farão o recorte da imagem, procurando se aproximar o máximo possível do contorno do desenho. Em seguida poderão colar o desenho no cenário que pintaram anteriormente, definindo a melhor posição (centralizado, mais acima, mais abaixo).
Sugerimos uma visita no site:
http://www.abcgallery.com/M/matisse/matisse.html
Observar se as crianças quanto conseguiram:
Cinco estrelas 1 calificaciones
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24/03/2010
Cinco estrelasEdna Parabéns pela aula. Uma ótima sugestão.