Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A SALADA DE FRUTAS: Explorando as suas formas, tamanhos e sabores

 

17/12/2009

Autor y Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 4 anos, poderão:

  • Conhecer algumas frutas e os seus nomes;
  • Conhecer os sabores das frutas (doce, azeda);
  • Conhecer as formas de algumas frutas;
  • Conhecer os tamanhos de algumas frutas.
Duração das atividades
Duas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema das frutas. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através das aulas, apresentadas neste portal, intituladas: " Será que nascem do supermercado? - A AULA DE CAMPO" e "FRUTAS: da manga rosa quero o gosto e o sumo".

Estratégias e recursos da aula

Propomos que essa aula seja realizada após uma aula de campo com destino a uma quitanda ou feira, para que na volta das compras as crianças possam explorar as frutas adquiridas. POde-se ainda, sugeri que tragam, de casa, uma fruta diferente.

Ao ter as frutas na sala o professor poderá, no momento da roda, apresentar as frutas às crianças, pedir para que elas peguem as frutas, cheire-as e as apalpe. Nesse momento o professor pode ir chamando atenção para os tamanhos das frutas(qual a fruta é maior quê, ou meno quê), os seus pesos (qual fruta é mais pesada quê ou menos pesada quê?).

Para falar das formas das frutas o professor poderá trazer também para esse momento os sólidos geométricos e daí pedir para as crianças compararem os sólidos com as frutas, e daí ir questionando: Existe alguma fruta que se pareça com alguns sólido? Será que tem alguma fruta em forma de um cubo?

Fazer com que as crianças percebam que a maioria das frutas têm o formato circular, os atributos que fazem parte dos sólidos que têm este formato, em confronto com aqueles como cubo, pirâmide etc que possuem vértices, questionando: se tem lados, se rolam, quantos lados têm?

Depois desse momento o professor poderá cortar as frutas e possibilitar que as crianças percebam as sementes e os sabores de cada fruta.

Após cortar todas as frutas poderá ser servida uma salada de frutas ou até possibilitar que as frutas sejam servidas separadamente.

Depois o professor poderá solicitar que as crianças registrem, através do desenho, esse momento.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

  • Identificaram algumas frutas pelo seu nome;
  • Regitraram, através do desenho, a aula vivenciada;
  • Nomearam o seu desenho;
  • Participaram dos momentos de apreciação das frutas.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.