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Rimas

 

27/01/2010

Autor y Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá ser capaz de reconhecer unidades fonológicas como rimas e terminações de palavras. Produzir oralmente uma palavra a ser rimada com outras palavras. Articular a oralidade e a escrita por meio de diferentes seqüências de sons.

Duração das atividades
aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética, reconhecer traços sonoros das palavras sem a escrita e com a escrita.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a), esta aula tem com propósito trabalhar rimas, e assim ampliar a observação das crianças na relação som e escrita. Para o desenvolvimento deste trabalho, iremos propor aos alunos uma brincadeira.

I BRINCADEIRA_ Precisaremos, para o desenvolvimento da atividade, de uma bola pequena (que poderá ser feita com jornal ou revista amassados e então, cobertos com durex, a fim de definir o formato) e um saquinho ou envelope onde você, professor(a) deverá colocar palavras que serão motivadoras/geradoras das rimas a serem propostas a turma. Com este material preparado, as crianças devem ser convidadas a formar uma roda.

Para iniciar a atividade, a bola deverá ser passada de mão em mão, enquanto vocês cantam músicas conhecidas da turma, ou recitam versos e poesias. Quando terminar a música e/ou poesia a bola deve ficar na mão de uma das crianças. Esta criança deverá sortear no saquinho ou envelope, uma palavra e a partir desta palavra, deve dizer outra que rime com esta. Assim, deve seguir a bola que continuará rodando e a cada criança que passar, falará uma palavra que rime com a que foi sorteada. Seguirá assim, até que alguma criança, não consiga mais dizer uma palavra que rime. Quando isso acontecer, será o momento de retomar uma música ou poesia, e novamente quando acabar, a criança que tiver a bola em mão sorteia uma palavra, para iniciar a ciranda de rimas novamente. Assim, deve seguir, até acabar as palavras do envelope ou saquinho, ou conforme você julgar pertinente o envolvimento das crianças. Recomendo, que não ultrapasse cinco a sete palavras sorteadas, a fim de evitar que a atividade fique cansativa para o grupo.

Observe abaixo dois exemplos, de possibilidade de palavras, bem como suas rimas:

BOLA_ mola; mala; bala; sacola; cola...

SAPATO_ carrapato; pato; prato; chato; gato....

CABELO_ camelo; cavalo; caramelo; gelo; cotovelo; novelo...

JOELHO_ espelho; vermelho; trabalho; alho; orvalho...

Professor(a), retome com as crianças, a orientação de que rima corresponde basicamente ao som da última sílabas das palavras. Neste momento, cite alguns exemplos a fim de garantir a compreensão de todos.

II REGISTRO_ para que o trabalho com rimas fique registrado, sugiro que prepare uma atividade similar, porém com grupo de trabalho menor, de quatro crianças. Cada grupo deverá receber um envelope ou saquinho, contendo palavras para serem trabalhadas. Se possível, estas deverão ser diferentes das já trabalhadas com o grupo. Além das palavras, o grupo deve receber uma folha para registrar, através da escrita. A criança sorteia a palavra e lê, para seus colegas de grupo. Assim, todos do grupo, vão registrar o maior número possível de palavras que rimem com esta sorteada. Sugiro que combine um tempo para o registro com os grupos Estabeleça assim, um sinal para finalizarem o registro (pode ser, por exemplo, você bater palma três vezes). Uma vez finalizado o tempo, o grupo deverá conferir entre eles, quem conseguiu escrever o maior número de rimas corretamente. Em seguida, a próxima criança do grupo, sorteia a próxima palavra e novamente todos deste grupo devem, por um tempo fixo, registrar o maior número possível de rimas. O procedimento pode ocorrer até que acabem as palavras colocadas no envelope.
Verifique a seguir um modelo para registro:

Nesta proposta apresentada acima, você poderá solicitar ainda, que a criança sinalize com lápis de cor as rimas (trecho das palavras que rimam). Acima, a demonstração, desta indicação, se dá com letras maiúsculas.

Por fim, você poderá fazer também a indicação de uma palavra e então solicitar que sinalizem (colora, circule ou sublinhe) no quadro somente as palavras que rimam. Confira a seguir um exemplo:

Avaliação

Por meio da diversas atividades ora propostas, o educador(a) poderá observar se o grupo de alunos compreender as características das rimas, que estão relacionadas ao som e a escrita de palavras, com terminações similares e/ou identicas. Assim, você terá elementos parar avaliar a escrita ortográfica das crianças, pode meio de palavras que possuem rimas. Além disso, propiciará uma experiência lúdica, que estabelece uma relação continua entre, saber, aprender, desejo e prazer.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • DANIELA RODRIGUES, EEF MARIA IDA HOLANDA DANTAS , Ceará - dijo:
    rs.dani@hotmail.com

    02/09/2011

    Cinco estrelas

    Sua aula colega, é de fácil realização, com poucos recursos e resultado satisfatório. Obrigada e um abraço.


Sem classificação.
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