Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Brincando de índio

 

17/12/2009

Autor y Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 - Conhecer as diversas práticas lúdicas e as peculiaridades de diversas etnias indígenas do Brasil.

- Promover um olhar crítico das crianças desconstruindo o estereótipo sobre os indígenas brasileiros.  

- Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas.

- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 20 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Os jogos, brinquedos e brincadeiras retratadas nas atividades a seguir foram registrados através de um documentário produzido pela empresa Origem, Jogos e Objetos. Além de mostrar a riqueza lúdica de diversas etnias indígenas o DVD Jogos Indígenas do Brasil revelam os diferentes costumes e peculiaridades dos cotidianos dos povos indígenas brasileiros. Dessa forma, o(a) professor(a) poderá mostrar o documentário e trabalhar as atividades lúdicas indígenas e promover um olhar mais crítico e menos estereotipado sobre o cidadão indígena.

Sugestão de pesquisa:

http://www.origem.com.br/home/

ht tp://www.origem.com.br/jogos-e-objetos/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=32

Atividade 1 – Pião de fruta

Duração: 20 minutos

Material: palito de madeira e missanga esférica de madeira

Local: sala de aula, pátio ou quadra

Esse pião é encontrado entre os índios Kamaiurás, no Alto Xingu - MT. O brinquedo, muito parecido com uma piorra e é feito com uma pequena tira de bambu e uma fruta denominada yua'apong que é encontrada nas proximidades da aldeia.

O(a) professor(a) poderá confeccionar o pião com palitos e pequenas miçangas esféricas de madeira. Para isso, basta encaixar um palito de churrasco dentro do orifício da miçanga esférica de madeira de aproximadamente 1cm de diâmetro. Para fixar bem uma peça na outra é recomendável passar um pouco de cola dentro do orifício da miçanga antes de encaixar o palito.

undefined

Atividade 2 – Cama de gato

Duração: 20 minutos

Material: barbante

Local: sala de aula, pátio ou quadra

Na Aldeia Escalvado, em Fernando Falcão no Maranhão, os índios Canela brincam de cama de gato, também conhecido como jogo de fio, fazendo figuras e desenhos com várias denominações, lembrando objetos, animais e situações de seu cotidiano.

Usando barbantes o(a) professor(a) poderá reproduzir e criar com as crianças diversas figuras.

Sugestão de figuras:

http://www.terrabrasileira.net/folclore/manifesto/jogos/j-gato.html

http://www.jogos.antigos.nom.br/cama.asp

 undefined

Atividade 3 – Jogo da rifa -

Duração: 20 minutos

Material: palito de madeira e missanga cúbica de madeira

Local: sala de aula, pátio ou quadra

O jogo, criado pelos índios Parecis, da Aldeia Formoso no município de Tangará da Serra, em Mato Grosso, utiliza um “dado” em formato de pião onde apenas um dos lados do pião é marcado com um X. O jogador deve rodá-lo com o objetivo deixar o dado cair com a face marcada virada para cima. Aquele jogador que não consegue tirar a face marcada sai do jogo, restando apenas aqueles que conseguem. Realiza-se outra rodada para jogar os dados até que apenas um jogador consiga tirar a face virada e ganhe o jogo.

undefined

Esse dado em formato de pião é originalmente talhado em madeira, e o(a) professor(a) poderá reproduzi-lo com miçangas cúbicas de madeira atravessadas por e palitos. Para isso, basta encaixar um palito de churrasco dentro do orifício da miçanga cúbica de madeira de aproximadamente 1cm de espessura. Para fixar bem uma peça na outra é recomendável passar um pouco de cola dentro do orifício da miçanga antes de encaixar o palito. Ao final, marque com canetinha um X em uma das 4 faces do “dado-pião”.

undefined

Atividade 4 – Arco e Flecha

Duração: 20 minutos

Material: pedaços de bambolês e varetas de madeira  

Local: pátio ou quadra

O divertimento da criança indígena é imitar os adultos, caçando pequenos animai s, abatendo aves menores, tentando pescar. O arco e flecha é um instrumento encontrado em inúmeras aldeias, assim como nos índios Maiorunas da Aldeia 31 em Atalaia do Norte, Amazonas. Esse instrumento serve para o divertimento, mas também para o preparo para as atividades de caça na vida adulta.

Nas aulas o(a) professor(a) poderá confeccionar os arcos utilizando pequenos bambus envergados amarrados nas extremidades por um cordão encerado; as flechas podem ser feitas com taquaras de bambu com fita isolante nas pontas para evitar acidentes. Pode-se criar alvos com caixas de papelão com animais desenhados. O manejo do arco e flecha pode ser difícil para as crianças menores que poderão precisar da ajuda do(a) professor(a).

undefined

Atividade 5 – Brincadeira da cadeira

Duração: 20 minutos

Material: cadeiras

Local: sala de aula, pátio ou quadra

A brincadeira das cadeiras é feita pelos índios Manchineri da Aldeia extrema no Acre. Essa brincadeira lembra a tradicional dança das cadeiras, entretanto não necessita de música e as cadeiras são voltadas para o interior do círculo. As crianças ficam assentadas em suas cadeiras, com exceção de uma que fica em pé. Ao sinal dessa criança, todas as outras devem trocar de cadeira. Nesse momento, a criança que estava em pé tenta assentar em uma cadeira. Ao final, outra criança ficará em pé e repetirá o comando de trocar de assento e assim segue a brincadeira.

undefined

Avaliação

Por fim, o(a) professor(a) poderá pedir às crianças para realizar um desenho sobre os jogos, brinquedos e brincadeiras indígenas bem como o contexto das aldeias em que cada prática lúdica ocorria. Ao final, o(a) professor(a) construirá com as crianças um cartaz com os desenhos intitulado: “ Brincando de índio”. 

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/6 - 83,33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.