18/12/2009
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Estrutura de um texto de opinião; estudo dos verbos e suas flexões.
Recursos
Textos da internet
Laboratório da Informática
Atividade em pequenos grupos
Aula dialogadaAulas 1, 2 e 3
Laboratório de Informática
Atividade 1 – alunos em dupla
A) Os alunos leem o artigo “Congestionamentos podem causar estresse, varizes, dor na coluna e problemas respiratórios”, de Iara Biderman, Folhaonline, de 13.12.09, disponível em:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u381422.shtml
1º) Anotar no caderno as palavras por eles desconhecidas e procurar no dicionário o seu significado; ou tentar construir o sentido a partir do seu emprego no texto;
2º) Anotar todos os verbos usados no texto e verificar que tempo verbal está predominando.
3º) Discutir entre eles por que aquele tempo verbal foi predominante.
Atividade 2 – turma em círculo
Um dos alunos da dupla apresenta as atividades feitas e o professor complementa as conclusões, mostrando que o verbo no tempo presente é característica do texto opinativo, principalmente por ser o assunto um tema atual. Entre outros recursos usados no texto, o emprego desse tempo verbal confere ao texto um tom de veracidade, o que faz com que o leitor se convença de que o trânsito é nocivo. Essa reflexão é importante para que o aluno perceba que o ato de escrever nunca é aleatório
Atividade 3 – em dupla
Os alunos leem conto “A descoberta de Escrita”, Ignácio de Loyola Brandão, disponível no sítio:
http://comoumdiscoarranhado.blogspot.com/2008/05/descoberta-da-escrita.html
http://comoumdiscoarranhado.blogspot.com/2008/05/descoberta-da-escrita.html
Atividade 4 – em duplaApós a leitura, o professor orienta os alunos para que façam as seguintes análises a partir do comentário introdutório do conto e, em seguida, do próprio conto:
A) comparar o emprego do tempo presente no comentário do conto com o usado no artigo “Congestionamentos podem causar estresse, varizes, dor na coluna e problemas respiratórios”, para explicar se a situação de uso desse tempo verbal foi a mesma.
B) analisar e explicar se em ambos os textos o tempo verbal usado no presente muda ou não de sentido.
C) Verificar o tempo verbal predominante no conto e compará-lo com o usado no texto introdutório e com o empregado no artigo de opinião, explicando por que existe diferença de uso do tempo verbal entre os três textos: artigo, comentário introdutório do conto e no próprio conto.
Atividade 5 – turma em círculo
Um aluno da dupla apresenta suas reflexões e o professor faz correções e explicações necessárias.
Aula 4
Atividade 1- em dupla, ou grupo (a critério do professor)
Produção de texto (Comentário)
A partir de um dos textos lidos (artigo de opinião e conto) o aluno produz um comentário de aproximadamente 10 linhas, defendendo suas idéias sobre um dos temas neles abordados empregando a estrutura do artigo de opinião e também o verbo no tempo presente.
Atividade 2
Os alunos leem os comentários para a turma.
Para conluir a aula, o professor orienta os alunos a acessar o sítio abaixo para mostrar como o aspecto verbal muda de acordo com a situação de uso do verbo.
O professor avalia se o aluno foi capaz de produzir comentário a partir das orientações dadas. Após a correção dos textos, ele faz um levantamento das dificuldades apresentadas na escrita pela maioria dos alunos, socializando-as com a turma e orientando os alunos a reescrever os textos, fazendo a correção adequada.
Duas estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Duas estrelasFAZER COM QUE NOS TEXTOS TENHA FORMAÇOES OBJETIVAS E COMPLETAS