Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Pezinho – explorando ossos, músculos, sensibilidade e noções de tamanho.

 

26/12/2009

Autor y Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender as funções dos ossos e músculos na constituição do corpo humano;
  • Explorar a sensibilidade através do tato;
  • Comparar o tamanho dos pés e compreender a noção de maior e menor;
Duração das atividades
Uma aula de 1 hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Música “Ai bota aqui, ai bota ali o seu pezinho” – Domínio Público.

Pode-se escrever a música em porta-texto e trabalhar a letra da mesma, já que é  uma letra pequena e de fácil compreensão para crianças da educação infantil.

Ai bota aqui, ai bota ali o seu pezinho

Ai bota aqui ai bota ali o seu pezinho
O seu pezinho bem juntinho com o meu (bis)

E depooois não vá dizer
Que vocêêê já me esqueceu (bis)

Ai bota aqui ai bota ali o seu pezinho
O seu pezinho bem juntinho com o meu (bis)

E vou chegaaar nesse seu corpo
Um abraaaço quero eeu (bis)

Ai bota aqui ai bota ali o seu pezinho
O seu pezinho bem juntinho com o meu (bis)

Agora queee estamos juntinhos
Me dá um abraaaço e um beijinho

Link: http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/do_fundo_do_bau.htm

Neste momento chamar todas as crianças para cantarem e dançarem a música. Posteriormente, conversar com elas sobre seus pezinhos, falar sobre a importância deles na constituição do nosso corpo humano, explicar que eles são constituídos de ossos e músculos que oferecem sustentação ao nosso corpo.

2º Momento: Dinâmica da sensibilidade

Utilizar caixas de papelão (de preferência as utilizadas na entrega de pizzas). Formar um caminho com as caixas e dentro das mesmas colocar materiais de diferentes texturas (retalhos de tecidos, algodão, tampinhas de garrafas descartáveis, pedrinhas, areia, água e gelatina). Solicitar que as crianças percorram este caminho de sensações com os olhos vendados e tentem descobrir qual o material utilizado em cada caixa. Terminada a dinâmica fazer a leitura do texto abaixo, que apresenta uma definição simples sobre ossos e músculos (após a leitura recomenda-se enfatizar que os ossos nos dão sustentação e que servem de apoio aos músculos que são os órgãos responsáveis pelos nossos movimentos, assim ossos, músculos e cérebro - através dele conseguimos definir as sensações - foram fundamentais para conseguirmos percorrer o caminho de sensações.

Texto informativo: ESQUELETO E MÚSCULOS

Igual maria-mole!


Imagine um boneco de pano que não consegue ficar em pé sozinho. Pois é assim que nós seríamos se não fosse o esqueleto!
Ele representa o conjunto de ossos do nosso corpo e dos animais vertebrados que, para ser eficiente precisa ter muitos ossos e de vários formatos.
Para você ter uma idéia, um adulto tem aproximadamente 206 ossos para sustentar o corpo e para cada movimento que realizamos um grupo de ossos entra em ação. A criança tem um número maior porque, como está em crescimento, existem alguns ossos que ainda não se uniram.

Alimento para os ossos...


Como você já deve ter percebido os ossos são muito duros. Isso porque são formados por cálcio, um sal mineral que normalmente encontramos em alimentos como o leite e seus derivados. Assim, quando sua mãe insistir para você tomar leite, não resista, porque ele realmente faz com que você fique forte!

Companheiros inseparáveis!


Mas, os ossos nunca estão sozinhos. Eles precisam dos músculos para realizar os movimentos. Os músculos são formados por feixes de fibras muito resistentes, com capacidade de contração e por isso conseguem movimentar o esqueleto.
Os músculos que estão ligados ao esqueleto são os músculos esqueléticos, mas também há os músculos que controlam o funcionamento de órgãos como o pulmão. Esses músculos não têm fibras por isso são chamados de músculos lisos. Há também um tipo de músculo específico para o coração, resistente o bastante para provocar seu batimento - é o músculo cardíaco.

Curiosidade


O osso mais cumprido do corpo é o fêmur, que é o osso da coxa. Numa pessoa de 1,80 metro, esse osso tem cerca de 50 centímetros.

In: http://www.smartkids.com.br/especiais/esqueleto-e-musculos.html

Terminada a leitura registrar as dúvidas das crianças em relação ao tema, posteriormente (assim que possível, enviar uma pesquisa para casa com as dúvidas e hipóteses levantadas em sala). Para tornar a curiosidade apresentada no texto mais concreta propor às crianças medir com uma fita métrica o tamanho do osso e representar com fio de barbante a medida de 50 centímetros.

3º Momento: Carimbo de pezinhos

Providenciar tinta guache, uma bacia com água e papel Kraft. Com as crianças dispostas em semicírculo, solicitar que retirem seus calçados. Com um rolinho pequeno, pintar a parte inferior dos pezinhos das crianças e pedir que “carimbem” o papel Kraft. Posteriormente conversar com as crianças sobre o tamanho dos pezinhos carimbados, quais são maiores, quais são menores e se existe algum pezinho que seja do mesmo tamanho.

Avaliação

A avaliação deve ser reflexiva e mediadora. Primeiramente, observar as crianças no momento da canção se elas utilizam do porta-texto, para fazerem a relação fonema/ grafema (registrar quais as crianças utilizam ou não desta estratégia, para aquelas que ainda não utilizam explicar esta correspondência). No momento da dinâmica, da leitura do texto e do carimbo de pezinhos; avaliar o interesse, participação e curiosidade dos alunos. Sempre orientando, instigando e auxiliando-os a construírem seu conhecimento acerca do assunto abordado.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 1/4 - 25%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.