16/06/2008
José Eduardo Martins
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Sugestão de aula:
Inicie a aula apresentando o filme da TV Escola “De onde vem a energia elétrica?” disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=19776. Em seguida, proponha que os alunos façam uma lista no caderno, com no mínimo 10 aparelhos, que utilizam a energia elétrica em seu funcionamento. Discuta com eles a função que cada um exerce na casa e apresente as transformações de energia que ocorrem.
Clique aqui para assistir "De onde vem a energia elétrica?"
Dicas: O vídeo “De onde vem a energia elétrica?”, possui em torno de 4 min, apresenta de forma lúdica e bem divertida os elementos necessários para a geração e transmissão de energia elétrica, destacando a hidroeletricidade como a principal forma de geração de energia no Brasil. É importante que você deixe evidente que existe outras formas de geração de energia, tais como a eólica, termoelétricas, nuclear, fotovoltaica; mas, destaque a hidroeletricidade como a principal forma de geração de energia no Brasil. Faça uma grande lista de aparelhos no quadro levando em consideração as sugestões listadas pelos alunos em seus cadernos. Solicite que apontem os que transformam energia elétrica em movimento, os que transformam energia elétrica em calor, os que transformam energia elétrica em luz, os que transformam energia elétrica em som e os que fazem outras transformações. Cada aparelho tem características que se sobressaem sobre as outras de acordo com a função que exerce, os que utilizam motores transformam energia elétrica em movimento, as lâmpadas transformam energia elétrica em luz, os aparelhos resistivos transformam energia elétrica em calor como os chuveiros, ferros de passar, secador de cabelos e de roupas, esses últimos são os mais potentes e, portanto, maiores gastadores de energia elétrica. Solicite que anotem os valores das potências desses aparelhos, que geralmente estão na parte de trás de cada um. A potência é dada em Watts (W). Os que vão apresentar maior potência são aqueles que transformam energia elétrica em calor.
.
Na sala de informática
Na sala de informática solicite que os alunos acessem o site http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=549#, e em “Dicas” acessem “Uso seguro da Energia Elétrica” e “Uso Eficiente da energia elétrica” e “Direitos e Deveres” . Durante o acesso solicite que anotem no caderno as principais dicas relacionadas ao uso seguro e ao uso eficiente assim como os direitos dos consumidores. As figuras abaixo são referentes a se&c cedil;ões citadas:
Di cas: Para debater as questões que os alunos anotaram, recorra a “prancha” citada para ilustrar o debate. Atente-
se para as pranchas que abordam os perigos associados ao uso indevido da energia elétrica, pois alunos nessa idade ainda não reconhecem os riscos associados ao mau uso da energia elétrica. Discuta com eles quem já levou choque e quais foram os motivos, evidencie a imprudência cometida. Quando for discutir as formas eficientes para o uso da energia, solicite que os alunos dêem exemplos de ações que eles realizam e que promovem a economia de energia.
Na seção “Espaço do consumidor” também tem uma pequena animação dos direitos dos consumidores que vai ajudá-lo a debater os a seção “Direitos e deveres”, pergunte aos alunos se eles já tiveram seus direitos de consumido de energia violados, debata cada caso.
Atividades complementares:
Proponha que os alunos façam uma entrevista com um técnico ou especialista abordando os princípios de funcionamento dos aparelhos elétricos e dos principais riscos associados ao uso da energia elétrica.
Leia e debata o texto “Por que sentimos choque?” disponível em http://cienciahoje.uol.com.br/2018, esse texto é interessantíssimo e bem adequado ao nível fundamental.
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem a energia elétrica? | Vídeo |
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/09/2011
Cinco estrelasotimoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa a aula. Parabéns ao professor. Misturar a tecnologia, a informação e a participação dos alunos sempre dá certo!