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Escreve-se ou não o R no final da palavra?

 

18/12/2009

Autor y Coautor(es)
Flávia Helena Pontes Carneiro
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Avançar na compreensão do sistema alfabético e ortográfico da escrita.
  • Observar o R no final de palavras.
  • Perceber e registrar adequadamente na escrita as correspondências entre fonema e grafema de natureza regular, considerando a morfologia (infinitivo).
  • Perceber a mudança de significado quando se alteram as letras das palavras.
  • Ler textos.
Duração das atividades
3 aulas de 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Compreensão da organização do sistema alfabético de escrita.

Estratégias e recursos da aula

Professor (a),

É bastante freqüente observarmos nas produções de textos iniciais das crianças a escrita de verbos no infinitivo sem o R no final (escrever, ler, desenhar). Estamos usando a categoria gramatical “verbos no infinitivo” para identificar para o professor o tipo de erro que a criança comete quando deixa de escrever o R final nesses casos. Desde já, ressaltamos que não se trata de ensinar aos alunos dos anos iniciais categorias de palavras ou gramática; todo o trabalho pode ser desenvolvido sem que seja necessário usar as palavras verbo no infinitivo.

Quando o aluno deixa de grafar o R final nos verbos no infinitivo, ele está cometendo um erro ao estabelecer a relação entre fonema e grafema de natureza regular, do tipo morfológico. A partir desta compreensão, podemos elaborar propostas didáticas que promovam a conscientização, por parte do aluno, desta relação entre som e letra.

Outro aspecto que concorre para esse tipo de erro é a relação entre a oralidade e a escrita. Em algumas variedades lingüísticas, os falantes não pronunciam o R final ( Eu vou “escrevê” uma carta.) e isto leva os alunos a escreverem da forma como falam.

Uma das estratégias para que os alunos tomem consciência da diferença entre grafar verbos no infinitivo (Eu gosto de desenhar.) e na 3ª pessoa do singular no presente do indicativo (Ele desenha carros e aviões.) é desenvolver atividades que promovam a observação dos aspectos fonológicos, como por exemplo a tonicidade das palavras. Os alunos podem ser incentivados a pensar qual é a sílaba forte da palavra, trabalhando primeiro oralmente.

Após essa etapa, pode-se contrastar com a escrita, escrevendo no quadro, ou solicitando às crianças que escrevam as palavras e questionar a escrita, caso tenham deixado de grafar o R final. Algumas perguntas podem ser feitas: As palavras são iguais? Elas podem ser escritas iguais? De que maneira falamos? Quando falamos vocês pronunciam o R? De que maneira escrevemos? Se escrevermos da mesma maneira, o leitor do nosso texto saberá exatamente qual palavra tínhamos em mente ou ele terá dúvidas? O que podemos fazer para saber quando devemos escrever a palavra com ou sem o R?

Você pode solicitar aos alunos que digam coisas que eles gostam de fazer e registrar no quadro. Seguem abaixo alguns exemplos de palavras para análise na escrita.

Atividade 1

O que acontece com as palavras abaixo quando retiramos a última letra?

BRINCAR                  BRINCA

NADAR                ____________                

CORRER              ____________

DANÇAR              ____________

PEGAR                ____________

ESCONDER          ____________

PULAR                ____________

Em relação à palavra, é importante chamar atenção para o que muda, ou seja, a alteração na quantidade de letras da palavra e da tonicidade (BRINCAR / BRINCA). Ampliando a análise da palavra para o contexto de uso na frase, pode-se solicitar aos alunos que façam frases com cada um dos pares de palavras apresentados na atividade acima.

Outra possibilidade é apresentar aos alunos um texto, produzido ou não pelos alunos da turma, para que façam a revisão deste aspecto. Também pode-se trabalhar com um “texto lacunado”, como será apresentado a seguir.  Esta é uma forma de se trabalhar os aspectos relativos ao sistema de escrita em contextos significativos e de uso real: ler para aprender uma brincadeira.

O texto abaixo pode ser apresentado aos alunos para que, em primeiro lugar leiam e preencham as lacunas com as palavras (esconde/ esconder), fazendo o exercício dos aspectos trabalhados nesta aula. Em seguida, é importante propiciar às crianças a reflexão sobre o que orientou a opção por uma ou outra palavra e propor a formulação da uma regra de uso.  E finalmente, BRINCAR!!

Atividade 2

Texto

Complete o texto abaixo usando as palavras esconde ou esconder.

Esconde-esconde sardinha

Origem: Santana do Parnaíba (SP)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Jeito de brincar:

Uma pessoa se _____________  e todas as outras a procuram.

Sempre que alguém achar a criança que está escondida, tem que se _____________ junto dela.

A brincadeira acaba quando todos encontram o escondido.

Quem encontrou primeiro pode se _____________na próxima rodada.

http://www1.folha.uol.com. br/folha/treinamento/mapadobrincar/

Atividade 3

Encontre no Caça-palavras abaixo o “nome de coisas” que podemos fazer na escola. Depois escreva as palavras que você encontrou.

Recursos Complementares

ADAMS, Marilyn Jager et. al. Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. 5 ed. São Paulo: Ática. 2004. (Série princípios).

LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. 16 ed. São Paulo: Ática. 2004. (Série princípios).

MORAIS,Arthur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 4 ed. São Paulo: Ática. 2008.

Avaliação

O professor poderá realizar ditados de pequenos textos em que apareçam os dois casos trabalhados (verbos no infinitivo e verbos na 3ª pessoa do singular no presente do indicativo).

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
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Opiniones

  • suzi, pós-graduação em ciências de florestas tropicais , Amazonas - dijo:
    suziane.cft@gmail.com

    24/06/2013

    Cinco estrelas

    amei :)


  • Marina, UFMG , Minas Gerais - dijo:
    marina_viana@hotmail.com

    14/04/2013

    Cinco estrelas

    Aula eficiente, metodologia excelente! Além disso, a orientação ao professor foi um carinho a mais, que merece ser destacado.


Sem classificação.
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