20/01/2010
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
◦ Prova real da subtração.
◦ Constatação que adição e subtração são operações inversas.
◦Nomenclatura dos termos da subtração
◦Aula do Portal: “O vira-vira na adição”
1ª momento:
◦ O professor entrega a cada aluno uma folha de papel ofício.
◦Pede que os alunos pintem ou risquem um dos lados do papel.
◦Pergunta:
“Se este pedaço de papel representasse um termo da subtração, qual seria? Por quê?”
A turma dirá o termo explicando a razão:
→ Minuendo, pois representa o que se tem, de onde se vai subtrair alguma coisa.
Pede, então, que os alunos escrevam o nome do termo em toda sua extensão.
Solicita que os alunos dobrem a folha, como se retirassem uma parte dela e a pintem.
Pergunta:
“Se esta parte pintada ou riscada por vocês representasse um termo da subtração, qual seria? Por quê?”
A turma deverá responder “subtraendo”, explicando que é o que está sendo retirado, subtraído do que se tem. Pede que os alunos escrevam o nome dos termo nesta parte do papel.
Pergunta destacando a parte que restou:
“E esta parte? Que termo representaria numa subtração? Por quê?”
A turma fará a sua associação ao resto ou diferença, explicando que foi o que restou após a subtração da outra parte e escreverá o nome do termo.
O professor realiza a seguinte brincadeira com a turma, orientando os alunos no seu vira-vira do papel. (o papel não é cortado, somente há a dobradura):
a) Temos o minuendo.
Se tirarmos dele o subtraendo...
O que encontraremos?
b) Temos o subtraendo.
Se adicionarmos a ele o resto...
O que encontraremos?
c) Temos o minuendo.
Se tirarmos dele o resto...
O que encontraremos?
A brincadeira deve ser repetida diversas vezes, aumentando-se gradativamente a velocidade do “vira-vira”.
O professor divide a turma em grupos e faz os seguintes desafios:
a) “Vamos dobrar novamente nosso papel, aumentando o subtraendo.”
O que vai acontecer com o minuendo?
E com o resto?
Os alunos perceberão que o minuendo continuará o mesmo, mas o resto diminuirá.
b) “Vamos dobrar mais uma vez nosso papel, diminuindo o subtraendo.”
O que vai acontecer com o minuendo?
E com o resto?
Os alunos perceberão que o minuendo continuará o mesmo, mas o resto aumentará.
Os comentários feitos pelos alunos durante todo o “vira-vira” possibilitarão que o professor avalie o grau de compreensão da turma em relação ao conteúdo desenvolvido.
Depois da brincadeira, exercícios envolvendo prova real da subtração e problemas envolvendo os nomes dos termos desta operação deverão ser realizados e serão mais uma fonte de avaliação.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/02/2012
Quatro estrelasBom... Com muitas imagens e exemplos. Bem elaborado!