20/01/2010
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
◦ Exercitará o cálculo mental, fundamental por ser base do cálculo que se usa no cotidiano.
◦ Aprenderá que a multiplicação pode apresentar diferentes idéias.
◦Domínio do algoritmo da adição.
◦Noções de algoritmo da multiplicação.
1ª momento:
◦ Durante a semana na qual serão realizadas as atividades, sugere-se que o professor as desenvolva partindo do interesse que os alunos têm pelo tema mistério, suspense. Assim, em Língua Portuguesa, textos e histórias podem estar sendo lidos, contados, escritos.
Em Matemática, a sugestão é que os textos trabalhados em Língua Portuguesa sejam trazidos para as aulas, mas com a preocupação de não didatizá-los.
◦Assim, a partir de uma das histórias, por exemplo, “Quem tem medo, fica de fora!” Stella Carr, editora Scipione, o professor pode criar situações onde os alunos desenvolvam o algoritmo e as idéias da multiplicação.
a) Idéia de juntar quantidades iguais:
Espeto subiu 4 andares da mansão sombria com escadas de 9 degraus.
Quantos degraus Espeto subiu?
Espera-se que os alunos associem 9+9+9+9 a uma forma multiplicativa: 4x9
b) Idéia combinatória:
Sanduíche, quando fica nervoso, sente muita fome. Naquele dia abriu a geladeira e viu que lá havia três tipos de pão: baguete, de forma francês e quatro recheios: geléia, patê, presunto e queijo. Quantas são as combinações possíveis de pão e recheio que Sanduíche poderá montar?
Várias estratégias de solução aparecerão, assim como diversos registros. Todos devem ser ouvidos e valorizados. O professor, caso não tenham surgido estas estratégias, deve sugerir a tabela de dupla entrada e a relação de possibilidades.
2ª momento:
O professor propõe à turma a criação de um bloquinho assombroso, onde cálculos sejam realizados com rapidez.
A turma escolhe um nome e dá sugestões para sua utilização.
Obs. O objetivo da atividade é, de forma lúdica, “assombrar” a dificuldade que os alunos apresentam quando necessitam calcular rapidamente.
Eis um exemplo de sugestão de utilização do bloco assombroso:
1ª passo: A turma ouve e canta uma música com o tema. A música pode ser sugerida pela turma ou pelo professor. Sempre será cantada no início da atividade.
Algumas sugestões do professor:
a) CD roda gigante. Produção Escola Viva.
b) “A Noite no Castelo” Sandra Perez e Paulo Tati, CD Coleção Palavra Cantada.
2ª passo: O professor sorteia cálculos retirados de um saco-surpresa, que ficará exposto num canto da sala destinado a ele e que poderá ser enriquecido com desenhos e colagens feitos pelos alunos.
3ª passo: Os alunos ouvem o cálculo solicitado e escrevem somente o resultado em seu bloquinho.
4ª passo: Os alunos trocam os blocos com um colega para fazer a correção.
Os bloquinho são devolvidos aos seus donos para verificação dos cálculos corretos e dos errados.
Durante toda a aula o professor poderá realizar a avaliação de atividade. O segundo momento lhe proporcionará a oportunidade de perceber as dificuldades da turma na realização de cálculos mentais.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/10/2010
Cinco estrelasoi Lúcia gostei muito da forma como você trabalhou o conteudo. Foi uma forma divertida e assombrosa para um conteudo que muitas vezes causa medo nas crianças. Você mostrou a ela que fazer operações pode ser bem divetido e diferente do que costumam fazer. Parabéns