23/01/2010
Pedro Luiz A. Malagutti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Pretendemos introduzir o conceito de função.
Operações básicas, noções de uso de linguagem algébrica.
Esta atividade é uma sequência direta da aula “Árvore Geneal´gica”. Porém, o professor pode, extraindo apenas algumas menções da aula anterior, usar em um momento que julgar adequado para sua turma.
Relações e funções
Existem várias formas de representar relações. A árvore genealógica é uma delas. O quadro abaixo mostra um outro tipo de diagrama que ilustra uma relação entre números:
QUADRO1
1. Uma seta partindo do 5 na linha superior iria para qual número da linha inferior? R: _____
2. E partindo de -5? R: _____
3. Podemos expressar o que diz essa relação em palavras. A regra é somar ___ a cada número da linha superior para encontrar o correspondente na linha inferior.
4. Se existisse um n na linha superior, qual seria seu correspondente na linha inferior? R: ______
Esta relação tem características muito especiais;
QUADRO 2
Este tipo de relação é chamada de FUNÇÃO.
Vamos chamar a função acima de s. Complete:
s(3) = 3 + 1 = ____ s(-2) = -2 + 1 = ____
s(-5) = ________ = ____ s(278) = ________ = ____
s(12) = ________ = ____ s(___) = 8 + 1 = 9
s(___) = 12 s(n) = ________
5. Em cada um dos problemas seguintes complete com flechas segundo a regra dada, responda e complete o que se pede.
(a) d(x) = o dobro de x.
QUADRO 3
É função? Sim Não. d(7) = ____ d(s(10)) = ____
(b) r(x) = raiz quadrada de x, se este for um número inteiro.
QUADRO 4
É função? Sim Não. s(r(4)) é igual a r(9)? Explique. ___________________________________________________
(c) q(x) = elevar x ao quadrado.
QUADRO 5
É função? Sim Não. q(s(r(36))) = ____
6. Verifique se as relações apresentadas nos quadros abaixo são FUNÇÕES, em caso de resposta afirmativa sugira um enunciado que descreva a função.
(a) A regra é: metade de x, se esta for inteira.
QUADRO 6
É função? Sim Não.
___________________________________________________
(b)
QUADRO 7
É função? Sim Não.
___________________________________________________
(c)
QUADRO 8
É função? Sim Não.
_________ __________________________________________
Nesta atividade apresentamos exemplos de relações apenas entre números naturais, e inteiros, . Observe que colocamos “...” para representar que as listas de números continuam!
Esta atividade serve como um primeiro contato com a noção de função e a notação mas também pode ser usada para relembrar conteúdos já abordados.
A atividade “Fórmulas para Funções 1” é uma sequência direta desta.
Os grupos podem entregar as soluções dos problemas sugeridos.
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