05/03/2010
Ivã Moreno
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Recursos necessários:
Será preciso estar no laboratório de informática ou utilizar um data show na sala de aula.
O que é sexo? Ao ouvir esta pergunta o que vem à cabeça da maioria das pessoas é reprodução, quando muito, é algo relacionado somente ao ato, à relação entre duas pessoas.
As bactérias não fazem sexo para se reproduzir, contudo elas se reproduzem. Se as bactérias não precisam de sexo para se reproduzir, então para que serve o sexo? Por que a maioria dos seres vivos utiliza o sexo para se reproduzir? Por que somos diferentes de nossos irmãos, visto que somos filhos dos mesmos pais?
** Essas perguntas são pertinentes para instigar os alunos. Faça-as professor.
O sexo é responsável pela variação (diferença) genética existente entres as pessoas e entre a maioria dos seres vivos.
“... a reprodução sexuada permite aos indivíduos gerar uma variação genética, de tal forma que os filhos sejam diferentes de seus pais, já que eles recebem 50% dos genes do pai e 50% da mãe e esses genes ainda podem combinar entre si. Dessa forma, cria-se uma variação na natureza e cada indivíduo torna-se único.” Disponível em: http://curiofisica.com.br/ciencia/biologia/por-que-existe-o-sexo/#more-378
** Genes: são os fatores que “carregam” a informação genética de cada individuo.
Os exemplos podem ser visto dentro da própria sala de aula. Vejam quanta diferença temos entre nós mesmos. Alguns com olhos e cabelos escuros, outros com olhos azuis; uns com pele morena, outros com pele negra. Tudo isso é resultado da variação genética propiciada pelo sexo.
http://img.photobucket.com/albums/v220/Lobitino/criancaafricana.jpg
ü E quais são as vantagens dessa variação para os indivíduos de uma espécie?
ü Por que será que um pavão abre suas penas na presença de uma fêmea? E um pássaro cantando? Um sapo coaxando? E as cores exuberantes dos machos das aves, dos peixes, as diversas cores das flores das plantas?
http://www.imotion.com.br/imagens/data/media/24/5933pavao.jpg
http://www.newscomex.com/adm/fotos/noticia_16847.jpg
http://images01.olx.com.br/ui/1/07/68/41209968_1.jpg
Todas essas variações em cores, formas, tamanho da calda, o quão alto um sapo pode coaxar, ou um pássaro “cantar” são usadas para conquistar das fêmeas para um acasalamento, isto implica num maior sucesso reprodutivo para o individuo. E não somente isso. A variação genética está presente na agricultura também. Alguns exemplos: a farinha de trigo usada para fazer o pão zinho de cada dia vem de uma planta (de trigo) formada pela variação genética de 3 plantas de trigo cruzadas entre si; a melancia sem semente é um outro exemplo resultante de variação genética na agricultura.
http://www.agricolafamosa.com.br/UserFiles/Image/20080117154733.jpg
Para terminar esta aula sugiro fazer um apanhado geral da importância do sexo na biologia e na vida animal. A revista superinteressante de Junho/2008 edição 253ª, traz um artigo bom e que pode ser usado para esta aula. A seguir há um trecho do artigo, no qual poderá se basear para fazer a verbalização com os alunos.
Sexo ajuda a evolução:
A variabilidade genética, desde que não cause efeitos colaterais ruins, pode ser uma mão na roda para a evolução. O sexo mistura as características genéticas de pai e mãe. Portanto, aumenta as chances de surgir uma combinação mais eficiente para a espécie, que vai ser selecionada. Na reprodução assexuada, só há mudança por acaso, quando há alguma alteração no DNA. Esses eventos são mais raros e arriscados, pois podem fazer surgir alguma alteração maligna para o organismo.
Sexo corrige erros no DNA:
Se os genes dos pais são o rascunho, os do filho serão a versão passada a limpo. Se houve algum erro de DNA no pai ou na mãe, a mistura genética que surge com o sexo pode permitir que ele seja corrigido. Isso porque, na hora de produzir um descendente via reprodução sexuada, o DNA dos ancestrais dos dois lados é “recombinado” – eles trocam pedaços. O que estava errado em um pode ser consertado pelo “backup” do outro (o amor não é lindo?).
Em organismos que não fazem sexo, esse tipo de correção só é realizado pelos mecanismos internos de cada indivíduo. E, mais cedo ou mais tarde, principalmente com o envelhecimento ou com o estresse ambiental, tais salvaguardas falham.
Sexo ajuda a “escapar” de parasitas:
A reprodução sexuada tem como principal objetivo misturar as características do pai e da mãe. E isso serve para muito mais coisas do que apenas estimular a corujice da família com o bebê. A mistura genética aumenta as diferenças entre os indivíduos, e isso serve como um fator protetor para a espécie como um todo.
Os microorganismos que se reproduzem assexuadamente, por exemplo, apresentam bem menos diversidade genética. A mesma arma (ou remédio) que serve para atacar uma bactéria “mãe” é capaz de detonar as bactérias “filhas”, que são pouco mais do que meras cópias da original.
Isso é muito mais difícil de acontecer entre humanos exatamente porque fazemos sexo. Na prática, a mistura genética confunde o parasita que está esperando para capturar um bebê recém-nascido. “Se o causador de doenças já aprendeu a viver no organismo da mãe, precisa começar tudo de novo se quiser pegar o filho.” Disponível em: http://super.abril.com.br/saude/serve-sexo-447583.shtml
AVALIAÇÃO:
O importante da aula é a concientização de que o sexo (união de células sexuais ou gametas) promove a variedade entre as espécies, sejam aminais ou vegetais.
Uma tarefa interessante para a fixação dos conceitos trabalhados acima e pedir aos alunos que façam um levantamento, dentro da sala de aula, entre eles mesmos, usando as seguintes características:
· Cor dos olhos – quantidade e qualidade (neste caso a cor);
· Cor dos cabelos – quantidade e qualidade (cor e forma);
· Destros e canhotos ;
· Cor de pele – idem à cor dos olhos.
Faça junto com os alunos esses levantamentos sempre buscando elementos da aula para explicar as variendades.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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11/11/2015
Cinco estrelasmuito bom....