10/03/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Professor deverá assistir ao vídeo “De onde vem o avião”.
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já viajaram de avião? Ouça as respostas dos alunos e complete perguntando se eles sabem como o avião voa? Provavelmente eles responderão que são as turbinas que mentem os aviões no ar.
Reproduza o vídeo “De onde vem o avião” para os alunos. O professor poderá reproduzir o vídeo na própria sala de aula ou no laboratório de informática. Caso o professor escolha ir para o laboratório de informática, deverá dividir a turma em grupos de três ou quatro alunos. Coloque cada grupo em um computador e peça para que os alunos reproduzam o vídeo.
De onde vem o avião?: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1309/de_onde_vem_o_aviao.wmv
Peça para que os alunos vejam o vídeo e respondam as seguintes perguntas:
1 – Qual a função das turbinas nos aviões?
2 – Como o avião se mantém no ar?
Como os alunos acabaram de ver o vídeo eles responderão a essas questões, caso isso não ocorra peça para que os alunos assistam novamente ao vídeo. Após as respostas dos alunos, explique mais detalhadamente como funcionam as forças que atuam nas asas dos aviões fazendo com que eles voem. De preferência faça um desenho do avião indicando as forças:
Explique que a sustentação do avião se dá em função das forças que atuam nas asas. O formato da asa do avião faz com que o ar que passa em cima dela se movimente mais depressa do que o ar que passa embaixo. Isso ocorre devido às diferentes curvaturas na parte superior e inferior da asa. Acontece que quanto maior a velocidade do ar, menor sua pressão. Por isso a asa do avião sofre pressão do ar maior na parte inferior das asas e menor na parte superior, o que resulta numa força de sustentação:
Após essa explicação, peça para os alunos pesquisarem na internet, através de sites de busca, informações sobre a origem do avião, provavelmente eles chegarão até o Santos Dumont.
Pergunte aos alunos quem foi Santos Dumont e como ele como era o avião que ele construiu? Peça para que os alunos busque essas informações nos sites de busca. Após a pesquisa o professor deverá usar as respostas dos alunos para explicar que o Santos Dumont é considerado no Brasil e em alguns países, como na França, o "Pai da Aviação".Explique ainda que a sua maior conquista foi de ter feito um avião que decolou usando seus próprios meios e sem auxílio de dispositivos de lançamento.
Peça para que os alunos façam uma pesquisa sobre o Santos Dumont e o seu avião o 14-bis. Diga aos alunos que essa pesquisa deverá ser entregue e eles deverão acrescentar ao final da pesquisa a informação de como funciona o avião.
Além da pesquisa, o professor deverá pedir para os alunos para que respondam as qustões abaixo:
Como atividade complementar, o professor deverá tirar cópia das imagens abaixo e entregar para cada um dos alunos, para que eles montem uma maquete do 14-bis:
Partes do 14-bis: http://www.embraer.com.br/hotsites/santos-dumont/portugues/14bisbuild.jpg
Intruções para montagem: http://www.lanedesign.com.br/news/instr14bis.gif
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o avião? | Vídeo |
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/03/2013
Cinco estrelasMuito bom
24/03/2010
Cinco estrelasachei muito interessante e bem dinâmica, com materiais bem elaborados, enfim desde o vídeo, as perguntas a construção da maquete foram ótimas, acredito que desta maneira os alunos participaram e motivaram-se em buscar maiores informações fora o envolvimento que acredito que aconteceu. Ler esta aula me auxiliou muito na construção e elaboração do meu projeto com as cças, que tem como tema aviões. muito obrigada de coração pelas dicas.