17/03/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Formação territorial brasileira |
Introdução
O termo quilombo vem de "ochilombo", provem de um dialeto banto e significa acampamento de nômades. Em nosso país foi o nome dado aos núcleos de resistência à escravidão. Quilombolas são os descendentes dos habitantes dos quilombos, formados por escravos negros que fugiram do cativeiro na época da escravidão no Brasil.
Os trabalhadores africanos escravizados que fugiam dos canaviais e das plantações de café, formaram comunidades nestes núcleos de resistência e muitas delas existem até hoje, como um patrimônio inestimável à cultura afro-brasileira. Muitos desses territórios étnicos têm línguas próprias, formadas da fusão entre os dialetos africanos e o português.
Para saber mais, clique no link:
www.scielo.br/pdf/asoc/n10/16889.pdf
Ou na figura abaixo:
Aula 01 - História dos Quilombos
Caro (a) professor (a), inicie sua aula com um pouco da geografia e história dos quilombos no Brasil, de maneira a contextualizar o processo de aprendizagem. Pergunte o que seus alunos conhecem sobre os quilombos, se já viram algo em filmes, revistas ou na televisão.
Cite que essas comunidades eram organizações de resistência e luta contra uma sociedade escravocrata e que por isso traziam em sua proposta uma organização social mais justa. Baseando-se nessa proposta, questione sobre o que os alunos pensam sobre:
Para aprofundar os conhecimentos sobre a realidade escravagista da época, apresente o vídeo:
Na seqüência, após esgotar todas as informações que julgar conveniente sobre a chegada dos africanos no Brasil, disponibilize aos alunos a imagem abaixo e proceda com alguns questionamentos como:
Visite a seguinte página e idenfique com seus alunos as principais rotas do tráfico no mapa, identificando origens e principais destinos.
Clique no endereço:
www.multirio.rj.gov.br/portal/popup/rotas_escravidao/index.htm
ou na figura abaixo:
Discuta essas e outras questões, à critério do docente. Solicite que os alunos registrem por escrito suas opiniões e peça para que tragam na próxima aula.
Aula 02
Inicie a segunda aula, revendo as principais idéias trabalhadas na primeira aula. Recolha os apontamentos da aula anterior e os distribua entre os alunos, de maneira que um leia o que o colega escreveu.
Continue seu trabalho ressaltando a importância geográfica e histórica da existencia dessas comunidades remanescentes de quilombos, cujos são denominados quilombolas. São grupos que mantêm tradições, hábitos e rica cultura.
É importante considerar que a Constituição brasileira de 1988 garantiu o direito à terra dos quilombolas, em seu artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), no qual se diz que: “Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os respectivos títulos.”
Analise com seus alunos a figura abaixo:
Visite o mapa no link:
http://static.hsw.com.br/gif/quilombolas-mapa.gif
Continue as atividades, citando que as comunidades de quilombo se formaram por diversos processos como:
Leve seu aluno à percepção de que a maior característica do quilombo era uma resistência ao sistema escravocrata e a autonomia. Pode-se dizer que o quilombo era um lugar de transição da condição de escravo para a de camponês livre.
Este direito foi estabelecido, em 1988, pela Constituição, mas só passou a vigorar, em novembro de 1995, quando o governo federal, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) concedeu o primeiro título de propriedade a uma comunidade quilombola.
Sugere-se como atividade, uma pesquisa mais aprofundada sobre essas comunidades, conduza esse trabalho com seus alunos, busque saber qual foi a primeira comunidade que conseguiu seu título e quantas ainda aguardam recebê-lo.
Aula 03: Atividades Práticas
Pela riqueza da temática, várias atividades podem ser desenvolvidas nas escolas. Aqui vão algumas sugestões que podem ser desenvolvidas a critério dos docentes. Recomenda-se que os professores (as) de toda a escola participem, já que a temática envolve várias disciplinas como história, artes e geografia.
Sugestão 1:
Diante do que foi desenvolvido em sala de aula, uma maneira de se concluir as atividades é com a promoção de um debate sobre as perspectivas futuras dessas comunidades. Lance um tema como:
"Os Quilombolas e o Século XXI, para onde vão essas comunidades?"
Esse debate deve ser mediado pelo professor e seus resultados podem constituir uma página web sobre o tema.
Sugestão: 2
Sugere-se uma pesquisa em grupo sobre aspectos da cultura negra no Brasil. Dada à sua diversidade, os temas são variados. Sugere-se algumas atividades como:
Trazendo-se elementos da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas busca-se legitimar na sala de aula mediante os conteúdos a que caracterizam a diversidade cultural do Brasil e perceber os africanos e os negros como protagonistas na formação do Brasil, e por fim desconstruir a idéia de passividade histórica dos negros e de que a África é um continente sem história.
Sugestão 3:
Uma sugestão muito interessante é que professores e alunos criem conjuntanmente um dicionário on line de termos afro-brasileiros. Os alunos podem desenvolver essa pesquisa, orientados por seu professor (a) e disponibilizarem os resultados de seu trabalho na web, em um blog por exemplo.
Sugestão 4:
Outra atividade a ser desenvolvida é a apresentação em sala de aula de filmes que abordem a cultura afro-brasileira. A fundação Palmares apresenta um excelente acervo on line de vídeos diversos que tratam sobre o negro no Brasil. O professor pode acessar os site previamente e escolher o título de seu interesse, baixa-lo e exibi-lo em sala de aula.
Os materiais ficam disponíveis na pagina da Fundação Palmares, no endereço: www.palmares.gov.br
Clique em "Rede Palmares" e depois em "TV"
Nome | Tipo |
---|---|
Dos grilhões ao quilombo | Vídeo |
Quatro estrelas 37 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/05/2015
Cinco estrelasmuito bom mesmo
19/10/2013
Quatro estrelasÓtimo conteúdo apresentado "Prof. Nilton" Parabéns pela organização e planejamento. Obrigado.
27/09/2013
Quatro estrelasMuito bem organizada aula!
02/04/2013
Três estrelasBoa a aula, parabéns. Mas devo fazer uma observação sobre Palmares: Embora tenha sido o maior quilombo do Brasil, teve um líder que era símbolo de resistência mas não era símbolo de liberdade. Fez de Palmares uma nova África com os rigores de uma sociedade que também escravizava. Em Palmares haviam escravos brancos, escravos negros cuja origem era de uma nação africana inimiga a nação de origem de Zumbí, bem como escravizava negros fujões que não queriam ir para Palmares.
24/07/2012
Quatro estrelasObrigada, seu trabalho irá contribuir em muitos outros e no meu para o preparatório para o mestrado com o tema 'PROFESSORES QUILOMBOLAS' espero encontrar vários suportes que me forneçam apoio , pois sendo professora quilombola e morando num quilombo as vezes temos dificuldades em trabalhar e encontrar apoio nas comunidades e nas Prefeituras.
13/07/2012
Cinco estrelasmuito boa; pude ampliar meus conhecimentos sobre as comunidades. parabéns
29/02/2012
Quatro estrelasmuito interesante a sugestão de atividades sobre o tema abordado...gostei e irei aplicá-las essa semana!
22/02/2012
Quatro estrelasMuito boa essa essa aula, eu estava realmente procurando sugestões para desenvolver em sala de aula. Parabéns.
26/12/2011
Cinco estrelasOtima aula,trabalhei com minhas turma. muito bom Parabens.
17/10/2011
Cinco estrelasExcelente aula.. parabénss!!
19/04/2011
Cinco estrelasParabéns pela aula. As sugestões de atividades são ótimas e podemos utilizar uma serie de recursos midiaticos para dinamizar a abordagem do tema.
18/04/2011
Cinco estrelasfoi otimao muito obrigado muito bom mesmo
19/03/2011
Cinco estrelasParabéns pelo excelente material disponibilizado!
14/03/2011
Cinco estrelasExcelente contribuição para a melhoria e ampliação do conhecimento acerca do tema Comunidades Quilombola... Valeu
18/11/2010
Cinco estrelasÓtima a maneira como foi desenvolvida esta aula. A formação territorial brasileira deve ser muito discutida em sala de aula para uma melhor compreensão das diversidades culturais brasileiras e também seus conflitos éticos
11/11/2010
Cinco estrelasExcelentes atividades propostas para a realização de aulas abordando um tema tão delicado.Parabéns professor!!!
18/10/2010
Quatro estrelasGostei muito dos assuntos tratados durante as aulas, através dos mesmos podemos mostrar a nossos alunos a verdadeira identidade , influencia e a cultura do negro presentes nos nossos dias, as sugestoes de temas para trabalho também são bastante válidas, só achei que o tempo para desenvolvimento do assunto poderia ser maior.
11/10/2010
Quatro estrelasObservei de forma simples a abordagem de um tema tão complexo na sala de aula, tradições negras.
01/10/2010
Quatro estrelasParabéns,profº Nilton, pela demonstração de uma aula,com abordagem interdisciplinar sugestiva, caracterizada pela diversidade cultural, que veio enriquecer o Projeto "Eu Tenho Cor" desenvolvido na escola onde atuo.
31/05/2010
Quatro estrelasGostei muito dessa aula vai me ajudar no trabalho em sala de aula com esse assunto
24/03/2010
Quatro estrelasUma ótima aula que servirá de base para dar início a História das comunidades negras que existem atualmente no estado do Ceará, como é o caso de Conceição dos Caetanos, em Tururu; Bastiões, em Iracema Colibri em Tauá e conhecer até mesmo, descendentes africanos (comunidades/famílias) do nosso próprio município. Objetivando o descobrimento de contribuições culturais como manifestações folclóricas, costumes e religião afro, e assim, o aluno possa conhecer a sua própria identidade.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente! As atividades sugeridas proporcionam meios para que os alunos aprofundem os conhecimentos sobre a realidade da história dos africanos e enfatizam também a importância desse povo na formação territorial brasileira, o que na verdade, não é abordado nos livros didáticos que tratam desse tema. Realmente, são muito significativas.
24/03/2010
Quatro estrelasé uma ótima sugestão de aula sobretudo agora na semana da consciência negra. desse modo gostaria de parabenizar o autor.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns Professor Nilton!!! A aula;é muito bem elaborada e rica em informações, com conhecimentos que seguem uma estrutura, que possibilitam uma dialética das ações e lutas vividas pelos "Africanos", desde o período colonial até a contemporaneidade; o que configura uma luta constante pela igualdade social.
24/03/2010
Quatro estrelasOs textos de fácil entendimento pois tem uma linguagem clara e objetiva!
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns professor Nilton pelo tema abordado,onde eu daria um enfoque maior ao líder Zumbi dos palmares esse que lutou pela liberdade do seu povo.
24/03/2010
Quatro estrelassua aula esta demtro da realidade que vivemos pois existe varias comtroversia sobre os quilombos mesm porque essa pessoas foram quem mas sofreram perda por isso a historia nao ecomtada como deveria desde o inirsio de tudo
24/03/2010
Quatro estrelasOlá senhor Nilton Goulart, o tema dessa aula é deveras importante, é preciso tornar mais conhecido as nossas origens, a existência de Quilombos na atualidade só vem valorizar a coragem que esse povo de origem africana demonstraram e demonstram, sobrevivendo em um mundo repleto de preconceitos. A contribuição cultural do negro ao Brasil está presente em todos os recantos dessa terra. É preciso conscientizar os nosso alunos de que não importa a cor da pele, somos todos filhos de um mesmo Deus
24/03/2010
Quatro estrelasO assunto abordado em sua aula mostra o quanto estás preocupado com a valorização da pluralidade cultural no nosso país.Considerando o tema de muita relevância para a formação do educando buscarei no desenvolvimento desta aula ampliar o tempo de estudo focando detalhadamente cada sugestão apontada no seu plano de aula.
24/03/2010
Cinco estrelasvaleu!você foi demais.Parabéns pela seleção e direção do conteúdo. Um grande abraço
24/03/2010
Cinco estrelasotimo
24/03/2010
Cinco estrelassimpesmente aulasmaravilhosas. obrigada.
24/03/2010
Quatro estrelasSua aula é uma ótima sugestão para nós professores trabalharmos com os alunos a realidade dos quilombolas que é camuflada pela ausência do poder público e as dificuldades enfrentadas por eles.
24/03/2010
Cinco estrelasConcordo com o comentário acima. Muito bom! ^.^
24/03/2010
Cinco estrelasMuito informativo com questões que identificam todas as entidades remanescentes no Brasil.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela as informações contidas. O tema abordado da pra fazer um excelente trabalho com alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns professor! São realmente duas aulas ricas em conhecimentos, que faz com que o aluno coloque sua opinião diante de tantas histórias relatadas nesse contexto. É um tema que abrange várias discussões em relação ao mesmo, e que é de fundamental importância para a formação crítica do cidadão.