05/05/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Prática social inicial do conteúdo
O professor deverá questionar a turma sobre a obra de Monteiro Lobato. Quem conhece, quais as principais obras, personagens, etc. Solicite aos alunos que desenhem um personagem ou uma cena do conto do autor.
Instrumentalização/desenvolvimento
Aula 01: Monteiro Lobato
Professor, para realizar essa atividade reserve um espaço na escola onde os alunos possam ficar à vontade para realizar a leitura, reserve colchões e cadeiras confortáveis. A intenção desse espaço é criar um ambiente harmonioso que desperte o interesse pela leitura. Para concluir, o espaço deve conter uma televisão, um aparelho de DVD, livros do autor Monteiro Lobato, se possível um para cada aluno, e dicionário para consultá-lo sempre que necessário.
Agora a sala está pronta para receber os alunos. Solicite que eles apresentem seus desenhos para a turma e falem sobre o personagem ou sobre a cena retratada. Ao final das apresentações, cole no mural do espaço os desenhos dos alunos. Dessa forma, à medida que vão conhecendo outras histórias, eles podem identificar os personagens ou as cenas nos desenhos.
Após as apresentações, exiba o vídeo sobre a vida e obra de Monteiro Lobato.
Disponível em: Portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12375 Acesso em 01.04.2010
O vídeo aborda a infância do autor, seus principais personagens, sua importância para a cultura nacional, entre outros pontos.
Após o vídeo questione os alunos sobre a vida e obra do autor, sobre os brinquedos que ele fazia, verifique quais os brinquedos mais utilizados na atualidade, proponha uma reflexão sobre o tema.
Agora os alunos deverão conhecer um pouco mais sobre a obra do artista. Cada aluno deverá escolher um livro ou um conto para realizar a leitura.
Aula 02: Compartilhando a leitura
Agora os alunos devem compartilhar com a turma a sua leitura. Cada aluno deverá informar o nome do livro/conto, principais personagens e a sinopse da história. Durante as apresentações o professor e a turma deverão relacionar as histórias, verificar os detalhes mais comuns que se apresentam em todas as histórias, características dos personagens, cenário, enredo, etc.
Ao final da aula cada o aluno deverá entregar um texto relatando o tema abordado na discussão: sua história e uma história do colega que tenha relação com a sua história.
Aula 03: Quem conta um conto aumenta um ponto
Professor relembre com a turma as obras analisadas na aula anterior e escolham algumas histórias para serem adaptadas. Os alunos devem escolher as histórias que mais lhe chamaram a atenção.
Divida a turma em pequenos grupos, cada grupo deverá escolher uma história para representar e adaptar. Depois de escolhida as histórias e definidos os grupos, sugerimos um roteiro de atividades para adaptação das histórias:
Atenção professor! Reserve duas aulas para elaboração da escrita da nova peça e preparação do cenário e figurino. Solicite aos alunos que providenciem roupas, maquiagem, perucas e demais acessórios para compor os personagens, além de materiais (papelão, cartolina, material reciclado, revistas, tesoura, cola, jornal, etc) para construção do cenário. Caso seja possível, reserve também o laboratório de informática com acesso a internet para que os alunos realizarem a escrita colaborativa do texto. Sugerimos que utilizem a ferramenta Google Docs para que todos possam participar da criação do texto. Em Recursos Complementares indicamos um tutorial para utilizar a ferramenta.
Seria interessante nesse momento o professor inserir na discussão os temas da atualidade que fazem parte do cenário juvenil: namoro, sexo, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, opção sexual, drogas ilícitas, cigarro, bebidas alcoólicas, prostituição, racismo, influência das mídias, ídolos, entre outros.
Ao adaptar as histórias os alunos devem expressar seu ponto de vista sobre o tema, por exemplo: gravidez na adolescência, os riscos para o bebê e para jovem mãe, a partir de que idade a menina está preparada para ser mãe, as alegrias que uma gravidez pode proporcionar, o que muda na vida de uma mãe adolescente, e na vida de um pai adolescente, etc.
Aula 05: Apresentação
Professor reserve um espaço na escola e convide toda a comunidade escolar para prestigiar a apresentação dos alunos. Os grupos deverão divulgar sua peça na escola por meio de cartazes. Sugerimos que também seja elaborada e divulgada uma programação com data, título e hora de cada peça, para que a comunidade escolar possa acompanhar todas as apresentações.
É importante que o espaço escolhido para as apresentações comporte os convidados de maneira confortável, para uma melhor apreciação da peça, o sistema de som e iluminação também é importante.
Catarse
Ao final das atividades os alunos deverão elaborar um texto sobre o que aprenderam com o tema, quais as dificuldades encontradas, como superou as dificuldades, o que mais gostou de fazer, qual situação foi mais importante e que mudou sua opinião e/ou comportamento depois das atividades, entre outros pontos que ele ache interessante ressaltar.
Prática social final do conteúdo
Os alunos deverão questionar a platéia sobre as apresentações. Sugerimos algumas perguntas:
Após a realização da pesquisa, os alunos deverão analisar e quantificar os dados para apresentar à turma. Dessa forma, todos poderão verificar qual foi a reação do público, se eles conseguiram atingir seus objetivos, e o que pode ser melhorado para as próximas apresentações.
Nome | Tipo |
---|---|
Monteiro Lobato | Vídeo |
Monteiro Lobato | Vídeo |
Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs. Disponível em: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR
Monteiro Lobato: http://www.unicamp.br/iel/monteirolobato/home.htm
Monteiro Lobato: http://lobato.globo.com/
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicado e aprovado pela turma. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar os alunos a superar suas dificuldades e exaltar suas qualidades, motivando-os durante o processo de ensino e aprendizagem. Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!