Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O ALFABETO E A SUA ORDEM: CONSTRUINDO ESSE SABER

 

04/05/2010

Autor y Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito e Shirley Albuquerque

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:

  • Construir o conceito de alfabeto;  
  • Identificar o conjunto das letras e a sequência alfabética ;
  • Construir, através do jogo da adedonha, a sequência alfabética.
Duração das atividades
Três aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter tido contato com as letras que constituem o alfabeto.

Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO – Conversando sobre o alfabeto e construindo o texto coletivo. 

Iniciamos essa aula reunindo as crianças, e lançando para a turma o seguinte questionamento: O que é o alfabeto?

O professor deverá perguntar a cada criança o que ela entende que seja o alfabeto, podendo a medida que eles forem falando, ir registrando no quadro essas informações. Depois desse momento constrói com eles coletivamente esse conceito, isso é, a partir do que as crianças trouxeram o professor escreve, no quadro ou em uma cartolina, um texto com essas informações.

Após essa discussão o professor poderá solicitar que as crianças o auxiliem para escrever o alfabeto, podendo chamar atenção do grupo que, de acordo com o novo acordo ortográfico, as letras K, Y e W são incluídas agora no alfabeto.

Ao escrever o alfabeto o professor poderá destacar que esse é dividido em consoantes e vogais, podendo destacar para o grupo de crianças quais dessas letras são vogais e quais são consoantes.

Depois o professor poderá proporcionar uma pesquisa sobre o que é alfabeto, em gramáticas, dicionários, etc.

Ao final de toda essa etapa o professor poderá, junto ao grupo, construir um texto síntese das informações trazidas pelas crianças e as novas informações lidas pelas mesmas. O professor poderá, ao concluir o texto, solicitar que as crianças copiem esse texto em seu caderno (lembramos que a cópia é extremamente importante, contanto que tenha significado) ou reproduzí-lo para que seja colado no caderno das crianças.

2° MOMENTO – Conversando o conceito de ordem alfabética. 

Nesse momento o professor trará para a sala de aula um alfabeto móvel e poderá solicitar algumas crianças para organizar as letras na ordem. Em conjunto o professor vai questionando qual letra vem antes, qual vem depois etc.

Depois desse momento pode-se ser aberta uma conversa com as crianças lançando o questionamento se existem objetos ou situações que necessitam ser organizados pela ordem alfabética.

O professor poderá solicitar que as crianças se organizem pela ordem alfabética, organizem os livros de história da sala como qualquer outra situação que seja significativa para o grupo. Lembrando que é importante que também se destaque situações onde apareça a necessidade de se colocar em ordem palavras iniciadas pela mesma letra.

3º MOMENTO – Jogando a adedonha

A adedonha é um jogo coletivo no qual todos devem responder sobre alguns temas de acordo com a letra que foi sorteada. Aquele que responder primeiro é o vencedor.

Se o grupo já conhece o jogo o professor poderá relembrar as regras coletivamente escrevendo-as no quadro.

Depois desse momento, o professor poderá dividir a sala em grupos e pedir que as crianças joguem a adedonha.

Se o grupo não conhece o jogo da adedonha, o professor poderá construir com eles as regras desse jogo e depois dessa construção, dividir a sala em grupo e solicitar que os mesmos joguem.   

APRESENTO AS REGRAS CONSTRUÍDAS PELA TURMA DO 2º ANO DO NEI

  • 1º Falar a palavra adedonha;
  • 2º Cada participante apresenta as suas mãos colocando quantos dedos quiser;
  • 3° Um dos participantes aponta os dedos de todas as crianças, falando para cada dedo uma letra do alfabeto em sua sequência;
  • 4º A última que foi anunciada será a letra que guiará a escrita das palavras na ficha.
  • 5° Ganhará aquele jogador que primeiro completar a palavras solicitadas.

Exemplo de ficha.

 

LETRA

FRUTA

OBJETO

PAIS/CIDADE/ESTADO

NOME DE PESSOA

Os atributos das colunas poderão ser alterados.

Recursos Complementares

O professor também poderá proporcionar em uma ambiente de multi mídia o jogo com as letras no endereço eletrônico abaixo:

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/alfabeto.html 

Avaliação

 Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças: 

  • Participaram da construção do conceito de alfabeto e de ordem alfabética;
  • Conseguiram recitar a sequência das letras do alfabeto;
  • Conseguiram enunciar palavras em ordem alfabética;
  • Participaram do jogo da “Adedonha”.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Alcione, Colégio Adventista , Rio de Janeiro - dijo:
    alcionegm@ig.com.br

    11/02/2013

    Quatro estrelas

    Muitoa boa a aula, conceitos e estratégias as crianças com certeza irão gostar.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.