19/05/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Animais e alimentos.
1 MOMENTO
O professor poderá iniciar a aula conversando na roda com as crianças sobre a alimentação dos gatos, levantando algumas questões como: de que o gato se alimenta? Será que ele pode comer qualquer comida? O gato só toma leite, ou come ração também? Após esse levantamento para saber os conhecimentos prévios das crianças, o professor faz um registro com as falas dos alunos numa cartolina ou papel 40 para expor na sala de aula.
2 MOMENTO
A aula terá continuidade com o professor chamando a atenção da turma sobre a importância dos alimentos, os cuidados que devemos ter para que o gato tenha uma alimentação correta. Em seguida, poderá mostrar para os alunos da sala alguns tipos de alimentos do gato. Neste momento, destacar para as crianças os alimentos que podem prejudicar a saúde do animal e dividir a turma em grupos para montarem um painel com os tipos de alimentos do gato, os que são saudáveis e os que são prejudiciais, os alimentos que eles mais gostam e como devemos alimentar o gato. Depois o professor expõe para toda a escola as informações apresentadas pela turma.
3 MOMENTO
O professor pode propor uma atividade na qual as crianças registrem através da escrita e do desenho, alguns tipos de alimentos do gato e cuidados que devemos ter com alguns alimento. Com isso,o professor junto com as crianças, poderá montar um folheto e distribuir essas informações para as pessoas que criam gatos. Para o registro da atividade, as crianças podem utilizar lápis de cor, hidrocor, lápis grafite, lápis cera, etc. Essa atividade servirá para as crianças registrarem seus conhecimentos a cerca do estudo.
4 MOMENTO
Para essa aula, o professor solicita como tarefa de casa que as crianças pesquisem com ajuda de um adulto, gravuras que representem os cuidados que devemos ter com os gatos, a alimentação correta e os alimentos que os gatos não devem comer. Em sala de aula, o professor poderá dividir a turma em equipes e pedir que façam cartazes com as informações pesquisadas. Para realização da tarefa, as crianças podem utilizar cartolina, papel peso 40,cola,hidrocor,lápis grafite,régua, etc .Em seguida,expor para toda a turma apreciar os trabalhos de cada equipe.
Livro: Gatos:Comportamento, Alimentação,Cuidados. Birgit Gollman. Melhoramentos.
O professor deve registrar o desempenho dos alunos considerando os objetivos propostos, observando se o aluno é capaz de:
Identificar os tipos de alimentação dos gatos.
Compreender as necessidades alimentares do gato.
Observa detalhaes nas imagens.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!