Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Brincar e Desenvolver: esquema corporal e equilíbrio/ Educação Física/Ensino Especial

 

06/05/2010

Autor y Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni; Marco G. B. Bularmaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a identificar os movimentos que pode executar com seu próprio corpo, desenvolvendo a coordenação motora.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não será necessário conhecimento prévio dos alunos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aulas cooperativas;

- Ambiente aberto ou fechado, onde as crianças possam se movimentar;

-Jornais, revistas, corda.  

 Atividade 1: Fazendo Caretas

Figura 1: Disponível em:  http://www.putsgrilo.com/wp-content/uploads/2009/10/princesas-disney-careta.jpg 

Acesso em: 26.01.10.

Formação: à vontade no espaço.

Material: revistas, jornais, tesoura sem ponta, sulfite, cola.

Descrição da Atividade: o professor deverá disponibilizar revistas, jornais ou papeis para colorir, onde os alunos deverão selecionar diferentes fisionomias para executar após a seleção, suas caretas. Após execução, o professor auxiliará para o corte das figuras selecionadas disponibilizando tesouras sem pontas para que os alunos possam recortar cada parte do rosto e montar sua careta numa folha de papel. Eles poderão montar outras fisionomias, procurando uma parte em cada rosto.

Caso não ache alguma parte do rosto, os alunos poderão desenhar e colar seu próprio desenho. Após todos terminarem suas caretas, cada aluno irá colocar à frente do rosto e poderá ser escolhida a fisionomia mais engraçada.   

Sabemos que: Na maioria das vezes que a criança apresenta alguma dificuldade é o professor o primeiro a identificar, mas os pais e demais membros da família devem ficar atentos ao desenvolvimento e ao comportamento da criança, observando as reações desta diante de desafios propostos.

Segundo especialistas, as crianças com dificuldades de aprendizagem podem apresentar desde cedo um maior atraso no desenvolvimento da fala e dos movimentos do que o considerado “equilibrado”.

Mas como ajudar?

Cabe ao professor adotar posturas simples durante o período de convivência com a criança, mas... Professor!

Tome iniciativas:

- converse, apresente à coordenação da escola, pais da criança, as identificações em relação às dificuldades apresentadas pela criança durante as observações efetuadas durante as aulas, a fim de possibilitar o desenvolvimento de um trabalho em conjunto com um único objetivo: ajudar a criança a possíveis superações.

- encaminhe se possível, a criança para um psicopedagogo;

    Atividade 2: Brincando com o Equilíbrio

Figura 2: http://blog.cancaonova.com/radiofm/files/2009/01/equilibrio1-300x300.jpg 

Acesso em: 26.01.10.  

Material: corda, banco.  

Descrição da Atividade: o professor colocará  uma corda no chão, e pedirá para que os alunos andem em cima desta, de uma lado para o outro mantendo o equilíbrio. Interessante que o professor primeiramente demonstre como fazer o movimento.

Variações: Conforme as crianças vão apresentando melhora no seu equilíbrio, procure professor, aumentar o grau de dificuldade, como:

- percorrer o caminho de costas, de lado, nas pontas dos pés, mais rápido.   

Dica: Caso a escola não disponibilize uma corda, poderá ser feito no banco do refeitório, porém, professor, fique atento para que as crianças não se machuquem caindo do banco.  

Vamos aproveitar a oportunidade professor e tomar algumas posturas que possam vir a ajudar a criança que apresenta atraso motor:

-encoraje o aluno a fazer aquilo que sabe que ele vai conseguir realizar;   

-certifique-se de que compreendeu as tarefas, porque muitas vezes não compreenderá;

- repita a informação nova e ajude-o a relacioná-la com a experiência anterior.

A Informação nova deve repetir-se mais do que uma vez, devido ao seu problema de distração, e, por vezes, escassa capacidade de atenção;

- o aluno com dificuldade motora pode requerer mais prática que um aluno normal, para dominar um novo movimento.  

  Atividade 3:  Robozinhos

Figura 3: Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_yIHkOkofUss/SyzCID-8R0I/AAAAAAAABC4/oRGk__LVHkw/s320/robot-ed.gif 

Acesso em: 03.07.09.  

Descrição da atividade: O Professor escolherá um aluno que será o “cientista”. Este deverá entregar uma corda imaginária de aluno por aluno, para que estes imitem um a um, um robô. Todos deverão fazer a sua imitação de um robô e ao final a classe escolherá quem foi o melhor.

Dica: O professor poderá demonstrar inicialmente como executar os movimentos de um robô, explicando como ele se apresenta, (movimentos quebrados, lentos, utilização de partes do corpo, deslocamentos, entre outros).  

Recursos Complementares

Antes de começar a aula, o professor poderá fazer um “alongamento” com as crianças. Utilize o vídeo apresentado no link abaixo para a demonstração de uma cantiga infantil, onde as crianças poderão acompanhar a música e fazer os movimentos no qual é pedido no vídeo. Acompanhando os passos que são demonstrados na mídia o professor poderá repetir quantas vezes for necessário até que todos concluam os movimentos.    

Objeto disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10834 

acesso em: 22.01.10.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, será observado o nível de execução e desenvoltura das crianças referente a coordenação dos movimentos apresentada nas atividades.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • luzimarymariapimentel, Escola Municipal Dr. Edmilson Barros de Oliveira , Ceará - dijo:
    luziarymariapimentel@yahoo.com.br

    07/05/2010

    Quatro estrelas

    gostei bastante do resgate do equilibrio pois a maoria dos alunos que tem dificuldade de aprendizagem tem esse desequilibrio no corpo a leitura se desenvolve atraves da lateralidade.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.