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Bioética e reprodução humana

 

04/05/2010

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta,Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as formas de reprodução humana assistida.

Refletir sobre os impactos bioéticos de determinadas formas de reprodução assistida

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Meiose e mitose.

Estratégias e recursos da aula

 AULA 1

imagem: Andrea Castagini 

A imagem acima representa a gestação. Qual a importância deste evento para uma mulher? E para os alunos? Qual o peso que tem a gestação para casais que não conseguem engravidar e desejam ter filhos?

O que os alunos conhecem dos processos de reprodução humana assistida? Instrua-os a montarem um mapa conceitual sobre o tema, com o que eles conhecem.

 Para saber mais sobre mapas conceituais acesse http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=eneq&cod=_utilizandomapasconceitua. Um dos programas mais acessíveis e gratuito é o CMap Tools. Para baixá-lo, acesse o sítio a seguir: http://cmap.ihmc.us/Download/ (acessado dia 17/04/10) . Se precisar de tutoriais que ajudem a utilizar este programa, poderá encontrá-los nos sítios a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=9W_lo8-TszI  e http://informaticaeeducacaoblog.blogspot.com/2007/06/mapas-conceituais.html  (acessado dia 17/04/10).

Preferencialmente peça aos alunos para fazer este mapa conceitual no laboratório de informática, assim ao final das aulas será mais rápida a inserção de novos conhecimentos nestes mapas. 

  Os avanços da medicina propiciaram maior conhecimento e domínio da  capacidade reprodutiva dos seres humanos. Entretanto, a ética envolvida nos  processos da reprodução assistida ainda é debatida não havendo um consenso em  determinadas questões, por exemplo, do fim dado aos embriões congelados e não  utilizados pelos pais.

  Leia com os alunos a reportagem sugerida abaixo para incitar a discussão  sobre a ética na reprodução humana.

  G1 – Sorteio de óvulo humano gera polêmica na Grã-Bretanha – disponível  em: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1529555-5603,00-SORTEIO+DE+OVULO+HUMANO+GERA+POLEMICA+NA+GRABRETANHA.html (acessado dia 29/03/10). 

  Questões para  trabalho

1. Que aspectos éticos estão envolvidos na reportagem?

2. Que argumentos seriam favoráveis ao sorteio mencionado na reportagem? E quais os argumentos para ser contrário a estação?

3. Que procedimentos estão envolvidos na doação de óvulos? De que maneira podem afetar a saúde das mulheres?

4. Que procedimentos são passíveis de serem feitos com os óvulos doados? O que envolve estes procedimentos?

O resultado do debate inicial deverá ser registrado pelos alunos,  por escrito, nos seus cadernos ou então em um blog ou wiki abertos para este  fim.

Para saber como criar um blog, acesse http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:Y7hkHUQRM7UJ:www.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogger_tutorial.pdf+tutorial+blog&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESgVN3PS-eGNSt3M1sX34JUftMbakboGNWiTvSSHCEajkBIy6usHWE4FYtYRxRo9AyHhGhooeqEXXyV7fZqVzCM0xVJrNLJiMeraaeecyP-8fbw-5TYY2rkLoZkct_sONneMYKWI&sig=AHIEtbQcZbEdSZJ4N77TIkv_5pN-G4DMTA. (acessado dia 17/04/10).

 

  

  AULA 2

  Afinal, quais são os métodos de reprodução humana assistida?  Qual o perfil das  pessoas que buscam estes procedimentos? É um procedimento acessível a todos? Quais os pré-requisitos que o casal deve ter para buscar a reprodução assistida?

 A partir das dúvidas levantadas na problematização encomende aos alunos uma pesquisa (que pode ser feita na  internet, visitando os sítios indicados nos recursos adicionais), as pesquisas deverão conter:

a) Qual o perfil das pessoas que buscam a reprodução assistida?

b) Quais são os métodos de reprodução assistida?

c) Quais os pré-requisitos que o casal deve ter para o tratamento ter sucesso?

d) Quais os principais problemas que levam os casais a buscarem tratamento para reprodução assistida?

Os dados da pesquisa deverão ser apresentados em mapa conceitual.

O professor  poderá acessar alguns recursos para ajudar no entendimento dos processos feitos  na reprodução humana, como:

Fertilização in vitro   

  Questões de trabalho

1. Que condições são necessárias para a fecundação in vitro ter sucesso?

2. Que procedimentos são feitos para ocorrer  a  fecundação in vitro?

3. Quais critérios são necessários para os casais buscarem a fecundação in vitro para serem pais?

  AULA 3

  Já conhecendo  os principais  métodos de reprodução humana assistida, os alunos poderão agora sintetizar seu  conhecimento através de uma problematização bem interessante.

  Divida a classe em equipes de 2 a 4 alunos. Cada equipe deverá  gerenciar uma clínica de reprodução humana e resolver de que maneira ajudarão  os casais que ali irão se consultar.

  O vídeo abaixo poderá ajudar o professor a entender a idéia da  atividade.

  Vimeo – Clínica de reprodução humana. Disponível em: http://vimeo.com/2415009 . A  cessado dia  29/03/10). 

  ESTUDO DE CASO 1

  Mulher de 33 anos. Nenhuma gravidez. Ciclos mentruais irregulares.  Taxas hormonais normais.

  Homem de 38 anos. Nenhum filho anterior. Baixa contagem de  espermatozóides.

  Que procedimentos são indicados para este casal? Quais possíveis  problemas de infertilidade que eles apresentam?

  ESTUDO DE CASO 2

  Mulher de 45 anos. Dois filhos de casamento anterior. Ciclos  menstruais regulares. Taxas hormonais alteradas indicando baixa fertilidade.

  Homem de 30 anos. Nenhum filho. Quantidade de espermatozóides  normal.

  Que procedimentos são indicados para este casal? Quais possíveis  problemas de infertilidade que eles apresentam?

 ESTUDO DE CASO 3

  Mulher de 25 anos. Nenhum filho. Hormônios normais.

  Homem de 25 anos. Nenhum filho. Baixa contagem de espermatozóides.

  Que procedimentos são indicados para este casal? Quais possíveis  problemas de infertilidade que eles apresentam?

  O professor poderá propor outros estudos de caso, pensando nos  possíveis procedimentos que cada caso pede. Os alunos deverão debater entre  eles e colocar os dados e resultados em uma planilha.

  Após o debate entre os grupos, o professor poderá reunir toda a  classe para debater quais os procedimentos mais adequados em cada caso. Ainda  poderá propor um debate sobre a ética envolvida em cada procedimento, com  problematizações como o congelamento dos embriões produto de fecundação in  vitro, a escolha do sexo dos embriões e a consequência destas escolhas para a  população, doação de óvulos e espermatozóides, produção independente, etc...

  As respostas deverão ser registradas por escrito, nos cadernos ou  na pagina wiki/ blog que os alunos tenham feito anteriormente.

  Após a realização de todas as atividades, peça que os alunos retomem os  mapas conceituais e o complementem principalmente no tocante da ética envolvida  na reprodução humana assistida.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fertilização in vitro Animação/simulação
Recursos Complementares

Brasil Escola: Bioética e reprodução humana. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/bioetica-reproducao-humana.htm   (acessado dia 29/03/10). 

UFRGS. Bioética. Disponível em: http://www.ufrgs.br/bioetica/biorepr.htm (acessado dia 29/03/10).  

Jornal O Debate – Reprodução humana  x estilo de vida. Disponível em: http://www.odebate.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=14177&Itemid=44 (acessado dia 29/03/10) 

 Portal Terra - Pioneiro na medicina reprodutiva projeta futuro da técnica  . Disponível em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4341548-EI238,00-Pioneiro+na+medicina+reprodutiva+projeta+futuro+da+tecnica.html (acessado dia 29/03/10). 

Globo Minas. O que fazer com os embriões congelados? Disponível em: http://globominas.globo.com/GloboMinas/Noticias/BomDiaMinas/0,,MUL413549-9077,00-REPRODUCAO+HUMANA+O+QUE+FAZER+COM+EMBRIOES+CONGELADOS.html (acessado dia 29/03/10).     

G1. Normas éticas para clínicas de reprodução serão revistas. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1274952-5603,00-NORMAS+ETICAS+PARA+CLINICAS+DE+REPRODUCAO+SERAO+REVISTAS+DIZ+CREMESP.html (Acessado dia 29/03/10).  

Avaliação

A avaliação poderá se dar pela participação dos alunos nos debates e na produção escrita (problematizações e mapas conceituais). Aproveite para ao avaliar os mapas conceituais avaliar também sua prática docente (se houver falhas nos mapas de muitos alunos é sinal que a mensagem passada pelo professor não foi clara o suficiente, ou faltou algum conceito chave).

A avaliação deverá considerar:

1) Coesão das idéias apresentadas no mapa conceitual.

2) Aprofundamento do tema e abrangência abordada nos mapas conceituais.

3)  Número de participações durante o debate.

4) Pertinência das participações durante o debate.

 

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