04/05/2010
Eziquiel Menta,Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Identificar as formas de reprodução humana assistida.
Refletir sobre os impactos bioéticos de determinadas formas de reprodução assistida
Meiose e mitose.
AULA 1
imagem: Andrea Castagini
A imagem acima representa a gestação. Qual a importância deste evento para uma mulher? E para os alunos? Qual o peso que tem a gestação para casais que não conseguem engravidar e desejam ter filhos?
O que os alunos conhecem dos processos de reprodução humana assistida? Instrua-os a montarem um mapa conceitual sobre o tema, com o que eles conhecem.
Para saber mais sobre mapas conceituais acesse http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=eneq&cod=_utilizandomapasconceitua. Um dos programas mais acessíveis e gratuito é o CMap Tools. Para baixá-lo, acesse o sítio a seguir: http://cmap.ihmc.us/Download/ (acessado dia 17/04/10) . Se precisar de tutoriais que ajudem a utilizar este programa, poderá encontrá-los nos sítios a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=9W_lo8-TszI e http://informaticaeeducacaoblog.blogspot.com/2007/06/mapas-conceituais.html (acessado dia 17/04/10).
Preferencialmente peça aos alunos para fazer este mapa conceitual no laboratório de informática, assim ao final das aulas será mais rápida a inserção de novos conhecimentos nestes mapas.
Os avanços da medicina propiciaram maior conhecimento e domínio da capacidade reprodutiva dos seres humanos. Entretanto, a ética envolvida nos processos da reprodução assistida ainda é debatida não havendo um consenso em determinadas questões, por exemplo, do fim dado aos embriões congelados e não utilizados pelos pais.
Leia com os alunos a reportagem sugerida abaixo para incitar a discussão sobre a ética na reprodução humana.
G1 – Sorteio de óvulo humano gera polêmica na Grã-Bretanha – disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1529555-5603,00-SORTEIO+DE+OVULO+HUMANO+GERA+POLEMICA+NA+GRABRETANHA.html (acessado dia 29/03/10).
Questões para trabalho
1. Que aspectos éticos estão envolvidos na reportagem?
2. Que argumentos seriam favoráveis ao sorteio mencionado na reportagem? E quais os argumentos para ser contrário a estação?
3. Que procedimentos estão envolvidos na doação de óvulos? De que maneira podem afetar a saúde das mulheres?
4. Que procedimentos são passíveis de serem feitos com os óvulos doados? O que envolve estes procedimentos?
O resultado do debate inicial deverá ser registrado pelos alunos, por escrito, nos seus cadernos ou então em um blog ou wiki abertos para este fim.
Para saber como criar um blog, acesse http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:Y7hkHUQRM7UJ:www.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogger_tutorial.pdf+tutorial+blog&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESgVN3PS-eGNSt3M1sX34JUftMbakboGNWiTvSSHCEajkBIy6usHWE4FYtYRxRo9AyHhGhooeqEXXyV7fZqVzCM0xVJrNLJiMeraaeecyP-8fbw-5TYY2rkLoZkct_sONneMYKWI&sig=AHIEtbQcZbEdSZJ4N77TIkv_5pN-G4DMTA. (acessado dia 17/04/10).
AULA 2
Afinal, quais são os métodos de reprodução humana assistida? Qual o perfil das pessoas que buscam estes procedimentos? É um procedimento acessível a todos? Quais os pré-requisitos que o casal deve ter para buscar a reprodução assistida?
A partir das dúvidas levantadas na problematização encomende aos alunos uma pesquisa (que pode ser feita na internet, visitando os sítios indicados nos recursos adicionais), as pesquisas deverão conter:
a) Qual o perfil das pessoas que buscam a reprodução assistida?
b) Quais são os métodos de reprodução assistida?
c) Quais os pré-requisitos que o casal deve ter para o tratamento ter sucesso?
d) Quais os principais problemas que levam os casais a buscarem tratamento para reprodução assistida?
Os dados da pesquisa deverão ser apresentados em mapa conceitual.
O professor poderá acessar alguns recursos para ajudar no entendimento dos processos feitos na reprodução humana, como:
Questões de trabalho
1. Que condições são necessárias para a fecundação in vitro ter sucesso?
2. Que procedimentos são feitos para ocorrer a fecundação in vitro?
3. Quais critérios são necessários para os casais buscarem a fecundação in vitro para serem pais?
AULA 3
Já conhecendo os principais métodos de reprodução humana assistida, os alunos poderão agora sintetizar seu conhecimento através de uma problematização bem interessante.
Divida a classe em equipes de 2 a 4 alunos. Cada equipe deverá gerenciar uma clínica de reprodução humana e resolver de que maneira ajudarão os casais que ali irão se consultar.
O vídeo abaixo poderá ajudar o professor a entender a idéia da atividade.
Vimeo – Clínica de reprodução humana. Disponível em: http://vimeo.com/2415009 . A cessado dia 29/03/10).
ESTUDO DE CASO 1
Mulher de 33 anos. Nenhuma gravidez. Ciclos mentruais irregulares. Taxas hormonais normais.
Homem de 38 anos. Nenhum filho anterior. Baixa contagem de espermatozóides.
Que procedimentos são indicados para este casal? Quais possíveis problemas de infertilidade que eles apresentam?
ESTUDO DE CASO 2
Mulher de 45 anos. Dois filhos de casamento anterior. Ciclos menstruais regulares. Taxas hormonais alteradas indicando baixa fertilidade.
Homem de 30 anos. Nenhum filho. Quantidade de espermatozóides normal.
Que procedimentos são indicados para este casal? Quais possíveis problemas de infertilidade que eles apresentam?
ESTUDO DE CASO 3
Mulher de 25 anos. Nenhum filho. Hormônios normais.
Homem de 25 anos. Nenhum filho. Baixa contagem de espermatozóides.
Que procedimentos são indicados para este casal? Quais possíveis problemas de infertilidade que eles apresentam?
O professor poderá propor outros estudos de caso, pensando nos possíveis procedimentos que cada caso pede. Os alunos deverão debater entre eles e colocar os dados e resultados em uma planilha.
Após o debate entre os grupos, o professor poderá reunir toda a classe para debater quais os procedimentos mais adequados em cada caso. Ainda poderá propor um debate sobre a ética envolvida em cada procedimento, com problematizações como o congelamento dos embriões produto de fecundação in vitro, a escolha do sexo dos embriões e a consequência destas escolhas para a população, doação de óvulos e espermatozóides, produção independente, etc...
As respostas deverão ser registradas por escrito, nos cadernos ou na pagina wiki/ blog que os alunos tenham feito anteriormente.
Após a realização de todas as atividades, peça que os alunos retomem os mapas conceituais e o complementem principalmente no tocante da ética envolvida na reprodução humana assistida.
Nome | Tipo |
---|---|
Fertilização in vitro | Animação/simulação |
Brasil Escola: Bioética e reprodução humana. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/bioetica-reproducao-humana.htm (acessado dia 29/03/10).
UFRGS. Bioética. Disponível em: http://www.ufrgs.br/bioetica/biorepr.htm (acessado dia 29/03/10).
Jornal O Debate – Reprodução humana x estilo de vida. Disponível em: http://www.odebate.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=14177&Itemid=44 (acessado dia 29/03/10)
Portal Terra - Pioneiro na medicina reprodutiva projeta futuro da técnica . Disponível em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4341548-EI238,00-Pioneiro+na+medicina+reprodutiva+projeta+futuro+da+tecnica.html (acessado dia 29/03/10).
Globo Minas. O que fazer com os embriões congelados? Disponível em: http://globominas.globo.com/GloboMinas/Noticias/BomDiaMinas/0,,MUL413549-9077,00-REPRODUCAO+HUMANA+O+QUE+FAZER+COM+EMBRIOES+CONGELADOS.html (acessado dia 29/03/10).
G1. Normas éticas para clínicas de reprodução serão revistas. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1274952-5603,00-NORMAS+ETICAS+PARA+CLINICAS+DE+REPRODUCAO+SERAO+REVISTAS+DIZ+CREMESP.html (Acessado dia 29/03/10).
A avaliação poderá se dar pela participação dos alunos nos debates e na produção escrita (problematizações e mapas conceituais). Aproveite para ao avaliar os mapas conceituais avaliar também sua prática docente (se houver falhas nos mapas de muitos alunos é sinal que a mensagem passada pelo professor não foi clara o suficiente, ou faltou algum conceito chave).
A avaliação deverá considerar:
1) Coesão das idéias apresentadas no mapa conceitual.
2) Aprofundamento do tema e abrangência abordada nos mapas conceituais.
3) Número de participações durante o debate.
4) Pertinência das participações durante o debate.
Quatro estrelas 1 calificaciones
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29/09/2010
Quatro estrelasOlá, gostei muito dessa aula, pois ela será de grande valia na minha disciplina de biologia, ao ministrar aulas para o ensino médio.