07/05/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Os alunos terão de:
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Atividade 1
Para dar início à aula, o professor, em um laboratório de informática com acesso à Internet, deverá propor aos alunos trabalharem em duplas. Cada dupla receberá um roteiro.
ROTEIRO
1) Acessem os sites:
http://www.youtube.com/watch?v=sed9QdBygdw&feature=related (Marília Gabriela entrevista Fausto Silva – canal GNT)
http://www.youtube.com/watch?v=9ad7b6kqyok (Entrevista com Clarice Lispector – TV Cultura - 1977)
http://veja.abril.com.br/180209/entrevista.shtml (Otávio Cabral entrevista Jarbas Vasconcelos – Revista Veja, fevereiro de 2009.)
http://www.youtube.com/watch?v=sWqKpLx-UWM (Entrevista completa do padrasto que perfurou menino com quase 50 agulhas, pelo programa Fantástico – Rede Globo)
http://www.youtube.com/watch?v=HZzEQen0lx8 (Carlos Nascimento entrevista ao vivo José Sarney, no Jornal do SBT)
http://super.abril.com.br/cotidiano/ciencia-retrato-falado-543194.shtml (A ciência de um retrato falado. Revista Superinteressante, março de 2010)
http://www.odontopalm.com.br/podcast/cbn-low.mp3 (Entrevista radiofônica sobre uma dentista blogueira – CBN Curitiba)
2) Depois de os alunos escutarem e lerem as entrevistas nos sites indicados, deverão listar aspectos de ordem textual e/ou discursiva comuns às entrevistas.
Atividade 2
Nesta atividade, o professor colocará em discussão os dados pontuados pelos alunos no que tange às recorrências comuns textuais e/ou discursivas encontradas nas entrevistas visitadas. Para isso, o professor questionará sobre:
Atividade 3
Depois de os estudantes listarem aspectos comuns às entrevistas, o professor questionará aos alunos sobre aspectos divergentes:
Atividade 4
Depois de discutidos todos esses questionamentos, os alunos, novamente trabalhando em duplas, produzirão um texto expositivo cuja temática seja: “O gênero entrevista: constituição e funcionamento”. Nesta produção, os discentes terão de apresentar a configuração básica de uma entrevista, discorrendo sobre os aspectos em comuns e aspectos divergentes que uma entrevista apresenta conforme condições de produção (modalidade oral ou escrita, nível de formalidade, suporte de texto em que a entrevista foi produzida, lugar social e ideológico de entrevistado e entrevistador e consequências dessa posição, público-alvo etc).
Importante: essa produção deverá ser feita em Word e salva em um arquivo ou pen-drive para que possa ser revisitada mais adiante.
Aula 2
Atividade 1
Nesta aula, o professor distribuirá para as duplas (as mesmas da aula anterior) a entrevista feita com James Cameron, diretor do filme de sucesso Avatar, e respectivo questionário com a intenção de analisar discursivamente o gênero. A entrevista foi retirada da Revista Veja, edição 2160, do dia 14 de abril de 2010.
Fonte: SCHELP, Diogo. James Cameron: o visionário de Avatar. Revista Veja, São Paulo, edição 2160, 14 abr. 2010.
http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/4/13/o-visionario-de-avatar
QUESTIONÁRIO
1) Sabendo que a entrevista foi publicada na revista Veja, qual o tipo de público esperado que a lerá?
2) Quem é o entrevistado: James Cameron? Por que ele foi escolhido para essa entrevista? Levante hipóteses.
3) Qual o contexto de produção da entrevista?
4) Sabendo do contexto de produção, é possível fazer previsões acerca das respostas criadas pelo entrevistador? Comente.
5) A foto de James Cameron é relevante para a entrevista? Comente.
6) Como o entrevistador se refere a James Cameron? Retire exemplos do texto e discorra sobre a implicação de sentido dessa referência ao cineasta.
7) Você consegue perceber algum tipo de relação nas perguntas propostas pelo entrevistador?
8) Como explicar a coerência da pergunta “Avatar valoriza experiências sensoriais como entrar em uma floresta cheia de flores coloridas ou sentir a terra sob os pés nus. A humanidade esqueceu como apreciar essas sensações?” no contexto de produção da entrevista?
9) Leia: “O senhor já comparou os índios brasileiros aos Na’vi, que, na ficção, vivem em perfeita harmonia com a natureza. A analogia não é exagerada?”. Nesta pergunta, podemos perceber alguma condução ideológica do entrevistador? Qual?
10) É sabido que a entrevista, qualquer que seja ela, usualmente é realizada oralmente. Depois ela pode ser transposta à modalidade escrita. Nesta entrevista é perceptível algum traço ou característica típica da oralidade? Se sim, identifique.
11) Como é feito o encadeamento das perguntas? Um tema “puxa” o outro?
12) Na resposta “É simples assim” relativa à pergunta “O futuro da indústria cinematográfica é o 3D?” pode-se perceber o efeito de sentido irônico? Discorra.
13) Na pergunta “Como foi perder o Oscar de melhor filme para Guerra ao Terror, um filme muito mais barato que o seu e ainda por cima dirigido por sua ex-mulher, Kathryn Bigelow?” liste o argumento decisivo, na opinião de Cameron, que fez com que Avatar não levasse o oscar de melhor filme.
14) Podemos tirar alguma conclusão, a partir da entrevista, sobre o que pensa James Cameron acerca da vida humana ou da atual conjuntura social? Se sim, identifique os trechos que permitem, por meio de inferências, chegar a essa conclusão.
Atividade 2
Em seguida, o professor corrigirá oralmente as questões relativas à análise discursiva da entrevista. Para isso, proporá uma discussão sobre os aspectos discursivos mais relevantes.
Atividade 3
A análise discursiva da entrevista com Cameron é importante para conduzir o aluno nesta atividade: o professor mostrará novamente a entrevista de José Sarney ao jornalista Carlos Nascimento, fornecida ao Jornal do SBT. Depois, solicitará aos alunos a elaboração de um questionário sobre a entrevista assistida levando em conta tanto aspectos textuais como, principalmente, aspectos discursivos (serve de exemplo a análise discursiva anterior).
http://www.youtube.com/watch?v=HZzEQen0lx8 (Carlos Nascimento entrevista ao vivo José Sarney, no Jornal do SBT)
Aula 3
Atividade 1
Depois de elaborar o questionário a partir da entrevista de José Sarney, os alunos, nesta aula, trocarão entre si a proposta e, assistindo mais uma vez à entrevista, responderão às perguntas feitas pelos colegas.
Atividade 2
Nesta atividade, os aprendizes deverão corrigir o questionário produzido.
Atividade 3
Depois de todos os exercícios realizados a partir do gênero entrevista, o aluno se sentirá mais apto e seguro para voltar ao texto dissertativo produzido na primeira aula. Assim, a finalidade desta atividade é propiciar aos alunos a refacção da dissertação sobre a constituição e funcionamento do gênero entrevista a partir do contato textual e discursivo de forma mais sistemática com o gênero. Por isso, o texto salvo em arquivo digital facilitará a reconstrução ou re-elaboração das ideias.
Atividade 4
Os textos dissertativos poderão ser expostos no mural da escola ou ainda publicados no jornal da comunidade escolar ou em blogs educativos, por exemplo.
Sugestão de leituras para o professor:
Vídeo:
Comunicação oral: gênero entrevista.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=IopYU9RQID4&feature=player_embedded
Artigo:
NATIVIDADE. Maria Zoneti. Gênero entrevista: uma análise dos elementos não-verbais da comunicação.
Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/17094/1/Genero-Entrevista-uma-analise-dos-elementos-nao-verbais-da-conversacao/pagina1.html
Dissertação:
BORGES, Selma Zago da Silva. Um estudo da arquitetura textual do gênero entrevista. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia/Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Uberlândia/MG, 2007. Disponível em: http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=36780317
Tese:
Silva, Nívea Rohling. Gênero entrevista pingue-pongue: reenunciação, enquadramento e valoração do discurso do outro. Tese de Doutorado.Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós Graduação em Linguística. Florianópolis/SC, 2007. Disponível em: http://www.tede.ufsc.br/teses/PLLG0389-D.pdf
A avaliação será proposta com base nas atividades desenvolvidas nas aulas:
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/02/2014
Cinco estrelasExcelente esse material, as explicações são claras e de simples compreensão para o aluno. Parabéns!
29/06/2010
Cinco estrelasMuito boa a sequencia trabalhada,bastante dinâmica e reflexiva,fazendo com que os alunos sejam capazes de participar ativamente do seu processo de ensino aprendizagem.