30/04/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Lívia Raposo Bardy,Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Nesta aula o aluno poderá aprender e compreender, por meio de discussões e pesquisas, o que são meios de comunicação, seus tipos, semelhanças e diferenças, e o que eles podem nos proporcionar. Além disso, esta aula abordará a comunicação interpessoal, ou seja, a que temos, por exemplo, em nossos ciclos de amizade, e a comunicação de massas, que necessita de um aparelho multiplicador, como uma televisão, por exemplo.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
O professor deverá iniciar a aula, levando os alunos para o laboratório de Informática ou para a sala de vídeo, para assistirem ao vídeo “Evolução dos Meios de Comunicação”, como na figura 1. O vídeo possui 3min29s de duração, e está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=-LhRR_2s08s&feature=related Acessado em: 02 Abril 2010.
Figura1: Vídeo "A Evolução dos Meios de Comunicação"
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após a apresentação do referido vídeo, sugerimos que o professor pergunte aos alunos o que eles acharam deste – qual a mensagem que quer transmitir, seu tema principal etc.
Em seguida, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles compreendem pelo termo, “Meios de Comunicação”. Buscando promover uma maior discussão, o professor deverá perguntar aos alunos como eles fariam para conversar com um amigo que estivesse morando em uma região distante da deles e o porque da escolha, de forma a promover uma discussão acerca do que são Meios de Comunicação, quais os tipos existentes e os que eles costumam utilizar em seu cotidiano.
É importante que o professor favoreça que os alunos possam construir o conhecimento do que são os Meios de Comunicação, e a sua finalidade, ou seja, de que estes surgiram devido à necessidade de comunicação entre as pessoas, e que para tal é necessário que haja um instrumento, ou seja, um meio.
Sugestão:
Durante o momento de motivação o professor poderá mostrar a figura 2 abaixo, e questionar aos alunos quais os Meios de Comunicação presentes na figura.
Figura 2: Meios de Comunicação
Disponível em: http://blogdagabiii.files.wordpress.com/2009/05/untitled1.jpg Acessado em: 02 Abril 2010.
Atividade 1
Nesta atividade, primeiramente o professor deverá sugerir aos alunos que formem duplas. Em seguida, o professor deverá entregar para cada dupla, um recurso, especificamente duas matérias jornalísticas (Figs. 3 e 4) que abordam os Meios de Comunicação no Haiti, após o terremoto do dia 12 de Janeiro de 2010, e o terremoto no Chile em 27 de Fevereiro do mesmo ano.
A referida matéria sobre o terremoto no Haiti (Fig. 3) encontra-se disponível em:
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/01/15/haiti-redes-sociais-da-internet-ajudam-no-socorro-915533921.asp Acessado em: 06 Abril 2010.
Figura 3: Matéria sobre os Meios de Comunicação no terremoto do Haiti
A matéria sobre o terremoto no Chile (Fig. 4) encontra-se disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1508424-5602,00.html Acessado em: 06 Abril 2010.
Figura 4: Matéria sobre os Meios de Comunicação no terremoto do Chile
Sugestão:
Neste momento da aula, sugerimos que o professor imprima em número suficiente aos alunos as matérias em questão, como disponível nos links e figuras (3 e 4) acima. Além disso, o professor poderá levar jornais e revistas impressos abordando o tema do terremoto no Haiti e no Chile. Sugerimos abaixo outras matérias jornalísticas sobre a temática em questão, como disponíveis em:
Após, entregar as duas matérias jornalísticas para cada uma das duplas, o professor deverá pedir aos alunos que realizem a leitura destas. Em seguida, o professor deverá pedir que os alunos sentem-se em círculos na classe e promover uma discussão a cerca dos textos em questão.
A seguir sugerimos algumas questões para nortear este momento.
Vocês sabem dizer se há diferenças e semelhanças do tipo de linguagem utilizada nos diversos Meios de Comunicação (mídia impressa e televisionada, por exemplo)? O tipo de linguagem utilizada nestes é semelhante a Comunicação Interpessoal que utilizamos no nosso cotidiano com os amigos, pais etc.?
Atividade 2
Estando os alunos organizados (em duplas) no Laboratório de Informática, o professor deverá pedir para que eles realizarem uma pesquisa na internet sobre os tipos de linguagens utilizados por alguns Meios de Comunicação, tais como televisão, jornal impresso, etc. Além disso, deverão pesquisar sobre a comunicação em Massa e da Comunicação Interpessoal. Para isso, o professor deverá orientar os alunos, explicando-lhes que deverão realizar uma pesquisa abordando os temas sugeridos abaixo:
Sugestão:
Sugerimos alguns links que englobam os temas acima:
Figura 5: Imagem do site Infoescola
Ao concluir a pesquisa, os alunos poderão debatê-las com o professor e os demais colegas, por meio de uma discussão aberta. Desta forma, cada dupla deverá relatar para os colegas da classe os resultados da pesquisa, especificando qual o tipo de Comunicação mais utilizada por eles, e por quê. Além disso, sugerimos que as questões feitas no início da aula sejam retomadas e discutidas com os alunos neste momento.
Atividade 3
Nesta atividade, que tem por o objetivo abordar um dos meios de comunicação que utiliza a Linguagem de Massa, sendo a Televisão sugerida para este propósito, será abordado tal conceito através da letra de uma música.
Sugestão:
Como sugestão, o professor antes de iniciar esta atividade, poderá perguntar aos alunos se eles se sentem influenciados por algum programa de televisão e por quê. Além disso, poderá questioná-los ; se já observaram o tipo de Linguagem utilizado por este meio de comunicação (Televisão).
Desse modo, para a realização desta atividade sugerimos que os alunos estejam em grupos (juntem duas duplas formando, assim, um único grupo) para que possam discutir sobre a letra da música, denominada “Ditadura Da Televisão” do grupo Ponto de Equilíbrio, como disponível no link abaixo (Fig. 6). O professor deverá pedir aos alunos, em grupos, para lerem e discutirem a letra da música em questão, fornecendo cópias em número suficiente para a realização desta atividade.
Link da letra da Música :“Ditadura Da Televisão”:
http://letras.terra.com.br/ponto-de-equilibrio/83277/ . Acessado em: 01 Abril 2010.
Figura 6: Letra da música "Ditadura da Televisão"
Em seguida, o professor deverá pedir que os alunos exponham o que compreenderam com a leitura realizada. Para nortear este momento, o professor poderá utilizar o roteiro abaixo.
Roteiro de Leitura e Discussão:
É importante que os alunos compreendam que o tipo de Linguagem utilizado pela televisão é a linguagem de Massa.
Para finalizar o professor deverá propor que os grupos elaborem um mural abordando a trajetória dos Meios de Comunicação. Sugerimos que cada grupo construa a trajetória de um Meio de Comunicação diferente, (com textos explicativos e figuras), por exemplo:
Referências Bibliográficas
1.http://pt.wikipedia.org/wiki/Meios_de_comunicação
Os links abaixo se referem a assuntos que abordam o tema:
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o significado dos Meios de Comunicação, quais são eles e a importância para a Comunicação entre as pessoas.Além disso, deve ser avaliado a participação e envolvimento dos alunos nas atividades realizadas nesta aula.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/02/2011
Quatro estrelasótimo plano, utilizarei algumas ideias dele. Parabéns, colega.