30/04/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues,Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Nesta aula será trabalhada a linguagem familiar (informal), a oratória (técnica utilizada em discursos) e a regional (típica de cada região). Além disso, nesta aula o professor poderá explorar com os alunos a leitura e a interpretação de textos.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Utilização do laboratório de Informática;
•Letra de música.
Motivação:
Sugerimos que o professor inicie a aula com uma conversa sobre o que os alunos compreendem por “Linguagem”. Em seguida, o professor deverá questionar se existe apenas um único tipo de linguagem ou se há outras, e quais seriam estas. Ressaltamos que, é importante que todos os que quiserem expressar seus conhecimentos possam fazê-lo neste momento. Em seguida, o professor deverá mostrar um recurso, especificamente uma imagem (Fig. 1).
Disponível em http://educacaoeaprendizagem.com.br/blogs/petsantosmsb/files/2009/09/lisud.jpg Acessado em: 04 Abril 2010.
Figura 1: Linguagem de sinais
Observação:
Observamos que o professor poderá providenciar cópias, em número suficiente, aos alunos, ou apresentá-la a eles usando o Retroprojetor ou Data show.
Feito isto, o professor deverá questionar os alunos se eles conhecem o tipo de linguagem da figura em questão. Após ouvir a resposta dos alunos, o professor deverá ressaltar que existem diferentes tipos de linguagens, como por exemplo, a Linguagem de Sinais, utilizada por pessoas que possuem Deficiência Auditiva (DA), entre outras. Neste momento, o professor poderá argumentar que existem também outras Linguagens, tais como: a linguagem culta, a coloquial entre outras. Em seguida, o professor deverá mostrar algumas imagens, que estão disponíveis abaixo (Fig.2, 3 e 4), para os alunos, fazendo as seguintes questões relacionadas abaixo.
Figura 2: Amigos conversando
Disponível em: http://comps.fotosearch.com/bigcomps/IGS/IGS734/IS727-017.jpg Acessado em: 07 Abril 2010.
Com relação à figura 2, respondam:
Observação:
É importante que eles percebam que nestas situações eles utilizam a Linguagem Informal àquela que é utilizada por nós em ocasiões que não necessitam de rigor, ou seja, o uso de formalidade.
Com relação à figura 3, respondam:
Figura 3: Martin Luther King fazendo um discurso
Disponível em: http://www.armazemdommanolo.com/blog/wp-content/uploads/2009/11/Martin_Luther_King_-_March_on_Washington-286x300.jpg Acessado em: 07 Abril 2010.
Observação:
É importante que, após ouvir a resposta dos alunos o professor explique que a linguagem utilizada é a Oratória, que é um método de discurso, uma arte de falar em público.
Com relação à figura 3, respondam:
Figura 4: Mapa do Brasil
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_61ppuNkOuFY/SZiROeVL1_I/AAAAAAAABPs/yHLEKwJrUOU/s400/brasil6ml.jpg Acessado em: 07 Abril 2010.
Observação:
É importante que, após ouvir a resposta dos alunos o professor explique que cada região possui características linguísticas, possuindo um vocabulário próprio.
Atividade 1
Esta atividade tem como objetivo proporcionar que o aluno construa o conhecimento sobre as três Linguagens, sendo elas: Informal, Oratória e Regional. Para isso, será necessário que o professor leve os alunos ao laboratório de informática, pedindo que eles se organizem em duplas, de forma que cada dupla possa utilizar um computador.
Em seguida, o professor deverá pedir que os alunos façam uma pesquisa, em sites da Internet e blogs, sobre as três Linguagens (informal, oratória e regional). Para isso, o professor poderá sugerir que os alunos pesquisem, sobre:
Sugestão:
Sugerimos alguns links para a realização da pesquisa:
http://vista-se.com.br/site/livro-apresenta-veganismo-com-linguagem-informal-e-cartuns
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/mariahelena/posts/2009/06/09/letras-de-brasilia-193796.asp
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2009/05/15/a-arte-do-discurso-186388.asp
http://www.culturabrasil.pro.br/guimaraesrosa.htm
Ao finalizar a pesquisa, o professor deverá pedir que os alunos sentem-se em círculo para compartilharem os resultados da pesquisa. Neste momento, o professor poderá fazer os seguintes questionamentos aos alunos:
Atividade 2
Dando prosseguimento às aulas, nesta atividade, cujo objetivo é trabalhar a elaboração de texto utilizando os três tipos de linguagem abordados nesta aula (a linguagem informal, oratória e regional), o professor deverá pedir que cada dupla escreva um pequeno diálogo, que contenha no máximo quatro frases, sobre os três tipos de linguagens abordados durante a aula. Abaixo há o exemplo de um diálogo utilizando a linguagem Informal (Fig.5).
Figura 5: Dialogo utilizando a linguagem informal
Disponível em: http://www.turmadamonica.com.br/index.htm Acessado em: 14 Abr.2010.
Feito isto, cada dupla deverá apresentar para a classe o diálogo feito por eles. Quando todos os alunos terminarem a apresentação, o professor deverá promover uma discussão, sobre a atividade realizada. Para isso o professor poderá fazer as seguintes perguntas:
Atividade 3
Tendo como objetivo trabalhar a diferença de linguagem existente no regionalismo, ou seja, a particularidade linguística de cada região, o professor deverá pedir que os alunos em dupla criem um Mural sobre o regionalismo brasileiro. O professor deverá explicar que cada dupla poderá trabalhar com um estado ou região diferente, como por exemplo, o regionalismo na: Bahia, São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza Brasília, Belo Horizonte, Campo Grande etc. Abaixo segue um exemplo dessa atividade (Fig.6).
Figura 6: Mural sobre o regionalismo em Minas Gerais
Observação:
Para a elaboração do Mural sugerimos que o professor leve para a sala de aula, colas, tesouras, revistas, jornais e lápis de cor para que os alunos possam elaborar o Mural.
Os links abaixo se referem ao tema Linguagem e poderão ser visitados pelo professor:
http://www.soportugues.com.br/secoes/seman/seman1.php
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/redacao/linguagem-verbal-e-nao-verbal.php
http://www.qprocura.com.br/dp/36308/Tipos-de-linguagem.html
http://www.buscaky.com.br/painelx/output/livros/Comunicacao%20e%20Expressao%20Cap%20(09).pdf
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam a diferença entre os três tipos de Linguagem - Informal Oratória e Regional. Além disso, o professor deverá verificar como os alunos desempenharam a pesquisa, por meio da exposição dos resultados.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/05/2011
Cinco estrelaspode sempre me mandar dicas adorei, ficou bom
24/02/2011
Cinco estrelaseu adorei.