Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CONHECENDO A ONÇA PINTADA.

 

16/08/2010

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula a:

  •  Identificar e conhecer as características da onça pintada;
  •  Comparar e diferenciar a onça pintada do tigre;
  •  Perceber a importância da onça pintada para o meio ambiente;
  •  Ler, produzir textos informativos e expressar, oralmente, suas idéias sobre o assunto estudado.
Duração das atividades
Três aulas de quarenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Noção de preservação da natureza.
Estratégias e recursos da aula

Justificativa para a proposição das aulas: Num tempo em que a preservação da natureza se faz mais necessária do que nunca, é fundamental um conhecimento mais aprofundado, por parte das crianças, sobre os animais que sofrem ameaça de extinção para consolidar, ainda na infância,  o entendimento de que somos partes da natureza e de que certamente sofreremos as consequências das nossas atitudes equivocadas num futuro próximo.

Atividade 1 – Conhecendo um pouco mais sobre a onça pintada.

1º Momento: O/a professor/a reunirá as crianças e proporá que assistam atenciosamente o seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=QnyrlHg6LIQ2º 

2º Momento: Uma vez assistido ao vídeo, o/ professor/a lançará algumas questões, como:

  • Qual o animal que aparece no video?
  •  Alguém já viu uma onça pintada?
  •  Este animal pode ser criado em casa?
  •  Quais são as caracteristicas deste animal?
  •  Em que região do Brasil podemos encontrar a onça pintada?
  •  Com qual animal ela se parece?
  •   Como é a pelagem da onça pintada?
  •  Qual é a diferença entre a onça e a leoa?
  •  Quais são as semelhanças entre a onça e a leoa?
  •  Vocês acham que é certo criar a onça pintada em cativeiro? Por quê?
  •  A onça pintada está em extinção?

Atividade 2: Entrevistando um especialista.

1º Momento: O/a professor/a juntamente com as crianças deverão convidar um especialista em felinos, ou um pai que tenha estudado sobre o assunto, e elaborarão previamente perguntas sobre a alimentação, a organização social, a reprodução, o habitat da onça pintada. Porém o/a professor/a também deverá dar abertura para que os alunos façam perguntas de modo espontâneo, o que certamente enriquecerá muito o momento vivenciado.

2º Momento: Após a entrevista,  o/a professor/a deverá levar  imagens de tigres, leopardos, leoas e onças pintadas, para as crianças observarem e apontarem as  diferenças e semelhanças entre os animais. No final, o/a professor/a deverá montar um texto junto com as crianças, resumindo as principais diferenças e semelhanças percebidas entre os três animais comparados, sendo tal texto escrito em uma cartolina e exposto na sala.

Foto de onça pintada

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/onca_pintada.gif 

Foto de tigre de bengala

http://www.criandomsn.com/wp-content/uploads/2010/02/1024x768_tigre_siberiano.jpg 

Foto de leopardo

http://www.imotion.com.br/imagens/data/media/24/LEOPARDO.jpg

Atividade 3 – Visitando a onça pintada.

1º Momento: O/a professor/a informará aos alunos que irão fazer uma aula passeio ao zoológico, na qual terão a oportunidade de ver a onça pintada, bem como outros felinos. Como de costume, proporá os combinados: ficar sempre perto do grupo, evitar colocar as mãos nas grades dos habitats  dos animais, se comportarem  de forma organizada  durante o trajeto de ida e vinda, entre outros.

2º Momento: Durante a visitação, os habitats dos felinos deverão ser visitados. Claro que o tempo maior deverá ser dedicado ao da onça pintada, no qual, se possível, um especialista deverá dar detalhes sobre a rotina do animal, suas características comportamentais, sua relação com os tratadores, enfim, falará de pequenas curiosidades da personalidade do animal em questão.

Observação:

 A visita  deverá ser registrada através de anotações e  fotos.

Material Necessário

  •  Microônibus,
  •  Máquina fotográfica,
  •  Garrafa térmica com água,
  •  Lápis e papel.

Atividade 4 – Confeccionando um cartão postal.

As crianças produzirão cartões-postais com as fotos dos animais do zoológico. Para tanto, o professor deverá providenciar a revelação das fotos tiradas durante a aula passeio, depois juntamente com as crianças recortarão, em formato de cartão-postal, a folha A4, papel peso 40 ou cartolina e colarão a foto. Em seguida, no espaço estipulado, cada criança escreverá uma mensagem ecológica , criada por ela mesma,  a fim de ilustrar os cartões, os quais serão ofertados à família.

Material Necessário

  •  Cartolina ou papel peso 40,
  •  Fotos,
  •  Lápis piloto,
  •  Cola.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Por sua participação durante as atividades realizadas;
  • Pela sua integração junto à turma;
  • Pela sua capacidade de perceber as características mais preponderantes do animal estudado;
  • Por sua percepção na hora de diferenciar a onça pintada de outros felinos;
  • Pela sua capacidade de cumprir os combinados;
  • Pela sua capacidade de expôr oralmente dúvidas e opiniões.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.