16/08/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula a:
Justificativa para a proposição das aulas: Num tempo em que a preservação da natureza se faz mais necessária do que nunca, é fundamental um conhecimento mais aprofundado, por parte das crianças, sobre os animais que sofrem ameaça de extinção para consolidar, ainda na infância, o entendimento de que somos partes da natureza e de que certamente sofreremos as consequências das nossas atitudes equivocadas num futuro próximo.
Atividade 1 – Conhecendo um pouco mais sobre a onça pintada.
1º Momento: O/a professor/a reunirá as crianças e proporá que assistam atenciosamente o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=QnyrlHg6LIQ2º
2º Momento: Uma vez assistido ao vídeo, o/ professor/a lançará algumas questões, como:
Atividade 2: Entrevistando um especialista.
1º Momento: O/a professor/a juntamente com as crianças deverão convidar um especialista em felinos, ou um pai que tenha estudado sobre o assunto, e elaborarão previamente perguntas sobre a alimentação, a organização social, a reprodução, o habitat da onça pintada. Porém o/a professor/a também deverá dar abertura para que os alunos façam perguntas de modo espontâneo, o que certamente enriquecerá muito o momento vivenciado.
2º Momento: Após a entrevista, o/a professor/a deverá levar imagens de tigres, leopardos, leoas e onças pintadas, para as crianças observarem e apontarem as diferenças e semelhanças entre os animais. No final, o/a professor/a deverá montar um texto junto com as crianças, resumindo as principais diferenças e semelhanças percebidas entre os três animais comparados, sendo tal texto escrito em uma cartolina e exposto na sala.
Foto de onça pintada
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/onca_pintada.gif
Foto de tigre de bengala
http://www.criandomsn.com/wp-content/uploads/2010/02/1024x768_tigre_siberiano.jpg
Foto de leopardo
http://www.imotion.com.br/imagens/data/media/24/LEOPARDO.jpg
Atividade 3 – Visitando a onça pintada.
1º Momento: O/a professor/a informará aos alunos que irão fazer uma aula passeio ao zoológico, na qual terão a oportunidade de ver a onça pintada, bem como outros felinos. Como de costume, proporá os combinados: ficar sempre perto do grupo, evitar colocar as mãos nas grades dos habitats dos animais, se comportarem de forma organizada durante o trajeto de ida e vinda, entre outros.
2º Momento: Durante a visitação, os habitats dos felinos deverão ser visitados. Claro que o tempo maior deverá ser dedicado ao da onça pintada, no qual, se possível, um especialista deverá dar detalhes sobre a rotina do animal, suas características comportamentais, sua relação com os tratadores, enfim, falará de pequenas curiosidades da personalidade do animal em questão.
Observação:
A visita deverá ser registrada através de anotações e fotos.
Material Necessário
Atividade 4 – Confeccionando um cartão postal.
As crianças produzirão cartões-postais com as fotos dos animais do zoológico. Para tanto, o professor deverá providenciar a revelação das fotos tiradas durante a aula passeio, depois juntamente com as crianças recortarão, em formato de cartão-postal, a folha A4, papel peso 40 ou cartolina e colarão a foto. Em seguida, no espaço estipulado, cada criança escreverá uma mensagem ecológica , criada por ela mesma, a fim de ilustrar os cartões, os quais serão ofertados à família.
Material Necessário
Alguns sites que abordam o tema:
O aluno será avaliado:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!