14/06/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ampliar/introduzir o conhecimento das letras do alfabeto de forma lúdica;
Trabalhar a compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita;
Indicada para crianças no processo inicial de alfabetização.
Professor (a), uma forma interessante de iniciar esta atividade, pode ser apresentando para a turma um vídeo ou uma música sobre o alfabeto.
Alfabeto - Versão Trem da Alegria (sugiro esta versão, pois no vídeo são exibidos os objetos e as letras) http://www.youtube.com/watch?v=PDwSijmQW0Y Alfabeto
Enquanto as crianças assistem ao vídeo (o que pode ser mais de uma vez caso as crianças queiram) vocês podem cantar juntos a música. Você pode utilizar um grande alfabeto mostrando as letras e reforçando a ordem alfabética para que as crianças memorizem a canção e assimilem as letras do alfabeto. Segue também a letra da música.
Composição: Ed Wilson/Carlos Colla .
O que começa com A?
Abacate e avião
O que começa com B?
Brincadeira e beliscão
O que começa com C?
Cachorrinho e caminhão
O que começa com D?
Dado, dedo, dói, dedão
O que começa com E?
Elefante e empurão
O que começa com F?
Faca, foca e feijão
O que começa com G?
Gato, garfo e garotão
O que começa com H?
Hot-dog e hamburgão
A e i o u
Ba be bi bo ó
Ca ce ci co ó
Da de di do ó
O que começa com I?
Ivo, índio e injeção
O que começa com J?
Jacaré e jamelão
O que começa com L?
Lagartixa e lampião
O que começa com M?
Marmelada e macarão
O que começa com N?
Narizinho e narigão
O que começa com O?
Olho, onze e oração
O que começa com P?
Piniquinho, pinicão
O que começa com Q?
Quarta, quinta, sexta não
A e i o u
Ba be bi bo ó
Ca ce ci co ó
Da de di do ó
O que começa com R?
Rabanada e requeijão
O que começa com S?
Sapo, sopa e salsição
O que começa com T?
Talharim e tubarão
O que começa com U?
Urubu e não sei não
O que começa com V?
Vaca, vela e violão
O que começa com X?
Xixi, Xuxa e xuxuzão
O que começa com Z?
Zero, zorro e zangadão
Eu acho que já sabe ler
Quem cantar essa canção
A e i o u
Ba be bi bó
Ca ce ci có
Da de di do ó
Letra de música retirada do site: http://letras.terra.com.br/trem-da-alegria/75247/
Sugestão: após cantar, explorar a música acima (ou outra) pedir para que identifiquem as letras trabalhadas em cada verso.
Atividade 2- Reconhecimento visual das letras na música.
Depois de ver o vídeo, você e sua turma podem cantar a canção. Se for possível, você pode imprimir a letra da música em tamanho grande e com o marcador de texto, marcando a letra e as palavras que começam por ela: O que é que começa com S? Sapo, sopa e salsichão
*É interessante que as crianças estejam em roda e próximas ao quadro para facilitar a visualização da música e das letras.
Atividade 3- Reconhecendo as letras pelas imagens de objetos
Você pode selecionar um desenho ou imagem com um objeto que tenha no nome a letra inicial de todas as letras do alfabeto para fazer um alfabeto ilustrado e fixá-lo na sala de aula, desta forma as crianças farão sempre a associação da letra inicial com o som daquela palavra que eles já conhecem.
À medida que for fixando as palavras, em ordem alfabética, fale em voz alta a letra inicial e depois a palavra, faça-os voltar a atenção para o som de cada letra no início de cada palavra.
Exemplo retirado do site: http://liarty.blogspot.com/2010/03/alfabeto-ilustrado_24.html
Atividade 4- Nomeando os desenhos.
Utilizando os desenhos acima, as crianças podem praticar a escrita dos nomes das figuras que aparecem nas imagens. Esse é um bom exercício para, além de tudo, o professor realizar um diagnóstico de como as crianças estão grafando as palavras.
Você pode trabalhar com outros vídeos com músicas relacionadas ao alfabeto.
Versão Eliana: http://www.youtube.com/watch?v=BZr5Hi718qA&feature=player_embedded
Abecedário da Xuxa : http://www.youtube.com/watch?v=IE61bi--yoQ&feature=related
Depois de realizar as atividades acima você poderá avaliar:
1) se as crianças nomeiam, pelo menos, algumas letras;
2) se associam as letras (pelo menos algumas) a algumas palavras;
3) Se algumas crianças nunca viram o alfabeto, você deverá redobrar sua atenção reforçando a imagem e o som, mostrar a letra e o desenho da palavra para que elas compreendam que as letras são uma representação do som;
4) Observe se os aprendizes conseguem ter um reconhecimento das letras, mostrando-os o alfabeto e fazendo-os refletir e responder qual é a letra inicial do objeto e o reconhecimento do respectivo símbolo/letra;
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/07/2014
Cinco estrelasExcelente aula, parabéns!
11/07/2013
Cinco estrelasAchei muito interessante as atividades complementares pois uso essa atividades com frequência com o alfabeto da Xuxa, e eles adoram!A partir de agora complementarei com as sugestões apresentadas. Obrigada ! Adorei!
14/06/2013
Quatro estrelasPrimeira vez q acesso este site ele é otimo.
26/03/2012
Cinco estrelasParabéns, gostei desta aula.
18/10/2011
Quatro estrelasAchei muito legal, criativa e divertida. A autora usou como estratégia a musica que além de lúdica é muito melhor para o aluno memorizar. Trouxe também sugestões de sites a serem utilizados; deu abertura para que possamos apresentar essa aula da forma que acharmos mais apropriada. Nesse momento foi que pensei em encaixar aqui também alguns jogos tipo: memória, baralho e também trilhas do alfabeto. Gostei muito da aula, vou aproveitá-la já que sou amante da alfabetização.Quero que todos leiam.