15/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ao final dessas atividades esperamos que o aluno:
·Identifique as letras do alfabeto em seus diferentes tipos (letra de fôrma minúscula e maiúscula e letra cursiva maiúscula e minúscula);
·Faça a distinção entre letra de fôrma e letra cursiva (maiúsculas e minúsculas);
·Leia palavras grafadas com diferentes tipos de letra.
É preciso que as crianças compreendam as diferenças entre a escrita e outras formas gráficas, como desenho e números e já tenham iniciado a compreensão das relações existentes entre fonema e grafema. Não recomendamos que o trabalho com diferentes tipos de letras inicie somente quando a criança já estiver alfabetizada. Acreditamos que esse tipo de intervenção pode ocorrer concomitantemente ao processo de alfabetização. Assim, o professor deve estar atento aos objetivos que pretende focalizar em cada atividade. Quando busca desenvolver a fluência em leitura é recomendável o uso de letra de fôrma maiúscula. Entretanto, em outros momentos, o professor deve possibilitar aos estudantes o conhecimento das diferentes formas de manifestação da escrita em nossa cultura.
Atividade 1: Identificação dos nomes
Objetivo: Identificar as letras do alfabeto.Ler palavras grafadas com diferentes tipos de letra.
Sugerimos o desenvolvimento de três intervenções que necessitarão do uso de fichas contendo o nome dos alunos – em letra de fôrma maiúscula, em letra de forma minúscula e em letra cursiva:
1. Deixe disponível somente as fichas em que os nomes dos alunos estejam escritos em letra de fôrma maiúscula. Peça que cada criança selecione aquela que corresponde ao seu nome.
2. Apresente à turma uma ficha por vez contendo o nome de um aluno em letra cursiva. Peça aos alunos que identifiquem a quem pertence o nome em destaque. Explore o nome e a grafia de cada letra e estimule os estudantes a compararem a grafia da letra de fôrma maiúscula com a letra cursiva.
3.Distribua, aleatoriamente, as fichas com os nomes dos alunos em letra de fôrma minúscula. Peça para que leiam o nome recebido e o entreguem ao seu ‘dono’. Selecione algumas fichas e explore o nome de cada letra e a grafia correspondente na letra do tipo cursiva e de fôrma maiúscula.
4.Após a exploração de alguns nomes, pedir às crianças que digam como identificaram as mesmas letras escritas de formas diferentes. Isso as deixará atentas às semelhanças e diferenças entre as formas de grafar a mesma letra. O professor poderá pedir a algumas crianças que escrevam no quadro a primeira letra do seu nome de formas diferentes.
Atividade 2: Localização das diferentes letras em jornais e revistas
Objetivos: Fazer distinção entre letra de fôrma e letra cursiva (minúscula e maiúscula). Ler palavras escritas em letra de fôrma minúscula.
Peça aos estudantes que montem o seu nome e o de mais dois colegas com letras de imprensa recortadas de jornais ou revistas. Em seguida, peça para que escrevam o mesmo nome em letra cursiva. Os alunos deverão estar atentos quanto ao uso da letra maiúscula no início de cada nome. Selecione alguns nomes para que a turma discuta sobre a grafia das letras usadas.
Atividade 3: Localização dos diferentes tipos de letras em diversos materiais escritos
Objetivo: Promover a familiarização com diversos suportes escritos que apresentam diferentes tipos de letras.
Distribua jornais, revistas, livros, cartazes, informativos etc. Peça para que identifiquem o tipo de letra que cada material usa. Você pode desenvolver o trabalho por meio das perguntas: “Por que se usa letra de fôrma maiúscula em cartazes?” “Por que se usa letra de forma minúscula em livros de histórias?”, “Por que o título da história está em letra maiúscula?”
Peça também que os aprendizes observem o tamanho das letras, as cores, a localização das mesmas no suporte, dentre outros aspectos que possibilitem a atenção para a finalidade de cada um desses aspectos e da relação dos mesmos com o gênero e com os usos e funções da escrita.
Atividade 4: Jogo da memória
Objetivo: Ler palavras grafadas com diferentes tipos de letra.
Selecione algumas palavras do universo dos estudantes (nome de brinquedos, animais etc.) e confeccione um jogo da memória em que o desafio será encontrar o par de palavras escritas em letra cursiva e letra de forma maiúscula.
Em outra ocasião, você pode propor à turma o jogo da memória com o uso de palavras escritas em letra de fôrma minúscula e letra de fôrma maiúscula ou, ainda, letra de fôrma minúscula e letra cursiva.
Atividade 5: Colorindo palavras com diferentes tipos de letra
Objetivos: Ler palavras grafadas com diferentes tipos de letra.
Distribua à turma uma folha contendo palavras escritas com diferentes tipos de letras (uma mesma palavra, por exemplo, pode ser escrita em letra de fôrma minúscula, letra cursiva e letra de fôrma maiúscula). Peça aos estudantes que coloram da mesma cor as palavras iguais.
Para aprofundar mais no assunto, conheça o material sobre Alfabetização e Letramento do CEALE /FAE/UFMG no site:
http://www.ceale.fae.ufmg.br/publicacoes_colecoes.php?catId=126&txtId=110 (pesqusiado no dia 06/04/2010)
Ao final dessas atividades, os alunos deverão reconhecer e ler palavras grafadas com diferentes tipos de letras, ou, pelo menos, saber que existem formas diferentes de grafar uma mesma letra/ palavra.
Três estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/02/2015
Quatro estrelasExcelente!
15/03/2013
Quatro estrelasgostei muito da aula ha uma sequencia didática, o ludico sempre presente, o passo a passo das aulas me ensinou ainda mais no meu planejamento. Dessa forma os alunos com certeza aprenderam e conheceram o alfabeto e os diferentes tipos de letras.
17/01/2013
Cinco estrelasadorei o texto parabéns
28/07/2012
Quatro estrelasGostei muito da ideia e dos recursos utilizados. tenho alunos matriculados no 4ºano e que ainda não estão alfabetizados. Acredito que posso ajudá-los com essa aula.
25/04/2011
Cinco estrelasCom este tipo de planejamento o aluno poderá descobrir com facilidade o gosto e a identificação do alfabeto de forma criativa e dinâmica ,levando -o ao aprendizado sem seguencia alfabetica.
09/12/2010
Uma estrelaBem clichê!