10/05/2010
Edson Luis Nunes, José Marcelo Gomes, Isnard Domingos Ferraz, Daniel Rodrigues Ventura.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Criticar cientificamente a possibilidade da existência de uma força única atuando em um objeto ou sistema.
Certificar que o par de forças ação e reação atuam sempre em corpos diferentes.
Compreender que aquele que exerce ação sempre recebe a reação.
Referencial, movimento, vetores, velocidade, aceleração.
Sugerimos que o professor antes de fornecer o conceito dessa lei, comente, de preferência mostrando algumas ilustrações de situações em que aparecem forças de ação e reação, em seguida introduza o conceito da terceira lei e exemplifique vários eventos e aplicações desta lei como nos esquemas a seguir.
Exemplo: suponha uma pessoa sobre um barco sem motor e sem remos, num lago, mas dispondo a seu alcance a extremidade de uma corda e que a outra extremidade desta corda esteja fixa à margem do lago.
Se for essa a situação criada, pergunte para os alunos: desejando a pessoa naquele instante ir para a margem sem abandonar o barco, que procedimento ela deverá tomar?
Deixe que a turma se manifeste. Alguém vai chegar a brilhante idéia que deverá puxar a corda. Então, pergunte: se a pessoa no barco puxa a corda no sentido oposto à margem como ela poderá dirigir-se para a margem? Provavelmente concluirão que a pessoa ao puxar a corda, esta fará uma força em sentido contrário puxando a pessoa para a margem.
Se por ventura não chegarem a esta conclusão, o professor intuitivamente deverá conduzir a este resultado, lembrar que é necessária uma força para um corpo entrar em movimento: A partir do momento que ficar bem evidente que quando a pessoa puxa a corda, a corda puxa a pessoa em sentido contrário, elabore o conceito da terceira lei de Newton ou Princípio de ação e reação.
“Se um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, simultaneamente o corpo B exercerá em A uma força de mesmo módulo, mesma direção e sentido contrário”. A Figura 01 ilustra essa situação. Observe que o par de forças ação e reação atuam sempre em corpos diferentes, por isso nunca se anulam e que: FAB = -FBA .
No esquema da Figura 02 apresenta dois instantes, primeiro a esquerda dois carrinhos de rolimã estão em repouso separados por uma mola de aço comprimida por meio de um barbante. Ao cortar o barbante, a mola se distende e empurra os dois carrinhos. À direita mostra um instante logo após cortar o barbante. Pelo esquema, percebe-se que o carrinho azul, de maior massa adquiriu menor velocidade, veja que o carrinho vermelho percorreu uma distância maior,chegando próximo a beirada do plano, no mesmo intervalo de tempo. Pelo principio de ação e reação às forças atuantes nos dois carrinhos tem o mesmo valor, por isso o de maior massa adquire menor aceleração (2a lei de Newton).
A Figura 03 ilustra uma aplicação do Princípio de ação e reação, os gases provenientes da combustão no motor são expelidos com força para trás da aeronave, eles, gases, reagem com uma força igual e oposta empurrando a aeronave para frente.
http://joseulan.nireblog.com/blogs3/joseulan/files/terceira-lei-de-newton-38.gif
Peça para os alunos apresentarem outras situações em que se aplica a terceira lei de Newton, princípio da ação e reação.
Sugerimos a título de enriquecer a aula e para que os alunos assimilem ainda mais o conteúdo, os filmes que se encontram disponíveeis na internet nos seguintes endereços:
Fabricação e lançamento de um foguete a água – (7 min.)
http://www.youtube.com/watch?v=em9ktFegymY&feature=related
As leis de Newton: (6 min e 48 s)
Novo Telecurso - Ensino Médio – Física – Aula 08 (2 de 2)
Pedir para os alunos explicarem o funcionamento de um pequeno barco a remo. Pergunte também: como a hélice de um helicóptero sustenta seu peso?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!