21/02/2011
Mary Grace Martins (validadora)
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ao final desta aula aulo será capaz de reconhecer e aplicar os conhecimentos de hidrólise salina em situação-problema do cotidiano, reconhecendo sua importância no dia a dia.
Nomenclatura dos ácidos e bases (nome a partir da fórmula e vice-versa). Força de ácidos (hidrácidos e oxiádos) e bases.
Escala de pH (compreensão do seu significado e utilização)
Cálculo estequiométrico (relações estequimétricas a partir dos coeficientes)
Molaridade (saber significado e calcular).
Os sais inorgânicos podem ter comportamento ácido, básico ou neutro, conforme pode ser visto nas aulas "Observando a hidrólise salina com experimentos" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=18861) e "Prevendo o comportamento ácido/básico de sais" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=18865). Sais com comportamento ácido, básico ou neutro estão presentes em nosso cotidiano.
O professor pode apresentar o assunto aos alunos com a atividade a seguir, que descreve o uso do bicarbonato na conservação dos dentes. Destaca-se a passagem que fala sobre o caráter ácido e a cárie e como o bicarbonato ajuda na manutenção do pH bucal. Os alunos devem seguir a sequência da animação, avançando após a atenta leitura.
Tratra-se aqui de uma contextualização e relação com outros conceitos da química, como pH, compostos iônicos e a dissociação iônica. Pode-se levar os alunos ao laboratório de informática e solicite que sigam os passos da animação, a qual explica como o bicarbonato atua para a saúde dos dentes.
Após o uso da animação sobre o pH bucal, organize um saída de campo. Em horário extraclasse, grupos de quatro alunos irão entrevistar os seguintes profissionais: um jardineiro e um médico. A estes profissionais, serão feitas as seguintes perguntas:
Jardineiro(a):
- O que e quanto o Sr(a) utiliza de substâncias para corrigir o pH do solo? Como é feito isto?
Médico(a)
- Toda a azia pode ser tratada com antiácidos? Azias seguidas podem indicar algum problema de saúde?
Peça que os alunos filmem as entrevistas para que, em sala de aula, sejam exibidas as respostas e se faça uma discussão sobre as opiniões dos profissionais a respeito dos questionamentos. Cada aluno, encima da fala do profissional, deverá explicar como aquelas substâncias utilizadas pelos profissionais alteram o pH do meio. Solicite que os alunos criem uma apresentação, estilo do PowerPoint para explicar os mecanismos de pH do solo.
Nome | Tipo |
---|---|
O dente | Animação/simulação |
Consulte as referências consultadas para maiores esclarecimentos sobre as aplicações no cotidiano da hidrólise salina.
PERUZZO, Francisco Miragaia, CANTO, Eduardo Leite. Química na abordagem do cotidiano, vol 2, 4ª Edição - São Paulo: Moderna, 2006. PEREIRA, Luis Fernando,
CISCATO, Carlos Alberto. Planeta Química, vol único - São Paulo: Editora Ática, 2008.
FELTRE, Ricardo. Química, vol 2. 7ª Edição - São Paulo: Moderna, 2008.
Aulas sobre hidrólise salina, prof. Toid:
A avaliação pode ser feita por meio da construção de videos no formato "reportagem" com a filmagem da entrevista. Nesta reportagem aluno faz o papel de reporter que cria a notícia a respeito da aplicação dos conhecimentos da química no cotidiano. Para complementar, solicite aos alunos que criem um blog para o registro destas atividades.
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